Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Claudia Olsen Matos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/570
Resumo: A idade avançada está diretamente relacionada à ocorrência de problemas do sono. Dormir bem possibilita às pessoas terem um bom desempenho em suas atividades diárias. A atividade física (AF) tem sido considerada um importante recurso não farmacológico, que pode proporcionar benefícios à qualidade do sono. Sendo assim, este estudo teve como objetivo verificar a utilização das Academias da Terceira Idade (ATIs) de Naviraí-MS, bem como, o impacto de um protocolo de intervenção com atividades físicas realizadas nessas academias na qualidade do sono de idosos. Na primeira fase do estudo, caracterizado como do tipo transversal descritivo, participaram 305 idosos, sendo 138 homens e 167 mulheres, com média de idade de 68,23 ± 6,76 anos. Destes, apenas 22 foram incluídos na segunda fase da pesquisa, considerada como quase-experimental, em que os idosos praticaram atividades físicas em ATIs, três vezes por semana, durante o período três meses. Verificou-se que 63% dos idosos praticavam atividades físicas e, destes, 50,5% utilizavam as ATIs. Foram encontradas diferenças significativas entre o índice de qualidade do sono dos idosos nos momentos antes e após o protocolo de intervenção (p=0,005) com destaque para a duração do sono (p=0,037). Diante dos resultados apresentados, constatou-se a qualidade ruim do sono na amostra estudada, não havendo diferenças estatisticamente significativas em relação ao sexo. A qualidade do sono, com destaque a duração, melhorou significativamente após um protocolo de atividades físicas orientadas com duração de três meses, três vezes por semana, em Academias da Terceira Idade. Contudo, a aplicação de um protocolo por maior período poderia revelar resultados significativos também na categoria eficiência do sono.
id UNICESU-1_1b067cfa6b815b7dcf3ce6c62258901a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/570
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idososAcademia da terceira idadeAtividade físicaSonoA idade avançada está diretamente relacionada à ocorrência de problemas do sono. Dormir bem possibilita às pessoas terem um bom desempenho em suas atividades diárias. A atividade física (AF) tem sido considerada um importante recurso não farmacológico, que pode proporcionar benefícios à qualidade do sono. Sendo assim, este estudo teve como objetivo verificar a utilização das Academias da Terceira Idade (ATIs) de Naviraí-MS, bem como, o impacto de um protocolo de intervenção com atividades físicas realizadas nessas academias na qualidade do sono de idosos. Na primeira fase do estudo, caracterizado como do tipo transversal descritivo, participaram 305 idosos, sendo 138 homens e 167 mulheres, com média de idade de 68,23 ± 6,76 anos. Destes, apenas 22 foram incluídos na segunda fase da pesquisa, considerada como quase-experimental, em que os idosos praticaram atividades físicas em ATIs, três vezes por semana, durante o período três meses. Verificou-se que 63% dos idosos praticavam atividades físicas e, destes, 50,5% utilizavam as ATIs. Foram encontradas diferenças significativas entre o índice de qualidade do sono dos idosos nos momentos antes e após o protocolo de intervenção (p=0,005) com destaque para a duração do sono (p=0,037). Diante dos resultados apresentados, constatou-se a qualidade ruim do sono na amostra estudada, não havendo diferenças estatisticamente significativas em relação ao sexo. A qualidade do sono, com destaque a duração, melhorou significativamente após um protocolo de atividades físicas orientadas com duração de três meses, três vezes por semana, em Academias da Terceira Idade. Contudo, a aplicação de um protocolo por maior período poderia revelar resultados significativos também na categoria eficiência do sono.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBERTOLINI, Sônia Maria Marques GomesMACUCH, Regiane da SilvaPEREIRA, Claudia Olsen Matos2018-05-29T14:25:49Z2018-05-29T14:25:49Z2016-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/570porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-06-15T13:43:22Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/570Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-06-15T13:43:22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos
title Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos
spellingShingle Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos
PEREIRA, Claudia Olsen Matos
Academia da terceira idade
Atividade física
Sono
title_short Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos
title_full Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos
title_fullStr Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos
title_full_unstemmed Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos
title_sort Academias da terceira idade: impacto na qualidade do sono de idosos
author PEREIRA, Claudia Olsen Matos
author_facet PEREIRA, Claudia Olsen Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
MACUCH, Regiane da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Claudia Olsen Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Academia da terceira idade
Atividade física
Sono
topic Academia da terceira idade
Atividade física
Sono
description A idade avançada está diretamente relacionada à ocorrência de problemas do sono. Dormir bem possibilita às pessoas terem um bom desempenho em suas atividades diárias. A atividade física (AF) tem sido considerada um importante recurso não farmacológico, que pode proporcionar benefícios à qualidade do sono. Sendo assim, este estudo teve como objetivo verificar a utilização das Academias da Terceira Idade (ATIs) de Naviraí-MS, bem como, o impacto de um protocolo de intervenção com atividades físicas realizadas nessas academias na qualidade do sono de idosos. Na primeira fase do estudo, caracterizado como do tipo transversal descritivo, participaram 305 idosos, sendo 138 homens e 167 mulheres, com média de idade de 68,23 ± 6,76 anos. Destes, apenas 22 foram incluídos na segunda fase da pesquisa, considerada como quase-experimental, em que os idosos praticaram atividades físicas em ATIs, três vezes por semana, durante o período três meses. Verificou-se que 63% dos idosos praticavam atividades físicas e, destes, 50,5% utilizavam as ATIs. Foram encontradas diferenças significativas entre o índice de qualidade do sono dos idosos nos momentos antes e após o protocolo de intervenção (p=0,005) com destaque para a duração do sono (p=0,037). Diante dos resultados apresentados, constatou-se a qualidade ruim do sono na amostra estudada, não havendo diferenças estatisticamente significativas em relação ao sexo. A qualidade do sono, com destaque a duração, melhorou significativamente após um protocolo de atividades físicas orientadas com duração de três meses, três vezes por semana, em Academias da Terceira Idade. Contudo, a aplicação de um protocolo por maior período poderia revelar resultados significativos também na categoria eficiência do sono.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24
2018-05-29T14:25:49Z
2018-05-29T14:25:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/570
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309683463880704