A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Guilherme Camargo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: CAMARGO, Janira Siqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1624
Resumo: Este texto tem por objetivo analisar a pós-modernidade e sua presença na arte. Para tanto, usa como fio condutor da discussão o Poema Pós-tudo, de 1974, de Augusto de Campos ao definir a pós-modernidade em contraponto com a modernidade, apontando possibilidades, limites, contradições, implicações com a economia e a política, e ideologia de ambos os paradigmas. Ao mesmo tempo, busca salientar o papel da arte como instrumento de manifestação da percepção de mundo em relação aos paradigmas. A partir das questões levantadas no decorrer do texto não se pode afirmar que a pós-modernidade de fato tenha de consolidado, na medida em que a modernidade, que lhe antecede, não se consubstanciou quando não atingiu aos seus princípios (desigualdades sociais, por exemplo).
id UNICESU-1_1185f1d08a34b70192e2e47c0aae202b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1624
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?pós-modernidademodernidadearteEste texto tem por objetivo analisar a pós-modernidade e sua presença na arte. Para tanto, usa como fio condutor da discussão o Poema Pós-tudo, de 1974, de Augusto de Campos ao definir a pós-modernidade em contraponto com a modernidade, apontando possibilidades, limites, contradições, implicações com a economia e a política, e ideologia de ambos os paradigmas. Ao mesmo tempo, busca salientar o papel da arte como instrumento de manifestação da percepção de mundo em relação aos paradigmas. A partir das questões levantadas no decorrer do texto não se pode afirmar que a pós-modernidade de fato tenha de consolidado, na medida em que a modernidade, que lhe antecede, não se consubstanciou quando não atingiu aos seus princípios (desigualdades sociais, por exemplo).UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T17:30:07Z2019-08-14T17:30:07Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1624porSOARES, Guilherme CamargoCAMARGO, Janira Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:27:33Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1624Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:27:33Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?
title A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?
spellingShingle A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?
SOARES, Guilherme Camargo
pós-modernidade
modernidade
arte
title_short A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?
title_full A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?
title_fullStr A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?
title_full_unstemmed A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?
title_sort A ARTE NA PÓS-MODERNIDADE: DESEJO OU REALIDADE?
author SOARES, Guilherme Camargo
author_facet SOARES, Guilherme Camargo
CAMARGO, Janira Siqueira
author_role author
author2 CAMARGO, Janira Siqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Guilherme Camargo
CAMARGO, Janira Siqueira
dc.subject.por.fl_str_mv pós-modernidade
modernidade
arte
topic pós-modernidade
modernidade
arte
description Este texto tem por objetivo analisar a pós-modernidade e sua presença na arte. Para tanto, usa como fio condutor da discussão o Poema Pós-tudo, de 1974, de Augusto de Campos ao definir a pós-modernidade em contraponto com a modernidade, apontando possibilidades, limites, contradições, implicações com a economia e a política, e ideologia de ambos os paradigmas. Ao mesmo tempo, busca salientar o papel da arte como instrumento de manifestação da percepção de mundo em relação aos paradigmas. A partir das questões levantadas no decorrer do texto não se pode afirmar que a pós-modernidade de fato tenha de consolidado, na medida em que a modernidade, que lhe antecede, não se consubstanciou quando não atingiu aos seus princípios (desigualdades sociais, por exemplo).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T17:30:07Z
2019-08-14T17:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1624
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098719609880576