OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ASSENCIO, Edenise Alves
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LAM, Jorge Cheng, URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz, PERIOTTO, Tania Regina Corredato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292
Resumo: Mudanças de ordem econômicas, tecnológicas, sociais e institucionais têm afetado o mundo nas últimas décadas, fazendo com que a informação e o conhecimento, que são ativos intangíveis, se tornem os principais pilares da economia mundial. Este processo tem afetado também as organizações públicas, como é o caso das instituições de ensino, que precisam cada vez mais lidar com a informação e o conhecimento. Porém, as instituições de ensino, que são ricas em capital intelectual, encontram dificuldades de se reconhecerem como organizações do conhecimento, além de possuírem problemas específicos relacionados à gestão do conhecimento, o que se contrapõe ao próprio ambiente do qual fazem parte. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é o de realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos processos organizacionais no nível estratégico, tático e operacional que ocorrem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Sarandi e como eles contribuem para a construção do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, quanto à abordagem se enquadra como qualitativa. Quanto ao objetivo da pesquisa, esta é uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Quanto ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pois será elaborada a partir de material já publicado, tal como livros, artigos de periódicos, dissertações e teses de doutorado. Com esta pesquisa pretende-se destacar que a construção do conhecimento acontece a todo momento e envolve também os processos organizacionais em seus diferentes níveis. Acredita-se que o estudo desses processos e os mecanismos utilizados para que eles aconteçam no contexto escolar possam motivar outras pesquisas a dedicarem esforços na investigação de medidas e ações efetivas para consolidar a Gestão do Conhecimento nessas instituições.
id UNICESU-1_23eeafc81952b7f087f2a62971f5debc
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2292
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLARConstrução do ConhecimentoOrganização EscolarOrganização EscolarMudanças de ordem econômicas, tecnológicas, sociais e institucionais têm afetado o mundo nas últimas décadas, fazendo com que a informação e o conhecimento, que são ativos intangíveis, se tornem os principais pilares da economia mundial. Este processo tem afetado também as organizações públicas, como é o caso das instituições de ensino, que precisam cada vez mais lidar com a informação e o conhecimento. Porém, as instituições de ensino, que são ricas em capital intelectual, encontram dificuldades de se reconhecerem como organizações do conhecimento, além de possuírem problemas específicos relacionados à gestão do conhecimento, o que se contrapõe ao próprio ambiente do qual fazem parte. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é o de realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos processos organizacionais no nível estratégico, tático e operacional que ocorrem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Sarandi e como eles contribuem para a construção do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, quanto à abordagem se enquadra como qualitativa. Quanto ao objetivo da pesquisa, esta é uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Quanto ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pois será elaborada a partir de material já publicado, tal como livros, artigos de periódicos, dissertações e teses de doutorado. Com esta pesquisa pretende-se destacar que a construção do conhecimento acontece a todo momento e envolve também os processos organizacionais em seus diferentes níveis. Acredita-se que o estudo desses processos e os mecanismos utilizados para que eles aconteçam no contexto escolar possam motivar outras pesquisas a dedicarem esforços na investigação de medidas e ações efetivas para consolidar a Gestão do Conhecimento nessas instituições.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T17:41:00Z2019-08-27T17:41:00Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292porASSENCIO, Edenise AlvesLAM, Jorge ChengURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzPERIOTTO, Tania Regina Corredatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2292Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:09:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
ASSENCIO, Edenise Alves
Construção do Conhecimento
Organização Escolar
Organização Escolar
title_short OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
author ASSENCIO, Edenise Alves
author_facet ASSENCIO, Edenise Alves
LAM, Jorge Cheng
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
PERIOTTO, Tania Regina Corredato
author_role author
author2 LAM, Jorge Cheng
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
PERIOTTO, Tania Regina Corredato
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ASSENCIO, Edenise Alves
LAM, Jorge Cheng
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
PERIOTTO, Tania Regina Corredato
dc.subject.por.fl_str_mv Construção do Conhecimento
Organização Escolar
Organização Escolar
topic Construção do Conhecimento
Organização Escolar
Organização Escolar
description Mudanças de ordem econômicas, tecnológicas, sociais e institucionais têm afetado o mundo nas últimas décadas, fazendo com que a informação e o conhecimento, que são ativos intangíveis, se tornem os principais pilares da economia mundial. Este processo tem afetado também as organizações públicas, como é o caso das instituições de ensino, que precisam cada vez mais lidar com a informação e o conhecimento. Porém, as instituições de ensino, que são ricas em capital intelectual, encontram dificuldades de se reconhecerem como organizações do conhecimento, além de possuírem problemas específicos relacionados à gestão do conhecimento, o que se contrapõe ao próprio ambiente do qual fazem parte. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é o de realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos processos organizacionais no nível estratégico, tático e operacional que ocorrem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Sarandi e como eles contribuem para a construção do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, quanto à abordagem se enquadra como qualitativa. Quanto ao objetivo da pesquisa, esta é uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Quanto ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pois será elaborada a partir de material já publicado, tal como livros, artigos de periódicos, dissertações e teses de doutorado. Com esta pesquisa pretende-se destacar que a construção do conhecimento acontece a todo momento e envolve também os processos organizacionais em seus diferentes níveis. Acredita-se que o estudo desses processos e os mecanismos utilizados para que eles aconteçam no contexto escolar possam motivar outras pesquisas a dedicarem esforços na investigação de medidas e ações efetivas para consolidar a Gestão do Conhecimento nessas instituições.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-27T17:41:00Z
2019-08-27T17:41:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292
identifier_str_mv 978-85-459-1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098728087617536