PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9522 |
Resumo: | A neuroanatomia, anatomia do sistema nervoso, é considerada como uma das mais difíceis disciplinas da graduação de medicina, sendo imprescindível o ensino multidisciplinar para compreensão integral. O ensino tradicional, que se pauta em aulas teóricas extensas, com pouca autonomia do aluno, certamente, é responsável pela baixa associação e aprendizado dessa disciplina. No entanto, métodos ativos, como o baseado em casos clínicos, são responsáveis por fornecer autonomia e maior associação do conteúdo pelos alunos, mesmo que as peças de ensino sejam sintéticas ou virtuais. Isso ocorre porque essa metodologia permite maior tempo de interação entre o aluno e o material, implicando, diretamente no conhecimento. Nesse sentido, essa pesquisa buscará analisar o conhecimento e associação da neuroanatomia em alunos, que já contemplaram o módulo de neurologia, do curso de medicina da Universidade Cesumar, que tem como metodologia de ensino o aprendizado baseado em problemas. Essa pesquisa será realizada por meio de um questionário sobre o ensino e aprendizagem da neuroanatomia, avaliando, de acordo com o ano cursado, a assimilação da neuroanatomia, bem como as implicações nas atividades clínicas. Espera-se analisar a metodologia de ensino, aliada com o aprendizado a pequeno, curto e longo prazo dos acadêmicos, buscando avaliar existência de defasagem ou aprimoramento de conteúdo, conforme progressão da graduação. |
id |
UNICESU-1_035ef90506ed4506be86551df891ae33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9522 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINAEducaçãoNeuroanatomiaAprendizagemEnsino multidisciplinarA neuroanatomia, anatomia do sistema nervoso, é considerada como uma das mais difíceis disciplinas da graduação de medicina, sendo imprescindível o ensino multidisciplinar para compreensão integral. O ensino tradicional, que se pauta em aulas teóricas extensas, com pouca autonomia do aluno, certamente, é responsável pela baixa associação e aprendizado dessa disciplina. No entanto, métodos ativos, como o baseado em casos clínicos, são responsáveis por fornecer autonomia e maior associação do conteúdo pelos alunos, mesmo que as peças de ensino sejam sintéticas ou virtuais. Isso ocorre porque essa metodologia permite maior tempo de interação entre o aluno e o material, implicando, diretamente no conhecimento. Nesse sentido, essa pesquisa buscará analisar o conhecimento e associação da neuroanatomia em alunos, que já contemplaram o módulo de neurologia, do curso de medicina da Universidade Cesumar, que tem como metodologia de ensino o aprendizado baseado em problemas. Essa pesquisa será realizada por meio de um questionário sobre o ensino e aprendizagem da neuroanatomia, avaliando, de acordo com o ano cursado, a assimilação da neuroanatomia, bem como as implicações nas atividades clínicas. Espera-se analisar a metodologia de ensino, aliada com o aprendizado a pequeno, curto e longo prazo dos acadêmicos, buscando avaliar existência de defasagem ou aprimoramento de conteúdo, conforme progressão da graduação.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-08T12:31:48Z2022-04-08T12:31:48Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9522porEncontro Internacional de Produção CientíficaBARROS, Eduarda Pereira deMAROSTI, Aline Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T14:01:26Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9522Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T14:01:26Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA |
title |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA BARROS, Eduarda Pereira de Educação Neuroanatomia Aprendizagem Ensino multidisciplinar |
title_short |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA |
title_full |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA |
title_sort |
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DA NEUROANATOMIA HUMANA NO CURSO DE MEDICINA |
author |
BARROS, Eduarda Pereira de |
author_facet |
BARROS, Eduarda Pereira de MAROSTI, Aline Rosa |
author_role |
author |
author2 |
MAROSTI, Aline Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, Eduarda Pereira de MAROSTI, Aline Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Neuroanatomia Aprendizagem Ensino multidisciplinar |
topic |
Educação Neuroanatomia Aprendizagem Ensino multidisciplinar |
description |
A neuroanatomia, anatomia do sistema nervoso, é considerada como uma das mais difíceis disciplinas da graduação de medicina, sendo imprescindível o ensino multidisciplinar para compreensão integral. O ensino tradicional, que se pauta em aulas teóricas extensas, com pouca autonomia do aluno, certamente, é responsável pela baixa associação e aprendizado dessa disciplina. No entanto, métodos ativos, como o baseado em casos clínicos, são responsáveis por fornecer autonomia e maior associação do conteúdo pelos alunos, mesmo que as peças de ensino sejam sintéticas ou virtuais. Isso ocorre porque essa metodologia permite maior tempo de interação entre o aluno e o material, implicando, diretamente no conhecimento. Nesse sentido, essa pesquisa buscará analisar o conhecimento e associação da neuroanatomia em alunos, que já contemplaram o módulo de neurologia, do curso de medicina da Universidade Cesumar, que tem como metodologia de ensino o aprendizado baseado em problemas. Essa pesquisa será realizada por meio de um questionário sobre o ensino e aprendizagem da neuroanatomia, avaliando, de acordo com o ano cursado, a assimilação da neuroanatomia, bem como as implicações nas atividades clínicas. Espera-se analisar a metodologia de ensino, aliada com o aprendizado a pequeno, curto e longo prazo dos acadêmicos, buscando avaliar existência de defasagem ou aprimoramento de conteúdo, conforme progressão da graduação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 2022-04-08T12:31:48Z 2022-04-08T12:31:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9522 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Internacional de Produção Científica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098706100027392 |