OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292 |
Resumo: | Mudanças de ordem econômicas, tecnológicas, sociais e institucionais têm afetado o mundo nas últimas décadas, fazendo com que a informação e o conhecimento, que são ativos intangíveis, se tornem os principais pilares da economia mundial. Este processo tem afetado também as organizações públicas, como é o caso das instituições de ensino, que precisam cada vez mais lidar com a informação e o conhecimento. Porém, as instituições de ensino, que são ricas em capital intelectual, encontram dificuldades de se reconhecerem como organizações do conhecimento, além de possuírem problemas específicos relacionados à gestão do conhecimento, o que se contrapõe ao próprio ambiente do qual fazem parte. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é o de realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos processos organizacionais no nível estratégico, tático e operacional que ocorrem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Sarandi e como eles contribuem para a construção do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, quanto à abordagem se enquadra como qualitativa. Quanto ao objetivo da pesquisa, esta é uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Quanto ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pois será elaborada a partir de material já publicado, tal como livros, artigos de periódicos, dissertações e teses de doutorado. Com esta pesquisa pretende-se destacar que a construção do conhecimento acontece a todo momento e envolve também os processos organizacionais em seus diferentes níveis. Acredita-se que o estudo desses processos e os mecanismos utilizados para que eles aconteçam no contexto escolar possam motivar outras pesquisas a dedicarem esforços na investigação de medidas e ações efetivas para consolidar a Gestão do Conhecimento nessas instituições. |
id |
UNICESU-1_23eeafc81952b7f087f2a62971f5debc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2292 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLARConstrução do ConhecimentoOrganização EscolarOrganização EscolarMudanças de ordem econômicas, tecnológicas, sociais e institucionais têm afetado o mundo nas últimas décadas, fazendo com que a informação e o conhecimento, que são ativos intangíveis, se tornem os principais pilares da economia mundial. Este processo tem afetado também as organizações públicas, como é o caso das instituições de ensino, que precisam cada vez mais lidar com a informação e o conhecimento. Porém, as instituições de ensino, que são ricas em capital intelectual, encontram dificuldades de se reconhecerem como organizações do conhecimento, além de possuírem problemas específicos relacionados à gestão do conhecimento, o que se contrapõe ao próprio ambiente do qual fazem parte. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é o de realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos processos organizacionais no nível estratégico, tático e operacional que ocorrem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Sarandi e como eles contribuem para a construção do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, quanto à abordagem se enquadra como qualitativa. Quanto ao objetivo da pesquisa, esta é uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Quanto ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pois será elaborada a partir de material já publicado, tal como livros, artigos de periódicos, dissertações e teses de doutorado. Com esta pesquisa pretende-se destacar que a construção do conhecimento acontece a todo momento e envolve também os processos organizacionais em seus diferentes níveis. Acredita-se que o estudo desses processos e os mecanismos utilizados para que eles aconteçam no contexto escolar possam motivar outras pesquisas a dedicarem esforços na investigação de medidas e ações efetivas para consolidar a Gestão do Conhecimento nessas instituições.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-27T17:41:00Z2019-08-27T17:41:00Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292porASSENCIO, Edenise AlvesLAM, Jorge ChengURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzPERIOTTO, Tania Regina Corredatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:09:08Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2292Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:09:08Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR |
spellingShingle |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR ASSENCIO, Edenise Alves Construção do Conhecimento Organização Escolar Organização Escolar |
title_short |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_fullStr |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR |
title_sort |
OS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR |
author |
ASSENCIO, Edenise Alves |
author_facet |
ASSENCIO, Edenise Alves LAM, Jorge Cheng URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz PERIOTTO, Tania Regina Corredato |
author_role |
author |
author2 |
LAM, Jorge Cheng URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz PERIOTTO, Tania Regina Corredato |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ASSENCIO, Edenise Alves LAM, Jorge Cheng URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz PERIOTTO, Tania Regina Corredato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção do Conhecimento Organização Escolar Organização Escolar |
topic |
Construção do Conhecimento Organização Escolar Organização Escolar |
description |
Mudanças de ordem econômicas, tecnológicas, sociais e institucionais têm afetado o mundo nas últimas décadas, fazendo com que a informação e o conhecimento, que são ativos intangíveis, se tornem os principais pilares da economia mundial. Este processo tem afetado também as organizações públicas, como é o caso das instituições de ensino, que precisam cada vez mais lidar com a informação e o conhecimento. Porém, as instituições de ensino, que são ricas em capital intelectual, encontram dificuldades de se reconhecerem como organizações do conhecimento, além de possuírem problemas específicos relacionados à gestão do conhecimento, o que se contrapõe ao próprio ambiente do qual fazem parte. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é o de realizar uma revisão bibliográfica a respeito dos processos organizacionais no nível estratégico, tático e operacional que ocorrem nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Sarandi e como eles contribuem para a construção do conhecimento. Do ponto de vista metodológico, quanto à abordagem se enquadra como qualitativa. Quanto ao objetivo da pesquisa, esta é uma pesquisa exploratória, pois visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito. Quanto ao procedimento técnico, a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica, pois será elaborada a partir de material já publicado, tal como livros, artigos de periódicos, dissertações e teses de doutorado. Com esta pesquisa pretende-se destacar que a construção do conhecimento acontece a todo momento e envolve também os processos organizacionais em seus diferentes níveis. Acredita-se que o estudo desses processos e os mecanismos utilizados para que eles aconteçam no contexto escolar possam motivar outras pesquisas a dedicarem esforços na investigação de medidas e ações efetivas para consolidar a Gestão do Conhecimento nessas instituições. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-27T17:41:00Z 2019-08-27T17:41:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098728087617536 |