ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERRAZ, Roberto Delatorre
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ANDREOLA, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3732
Resumo: Os alimentos orgânicos são definidos como alimentos in natura ou processados que são oriundos de um sistema orgânico de produção agropecuária e industrial. A produção de alimentos orgânicos é baseada em técnicas que dispensam o uso de insumos como pesticidas sintéticos, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes, aditivos e irradiação. A produção de alimentos orgânicos é altamente dependente da qualidade de água de irrigação. A qualidade da água subterrânea, superficial e da água tratada pode ser afetada constantemente por meio da atividade natural e antrópica, de forma física, química ou biológica, principalmente em se tratando de água de lençóis freáticos, que abastecem poços destinados ao consumo humano, águas de rios e córregos, extremamente susceptíveis à contaminação antrópica e a água tratada que é altamente dependente do processo de desinfecção. Serão realizadas tomadas de amostras de três mananciais diferentes: águas de mina (nascentes), águas superficiais e água tratada. Os parâmetros organo voláteis (pesticidas) serão analisados por meio cromatografia gasosa CG-MS. Os parâmetros físico-químicos de pH, temperatura, turbidez, salinidade, sólidos dissolvidos totais (TDS) e oxigênio dissolvido serão analisados in loco por meio da sonda Horiba. Assim, com o objetivo de analisar e identificar pesticidas e parâmetros físico-químicos em água de diferentes fontes, subterrânea, superficial e tratada, os resultados serão comparados com valores máximos permissíveis (VMPs) de acordo com a Portaria de Consolidação n° 05/2017 do Ministério da Saúde e a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RDC n° 275/2005.
id UNICESU-1_1882e5fbe5a3ce6d42f8fa89b16799f1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3732
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICOLegislaçãoCompostos nocivosQualidadeOs alimentos orgânicos são definidos como alimentos in natura ou processados que são oriundos de um sistema orgânico de produção agropecuária e industrial. A produção de alimentos orgânicos é baseada em técnicas que dispensam o uso de insumos como pesticidas sintéticos, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes, aditivos e irradiação. A produção de alimentos orgânicos é altamente dependente da qualidade de água de irrigação. A qualidade da água subterrânea, superficial e da água tratada pode ser afetada constantemente por meio da atividade natural e antrópica, de forma física, química ou biológica, principalmente em se tratando de água de lençóis freáticos, que abastecem poços destinados ao consumo humano, águas de rios e córregos, extremamente susceptíveis à contaminação antrópica e a água tratada que é altamente dependente do processo de desinfecção. Serão realizadas tomadas de amostras de três mananciais diferentes: águas de mina (nascentes), águas superficiais e água tratada. Os parâmetros organo voláteis (pesticidas) serão analisados por meio cromatografia gasosa CG-MS. Os parâmetros físico-químicos de pH, temperatura, turbidez, salinidade, sólidos dissolvidos totais (TDS) e oxigênio dissolvido serão analisados in loco por meio da sonda Horiba. Assim, com o objetivo de analisar e identificar pesticidas e parâmetros físico-químicos em água de diferentes fontes, subterrânea, superficial e tratada, os resultados serão comparados com valores máximos permissíveis (VMPs) de acordo com a Portaria de Consolidação n° 05/2017 do Ministério da Saúde e a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RDC n° 275/2005.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-02T17:04:34Z2020-01-02T17:04:34Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3732porFERRAZ, Roberto DelatorreANDREOLA, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:22:00Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3732Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
title ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
spellingShingle ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
FERRAZ, Roberto Delatorre
Legislação
Compostos nocivos
Qualidade
title_short ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
title_full ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
title_fullStr ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
title_full_unstemmed ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
title_sort ANÁLISE DE AGROTÓXICOS E PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS EM ÁGUAS DE IRRIGAÇÃO DE CULTIVO ORGÂNICO
author FERRAZ, Roberto Delatorre
author_facet FERRAZ, Roberto Delatorre
ANDREOLA, Ricardo
author_role author
author2 ANDREOLA, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FERRAZ, Roberto Delatorre
ANDREOLA, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Legislação
Compostos nocivos
Qualidade
topic Legislação
Compostos nocivos
Qualidade
description Os alimentos orgânicos são definidos como alimentos in natura ou processados que são oriundos de um sistema orgânico de produção agropecuária e industrial. A produção de alimentos orgânicos é baseada em técnicas que dispensam o uso de insumos como pesticidas sintéticos, fertilizantes químicos, medicamentos veterinários, organismos geneticamente modificados, conservantes, aditivos e irradiação. A produção de alimentos orgânicos é altamente dependente da qualidade de água de irrigação. A qualidade da água subterrânea, superficial e da água tratada pode ser afetada constantemente por meio da atividade natural e antrópica, de forma física, química ou biológica, principalmente em se tratando de água de lençóis freáticos, que abastecem poços destinados ao consumo humano, águas de rios e córregos, extremamente susceptíveis à contaminação antrópica e a água tratada que é altamente dependente do processo de desinfecção. Serão realizadas tomadas de amostras de três mananciais diferentes: águas de mina (nascentes), águas superficiais e água tratada. Os parâmetros organo voláteis (pesticidas) serão analisados por meio cromatografia gasosa CG-MS. Os parâmetros físico-químicos de pH, temperatura, turbidez, salinidade, sólidos dissolvidos totais (TDS) e oxigênio dissolvido serão analisados in loco por meio da sonda Horiba. Assim, com o objetivo de analisar e identificar pesticidas e parâmetros físico-químicos em água de diferentes fontes, subterrânea, superficial e tratada, os resultados serão comparados com valores máximos permissíveis (VMPs) de acordo com a Portaria de Consolidação n° 05/2017 do Ministério da Saúde e a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RDC n° 275/2005.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T17:04:34Z
2020-01-02T17:04:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3732
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309710122876929