EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5085 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar ainda que brevemente parte do histórico da Educação Infantil no Brasil, a fim de entender a função que esta assumiu no decorrer dos acontecimentos históricos. Da mesma forma, expor algumas reflexões sobre os desafios que se lançam aos profissionais da infância, sendo um deles efetivar uma educação plena. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas com leituras e análises de documentos oficiais da educação, materiais de pesquisadores da história das Instituições Educativas na Infância e estudiosos da Teoria Histórico- Cultural.Nota-se que a Educação Infantil tem se modificado nas últimas décadas e acentuadamente nos últimos anos tem recebido atenção de diferentes segmentos da sociedade. Esta mudança que se dá em resposta à dinâmica da sociedade, se de um lado mostra-se como desafio,por outro figura-se como possibilidade de avanços. Neste sentido ressaltamos a importância deste nível de ensino, por ser responsável pela formação da criança em seus primeiros anos de vida, o que equivale dizer que pode contribuir para uma formação humana plena em seu sentido ético, solidário e criativo. |
id |
UNICESU-1_1202ad3f519f3a4a4ad672f143321787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5085 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADECriançaEducaçãoHistóriaEste trabalho tem por objetivo analisar ainda que brevemente parte do histórico da Educação Infantil no Brasil, a fim de entender a função que esta assumiu no decorrer dos acontecimentos históricos. Da mesma forma, expor algumas reflexões sobre os desafios que se lançam aos profissionais da infância, sendo um deles efetivar uma educação plena. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas com leituras e análises de documentos oficiais da educação, materiais de pesquisadores da história das Instituições Educativas na Infância e estudiosos da Teoria Histórico- Cultural.Nota-se que a Educação Infantil tem se modificado nas últimas décadas e acentuadamente nos últimos anos tem recebido atenção de diferentes segmentos da sociedade. Esta mudança que se dá em resposta à dinâmica da sociedade, se de um lado mostra-se como desafio,por outro figura-se como possibilidade de avanços. Neste sentido ressaltamos a importância deste nível de ensino, por ser responsável pela formação da criança em seus primeiros anos de vida, o que equivale dizer que pode contribuir para uma formação humana plena em seu sentido ético, solidário e criativo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-19T16:30:27Z2020-02-19T16:30:27Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5085porCHAVES, MartaGROTH, Janice CarinaGRACILIANO, Eliana Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:41:04Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5085Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:41:04Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE |
title |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE CHAVES, Marta Criança Educação História |
title_short |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE |
title_full |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE |
title_sort |
EDUCAÇÃO INFANTIL: O PERCURSO HISTÓRICO E ALGUNS DESAFIOS DA ATUALIDADE |
author |
CHAVES, Marta |
author_facet |
CHAVES, Marta GROTH, Janice Carina GRACILIANO, Eliana Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
GROTH, Janice Carina GRACILIANO, Eliana Cláudia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CHAVES, Marta GROTH, Janice Carina GRACILIANO, Eliana Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educação História |
topic |
Criança Educação História |
description |
Este trabalho tem por objetivo analisar ainda que brevemente parte do histórico da Educação Infantil no Brasil, a fim de entender a função que esta assumiu no decorrer dos acontecimentos históricos. Da mesma forma, expor algumas reflexões sobre os desafios que se lançam aos profissionais da infância, sendo um deles efetivar uma educação plena. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas com leituras e análises de documentos oficiais da educação, materiais de pesquisadores da história das Instituições Educativas na Infância e estudiosos da Teoria Histórico- Cultural.Nota-se que a Educação Infantil tem se modificado nas últimas décadas e acentuadamente nos últimos anos tem recebido atenção de diferentes segmentos da sociedade. Esta mudança que se dá em resposta à dinâmica da sociedade, se de um lado mostra-se como desafio,por outro figura-se como possibilidade de avanços. Neste sentido ressaltamos a importância deste nível de ensino, por ser responsável pela formação da criança em seus primeiros anos de vida, o que equivale dizer que pode contribuir para uma formação humana plena em seu sentido ético, solidário e criativo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-25 2020-02-19T16:30:27Z 2020-02-19T16:30:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-055-1 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5085 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-055-1 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098732768460800 |