A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7552 |
Resumo: | Nada recebe tão pouca atenção na Psicologia como a formação dos seus professores. Diante disso, consideramos fundamental a iniciação e o desenvolvimento das análises, reflexões e críticas sobre a realidade da docência em Psicologia. Que o professor se constrói dentro desta área do conhecimento é um tanto óbvio, contudo, é preciso investigar com rigor e profundidade a natureza desta construção. Ela possui um sistema ou não? Como ela se dá na realidade e no real? A existência de um sistema que cuide da formação do professor em Psicologia, por exemplo, gera produções, resultados, expectativas e decepções, seja ao departamento, ao professor, ao aluno, à sociedade ou à instituição, por isso, é importante saber quais necessidades ele deve atender. No entanto, a ausência de toda e qualquer sistematização gera perguntas sobre como, então, se dá tal formação, já que não podemos afirmar que o professor se constrói por acaso. Para tanto, está sendo e será analisada nesta pesquisa a influência e a qualidade do contexto intelectual da Universidade, no âmbito da especialização, da política e das relações sociais; o modo de atuação do professor, no que toca a característica dos diálogos entre professor-conhecimento, professor-aluno e aluno-conhecimento; a forma com o docente lida com o tempo, espaço e tecnologia; a questão da autoridade em sala de aula e na política institucional; a linguagem utilizada; a relação entre professor de Psicologia e psicólogo, tentando identificar se são “coisas” diferentes; a forma como o professor psicólogo lida com a subjetividade do aluno; como ele lida com a emoção do mesmo; a importância do estágio pedagógico e das monitorias na Psicologia; forma que ele compreende a epistemologia e a história psicológica; verificar a necessidade e a realidade do estudo de outras áreas do conhecimento; saber se as obras originais são mais utilizadas do que os manuais, etc. Desta forma, o objetivo é contribuir para o crescimento da pesquisa, das discussões, análises e críticas sobre a formação do professor em Psicologia, bem como ajudar a melhorar tal processo. As contribuições desta pesquisa para área começam pelo fato de ir contra a realidade deste tema ser quase inexplorado – ou mal divulgado. Além disso, por possibilitar reflexões, novos “por ques” e, sobretudo, por visar melhorar a prática do docente em Psicologia. Todavia, por que fazer tal trabalho? Qual a importância de construí-lo? Quais as contribuições para a área? Esta pesquisa nasceu justamente para responder os “por quês” sobre a formação docente, mas, tal pesquisa é importante porque todo aluno de Psicologia, independente da linha teórica ou da área que escolherá, encontrará professores no seu caminho, que podem condicionar o seu trajeto, levando-o a se encontrar ou a se perder. Num primeiro momento, o procedimento será a pesquisa literária nas várias áreas do conhecimento para desenvolvimento das idéias, críticas e discordâncias, confirmações e análises, com liberdade de criação original. Entrevistas e questionários serão utilizados caso venham a apresentarem-se como necessários e indispensáveis; assim como a análise de grades curriculares de universidades federais, estaduais e particulares. A pesquisa ainda se encontra em andamento, mas algumas das perguntas nele postuladas já encontram tristes respostas. Elas serão divulgadas, junto com a conclusão, quando toda a pesquisa estiver terminada, no intuito de não fragmentar o trabalho. |
id |
UNICESU-1_2267df75a93b2986033327d1163225b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7552 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIAFormaçãoProfessorPsicologiaNada recebe tão pouca atenção na Psicologia como a formação dos seus professores. Diante disso, consideramos fundamental a iniciação e o desenvolvimento das análises, reflexões e críticas sobre a realidade da docência em Psicologia. Que o professor se constrói dentro desta área do conhecimento é um tanto óbvio, contudo, é preciso investigar com rigor e profundidade a natureza desta construção. Ela possui um sistema ou não? Como ela se dá na realidade e no real? A existência de um sistema que cuide da formação do professor em Psicologia, por exemplo, gera produções, resultados, expectativas e decepções, seja ao departamento, ao professor, ao aluno, à sociedade ou à instituição, por isso, é importante saber quais necessidades ele deve atender. No entanto, a ausência de toda e qualquer sistematização gera perguntas sobre como, então, se dá tal formação, já que não podemos afirmar que o professor se constrói por acaso. Para tanto, está sendo e será analisada nesta pesquisa a influência e a qualidade do contexto intelectual da Universidade, no âmbito da especialização, da política e das relações sociais; o modo de atuação do professor, no que toca a característica dos diálogos entre professor-conhecimento, professor-aluno e aluno-conhecimento; a forma com o docente lida com o tempo, espaço e tecnologia; a questão da autoridade em sala de aula e na política institucional; a linguagem utilizada; a relação entre professor de Psicologia e psicólogo, tentando identificar se são “coisas” diferentes; a forma como o professor psicólogo lida com a subjetividade do aluno; como ele lida com a emoção do mesmo; a importância do estágio pedagógico e das monitorias na Psicologia; forma que ele compreende a epistemologia e a história psicológica; verificar a necessidade e a realidade do estudo de outras áreas do conhecimento; saber se as obras originais são mais utilizadas do que os manuais, etc. Desta forma, o objetivo é contribuir para o crescimento da pesquisa, das discussões, análises e críticas sobre a formação do professor em Psicologia, bem como ajudar a melhorar tal processo. As contribuições desta pesquisa para área começam pelo fato de ir contra a realidade deste tema ser quase inexplorado – ou mal divulgado. Além disso, por