A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL FACE AO MULTILINGUISMO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5871
Resumo: Neste trabalho procurou-se enfatizar a trajetória de políticas linguísticas para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil na perspectiva de possibilitar uma visão contextual, social, política e educativa do ensino da língua em diferentes épocas no país, para isso foi utilizada a metodologia bibliográfica qualitativa. A partir do levantamento teórico foi possível evidenciar que embora o Brasil sempre tenha sido um contexto multilíngue/multicultural, a situação histórica, política e social implicou na idealização de um monolinguismo, para que isto se concretizasse muitas vezes adotaram-se políticas de silenciamento e apagamento de línguas autóctones (indígenas) e alóctones (imigrantes). No entanto, as políticas linguísticas têm tido ao longo da história avanços significativos para a perspectiva multilíngue no Brasil, o que acentua ainda mais que estas são reflexos de concepções e de condições políticas e sociais vigentes de cada época. O multilinguismo/multiculturalismo, além de realidade passou a ser reconhecido e aceito, passaram a ser desenvolvidas políticas linguísticas que visam implementar ações em prol da diversidade linguística.
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