POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO CAMPO: REVISANDO AS IMPLEMENTAÇÕES DO SISTEMA NACIONAL PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES – 2ª ETAPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Elisete Cristina Gonçalves dos
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SILVA, Irizelda Martins de Souza e
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6564
Resumo: O Projeto de Iniciação Cientifica Políticas Públicas para a Educação no Campo: revisando as implementações do sistema nacional para a formação de educadores tem como objetivo atualizar informações sobre o ensino e, concomitantemente, organizar fontes documentais, para análises posteriores, das implantações estaduais de políticas públicas para a educação do campo até o ano de 2004. O Projeto tem como objeto de investigação documentos oficiais das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, por meio dos quais tentamos buscar dados reais sobre as políticas públicas para a educação no campo, revisando, deste modo, as implementações do Sistema Nacional para a década da Educação (1997/2007), executada até 2004. O levantamento documental é realizado por meio da internet, acessando páginas das Secretarias Estaduais de Educação (BRASIL, 2007) sobre a educação do e no campo e formação de seus professores. Para tanto, montou - se um questionário constituído de perguntas relacionadas às garantias deensino ofertadas pelas Secretarias Estaduais de Educação, desde a educação rural, indígena, até a existência de escolas agrícolas e a valorização dos profissionais da educação. Os dados parciais da pesquisa apontam a necessidade de implementações do sistema nacional para a educação no campo, identificando o modo próprio de vida social e a utilização do espaço geopolítico, delimitando o que é rural e urbano, mas sem perder de vista o nacional.
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