possibilitar reflexões, novos “por ques” e, sobretudo, por visar melhorar a prática do docente em Psicologia. Todavia, por que fazer tal trabalho? Qual a importância de construí-lo? Quais as contribuições para a área? Esta pesquisa nasceu justamente para responder os “por quês” sobre a formação docente, mas, tal pesquisa é importante porque todo aluno de Psicologia, independente da linha teórica ou da área que escolherá, encontrará professores no seu caminho, que podem condicionar o seu trajeto, levando-o a se encontrar ou a se perder. Num primeiro momento, o procedimento será a pesquisa literária nas várias áreas do conhecimento para desenvolvimento das idéias, críticas e discordâncias, confirmações e análises, com liberdade de criação original. Entrevistas e questionários serão utilizados caso venham a apresentarem-se como necessários e indispensáveis; assim como a análise de grades curriculares de universidades federais, estaduais e particulares. A pesquisa ainda se encontra em andamento, mas algumas das perguntas nele postuladas já encontram tristes respostas. Elas serão divulgadas, junto com a conclusão, quando toda a pesquisa estiver terminada, no intuito de não fragmentar o trabalho.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T12:24:57Z2005-10-192021-02-16T12:24:57Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7552porMENDONÇA JÚNIOR, MaurícioPIRES JÚNIOR, HugoTRINCA, Guilherme Siqueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-02-17T06:01:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7552Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-02-17T06:01:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA |
title |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA MENDONÇA JÚNIOR, Maurício Formação Professor Psicologia |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM PSICOLOGIA |
author |
MENDONÇA JÚNIOR, Maurício |
author_facet |
MENDONÇA JÚNIOR, Maurício PIRES JÚNIOR, Hugo TRINCA, Guilherme Siqueira |
author_role |
author |
author2 |
PIRES JÚNIOR, Hugo TRINCA, Guilherme Siqueira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDONÇA JÚNIOR, Maurício PIRES JÚNIOR, Hugo TRINCA, Guilherme Siqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Professor Psicologia |
topic |
Formação Professor Psicologia |
description |
Nada recebe tão pouca atenção na Psicologia como a formação dos seus professores. Diante disso, consideramos fundamental a iniciação e o desenvolvimento das análises, reflexões e críticas sobre a realidade da docência em Psicologia. Que o professor se constrói dentro desta área do conhecimento é um tanto óbvio, contudo, é preciso investigar com rigor e profundidade a natureza desta construção. Ela possui um sistema ou não? Como ela se dá na realidade e no real? A existência de um sistema que cuide da formação do professor em Psicologia, por exemplo, gera produções, resultados, expectativas e decepções, seja ao departamento, ao professor, ao aluno, à sociedade ou à instituição, por isso, é importante saber quais necessidades ele deve atender. No entanto, a ausência de toda e qualquer sistematização gera perguntas sobre como, então, se dá tal formação, já que não podemos afirmar que o professor se constrói por acaso. Para tanto, está sendo e será analisada nesta pesquisa a influência e a qualidade do contexto intelectual da Universidade, no âmbito da especialização, da política e das relações sociais; o modo de atuação do professor, no que toca a característica dos diálogos entre professor-conhecimento, professor-aluno e aluno-conhecimento; a forma com o docente lida com o tempo, espaço e tecnologia; a questão da autoridade em sala de aula e na política institucional; a linguagem utilizada; a relação entre professor de Psicologia e psicólogo, tentando identificar se são “coisas” diferentes; a forma como o professor psicólogo lida com a subjetividade do aluno; como ele lida com a emoção do mesmo; a importância do estágio pedagógico e das monitorias na Psicologia; forma que ele compreende a epistemologia e a história psicológica; verificar a necessidade e a realidade do estudo de outras áreas do conhecimento; saber se as obras originais são mais utilizadas do que os manuais, etc. Desta forma, o objetivo é contribuir para o crescimento da pesquisa, das discussões, análises e críticas sobre a formação do professor em Psicologia, bem como ajudar a melhorar tal processo. As contribuições desta pesquisa para área começam pelo fato de ir contra a realidade deste tema ser quase inexplorado – ou mal divulgado. Além disso, por possibilitar reflexões, novos “por ques” e, sobretudo, por visar melhorar a prática do docente em Psicologia. Todavia, por que fazer tal trabalho? Qual a importância de construí-lo? Quais as contribuições para a área? Esta pesquisa nasceu justamente para responder os “por quês” sobre a formação docente, mas, tal pesquisa é importante porque todo aluno de Psicologia, independente da linha teórica ou da área que escolherá, encontrará professores no seu caminho, que podem condicionar o seu trajeto, levando-o a se encontrar ou a se perder. Num primeiro momento, o procedimento será a pesquisa literária nas várias áreas do conhecimento para desenvolvimento das idéias, críticas e discordâncias, confirmações e análises, com liberdade de criação original. Entrevistas e questionários serão utilizados caso venham a apresentarem-se como necessários e indispensáveis; assim como a análise de grades curriculares de universidades federais, estaduais e particulares. A pesquisa ainda se encontra em andamento, mas algumas das perguntas nele postuladas já encontram tristes respostas. Elas serão divulgadas, junto com a conclusão, quando toda a pesquisa estiver terminada, no intuito de não fragmentar o trabalho. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-16T12:24:57Z 2021-02-16T12:24:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7552 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098727135510528 |