UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1591 |
Resumo: | As reflexões sobre as práticas e pesquisas em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem se mostrado incipiente na comunidade acadêmica brasileira que pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando contribuir com esse debate e, ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento ainda no processo de formação inicial, apresentamos essa pesquisa que tem por objetivo conhecer sobre as práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas nos Anos Inicias, a partir do mapeamento de trabalhos que tematizaram sobre elas para o ensino de Matemática. Para a realização da pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos do Método de Leitura Científica de Cervo e Bervian (1996) para reconhecimento e análise do corpus, que se mostrou possível nos anais de 8 edições da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM). O olhar para 10 trabalhos dos 441 que pertenciam a esses anais, nos mostrou que em 18 anos de realização da Conferência, poucos foram os trabalhos que tematizaram práticas de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Além disso, nos revelou que essas práticas de Modelagem Matemática se mostraram como uma alternativa metodológica que moldaram às características desse contexto, portanto, potencialmente de serem desenvolvidas nos Anos Iniciais. |
id |
UNICESU-1_231ea0059a6bdba860fd1edb6e1c1055 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1591 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALCNMEMPesquisa educacionalEnsino de MatemáticaAs reflexões sobre as práticas e pesquisas em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem se mostrado incipiente na comunidade acadêmica brasileira que pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando contribuir com esse debate e, ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento ainda no processo de formação inicial, apresentamos essa pesquisa que tem por objetivo conhecer sobre as práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas nos Anos Inicias, a partir do mapeamento de trabalhos que tematizaram sobre elas para o ensino de Matemática. Para a realização da pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos do Método de Leitura Científica de Cervo e Bervian (1996) para reconhecimento e análise do corpus, que se mostrou possível nos anais de 8 edições da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM). O olhar para 10 trabalhos dos 441 que pertenciam a esses anais, nos mostrou que em 18 anos de realização da Conferência, poucos foram os trabalhos que tematizaram práticas de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Além disso, nos revelou que essas práticas de Modelagem Matemática se mostraram como uma alternativa metodológica que moldaram às características desse contexto, portanto, potencialmente de serem desenvolvidas nos Anos Iniciais.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T13:08:07Z2019-08-14T13:08:07Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1591porOLIVEIRA, Márcia Daiane DanilussiOLIVEIRA, Wellington Pivetainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:26:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1591Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:26:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi CNMEM Pesquisa educacional Ensino de Matemática |
title_short |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi |
author_facet |
OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi OLIVEIRA, Wellington Piveta |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Wellington Piveta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi OLIVEIRA, Wellington Piveta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CNMEM Pesquisa educacional Ensino de Matemática |
topic |
CNMEM Pesquisa educacional Ensino de Matemática |
description |
As reflexões sobre as práticas e pesquisas em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem se mostrado incipiente na comunidade acadêmica brasileira que pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando contribuir com esse debate e, ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento ainda no processo de formação inicial, apresentamos essa pesquisa que tem por objetivo conhecer sobre as práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas nos Anos Inicias, a partir do mapeamento de trabalhos que tematizaram sobre elas para o ensino de Matemática. Para a realização da pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos do Método de Leitura Científica de Cervo e Bervian (1996) para reconhecimento e análise do corpus, que se mostrou possível nos anais de 8 edições da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM). O olhar para 10 trabalhos dos 441 que pertenciam a esses anais, nos mostrou que em 18 anos de realização da Conferência, poucos foram os trabalhos que tematizaram práticas de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Além disso, nos revelou que essas práticas de Modelagem Matemática se mostraram como uma alternativa metodológica que moldaram às características desse contexto, portanto, potencialmente de serem desenvolvidas nos Anos Iniciais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-14T13:08:07Z 2019-08-14T13:08:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1591 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098697104293888 |