DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PAGAN, Bruno Guilherme Morais
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: ROCHA, Fabiana Alonso, CATTAI, Glauco Barnez Pignata
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6494
Resumo: Embora os programas de exercícios tenham tradicionalmente enfatizado exercícios aeróbios, os estudos tem cada vez mais apontado que o treinamento resistido, quando realizado adequadamente sobre prescrição e supervisão apresentam efeitos favoráveis sobre a aptidão física da população. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a aptidão física dos indivíduos de 20 a 30 anos de idade ingressantes na modalidade de treinamento resistido de uma academia. A amostra deste estudo foi composta de 815 pessoas, destes 520 eram do sexo masculino e 295 do sexo feminino, todos ingressantes de uma academia da cidade de Maringá-PR. Os dados foram obtidos por meio das fichas de avaliação física dos alunos. De acordo com os resultados pode-se concluir que o treino resistido desperta principalmente o interesse dos jovens. As variáveis peso e VO2 máx apresentaram correlação significativa, o que demonstra a forte associação entre essas variáveis. O percentual de gordura apresentou correlação com as variáveis altura, IMC, FC repouso e VO2 máx. Essas fortes correlações demonstram que o nível de gordura corporal pode repercutir negativamente na saúde. No entanto, apesar de não apresentarem níveis de adiposidade que comprometa a saúde as outras variáveis da aptidão física não demonstraram bons resultados, tendo em vista que pela idade dos ingressantes esperava-se melhores resultados.
id UNICESU-1_0220795fd6a9fefe95e4d2219ae0f55a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6494
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDOAptidão físicaComposição corporalTreinamento resistidoEmbora os programas de exercícios tenham tradicionalmente enfatizado exercícios aeróbios, os estudos tem cada vez mais apontado que o treinamento resistido, quando realizado adequadamente sobre prescrição e supervisão apresentam efeitos favoráveis sobre a aptidão física da população. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a aptidão física dos indivíduos de 20 a 30 anos de idade ingressantes na modalidade de treinamento resistido de uma academia. A amostra deste estudo foi composta de 815 pessoas, destes 520 eram do sexo masculino e 295 do sexo feminino, todos ingressantes de uma academia da cidade de Maringá-PR. Os dados foram obtidos por meio das fichas de avaliação física dos alunos. De acordo com os resultados pode-se concluir que o treino resistido desperta principalmente o interesse dos jovens. As variáveis peso e VO2 máx apresentaram correlação significativa, o que demonstra a forte associação entre essas variáveis. O percentual de gordura apresentou correlação com as variáveis altura, IMC, FC repouso e VO2 máx. Essas fortes correlações demonstram que o nível de gordura corporal pode repercutir negativamente na saúde. No entanto, apesar de não apresentarem níveis de adiposidade que comprometa a saúde as outras variáveis da aptidão física não demonstraram bons resultados, tendo em vista que pela idade dos ingressantes esperava-se melhores resultados.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T13:41:48Z2007-10-232021-01-20T13:41:48Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6494porPAGAN, Bruno Guilherme MoraisROCHA, Fabiana AlonsoCATTAI, Glauco Barnez Pignatainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-21T06:01:48Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6494Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-21T06:01:48Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO
title DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO
spellingShingle DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO
PAGAN, Bruno Guilherme Morais
Aptidão física
Composição corporal
Treinamento resistido
title_short DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO
title_full DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO
title_fullStr DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO
title_full_unstemmed DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO
title_sort DIAGNÓSTICO DA APTIDÃO FÍSICA DE INGRESSANTES EM PROGRAMAS DE TREINAMENTO RESISTIDO
author PAGAN, Bruno Guilherme Morais
author_facet PAGAN, Bruno Guilherme Morais
ROCHA, Fabiana Alonso
CATTAI, Glauco Barnez Pignata
author_role author
author2 ROCHA, Fabiana Alonso
CATTAI, Glauco Barnez Pignata
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PAGAN, Bruno Guilherme Morais
ROCHA, Fabiana Alonso
CATTAI, Glauco Barnez Pignata
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão física
Composição corporal
Treinamento resistido
topic Aptidão física
Composição corporal
Treinamento resistido
description Embora os programas de exercícios tenham tradicionalmente enfatizado exercícios aeróbios, os estudos tem cada vez mais apontado que o treinamento resistido, quando realizado adequadamente sobre prescrição e supervisão apresentam efeitos favoráveis sobre a aptidão física da população. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a aptidão física dos indivíduos de 20 a 30 anos de idade ingressantes na modalidade de treinamento resistido de uma academia. A amostra deste estudo foi composta de 815 pessoas, destes 520 eram do sexo masculino e 295 do sexo feminino, todos ingressantes de uma academia da cidade de Maringá-PR. Os dados foram obtidos por meio das fichas de avaliação física dos alunos. De acordo com os resultados pode-se concluir que o treino resistido desperta principalmente o interesse dos jovens. As variáveis peso e VO2 máx apresentaram correlação significativa, o que demonstra a forte associação entre essas variáveis. O percentual de gordura apresentou correlação com as variáveis altura, IMC, FC repouso e VO2 máx. Essas fortes correlações demonstram que o nível de gordura corporal pode repercutir negativamente na saúde. No entanto, apesar de não apresentarem níveis de adiposidade que comprometa a saúde as outras variáveis da aptidão física não demonstraram bons resultados, tendo em vista que pela idade dos ingressantes esperava-se melhores resultados.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-20T13:41:48Z
2021-01-20T13:41:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6494
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098730563305472