A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL FACE AO MULTILINGUISMO
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5871 |
Resumo: | Neste trabalho procurou-se enfatizar a trajetória de políticas linguísticas para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil na perspectiva de possibilitar uma visão contextual, social, política e educativa do ensino da língua em diferentes épocas no país, para isso foi utilizada a metodologia bibliográfica qualitativa. A partir do levantamento teórico foi possível evidenciar que embora o Brasil sempre tenha sido um contexto multilíngue/multicultural, a situação histórica, política e social implicou na idealização de um monolinguismo, para que isto se concretizasse muitas vezes adotaram-se políticas de silenciamento e apagamento de línguas autóctones (indígenas) e alóctones (imigrantes). No entanto, as políticas linguísticas têm tido ao longo da história avanços significativos para a perspectiva multilíngue no Brasil, o que acentua ainda mais que estas são reflexos de concepções e de condições políticas e sociais vigentes de cada época. O multilinguismo/multiculturalismo, além de realidade passou a ser reconhecido e aceito, passaram a ser desenvolvidas políticas linguísticas que visam implementar ações em prol da diversidade linguística. |
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A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL FACE AO MULTILINGUISMOEnsino - BrasilLíngua PortuguesaMultilinguismoNeste trabalho procurou-se enfatizar a trajetória de políticas linguísticas para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil na perspectiva de possibilitar uma visão contextual, social, política e educativa do ensino da língua em diferentes épocas no país, para isso foi utilizada a metodologia bibliográfica qualitativa. A partir do levantamento teórico foi possível evidenciar que embora o Brasil sempre tenha sido um contexto multilíngue/multicultural, a situação histórica, política e social implicou na idealização de um monolinguismo, para que isto se concretizasse muitas vezes adotaram-se políticas de silenciamento e apagamento de línguas autóctones (indígenas) e alóctones (imigrantes). No entanto, as políticas linguísticas têm tido ao longo da história avanços significativos para a perspectiva multilíngue no Brasil, o que acentua ainda mais que estas são reflexos de concepções e de condições políticas e sociais vigentes de cada época. O multilinguismo/multiculturalismo, além de realidade passou a ser reconhecido e aceito, passaram a ser desenvolvidas políticas linguísticas que visam implementar ações em prol da diversidade linguística.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-05-29T17:29:17Z2020-05-29T17:29:17Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5871porSEMECHECHEM, Jakeline Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:47:57Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5871Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:47:57Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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