O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2513 |
Resumo: | A era da informação traz consigo a necessidade de uma nova metodologia para o ensino, isto ocorre em todas as disciplinas existentes no currículo básico das escolas, e o ensino de Geografia também não poderia ser diferente. Os conceitos geográficos abordados pelo professor em aula não podem alicerçar-se apenas em métodos tradicionais, como por exemplo, utilizando-se mapas em papel, estáticos e expostos nas paredes das salas de aula ou somente nos livros didáticos, mas deve-se buscar novos recursos tecnológicos que contribuam para o ensino e que permitam a interatividade dos alunos com a informação geográfica. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi o de identificar e apresentar aos professores de Geografia, novas possibilidades de trabalhar com conteúdos ministrados em sala de aula a respeito dos fenômenos geográficos, desde os elementos ditos naturais, ou seja, aqueles em que o homem não configura-se como o agente modificador, ou até mesmo com aqueles em que é mais evidente a ação do homem na transformação do espaço geográfico. Para tanto, utilizou-se algumas das ferramentas disponíveis no software Google Earth Pró© e imagens salvas pelo programa de computador e editadas em quadros para a realização das possíveis análises. Considerou-se que o software Google Earth Pró© dispõe de boas imagens para a representação dos fenômenos da dinâmica terrestre, possibilitando um melhor aproveitamento do mecanismo de visualização cartográfica. |
id |
UNICESU-1_29279979070f9f3606a56695e13b9319 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2513 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANACartografia EscolarGeotecnologiasPráticas de EnsinoA era da informação traz consigo a necessidade de uma nova metodologia para o ensino, isto ocorre em todas as disciplinas existentes no currículo básico das escolas, e o ensino de Geografia também não poderia ser diferente. Os conceitos geográficos abordados pelo professor em aula não podem alicerçar-se apenas em métodos tradicionais, como por exemplo, utilizando-se mapas em papel, estáticos e expostos nas paredes das salas de aula ou somente nos livros didáticos, mas deve-se buscar novos recursos tecnológicos que contribuam para o ensino e que permitam a interatividade dos alunos com a informação geográfica. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi o de identificar e apresentar aos professores de Geografia, novas possibilidades de trabalhar com conteúdos ministrados em sala de aula a respeito dos fenômenos geográficos, desde os elementos ditos naturais, ou seja, aqueles em que o homem não configura-se como o agente modificador, ou até mesmo com aqueles em que é mais evidente a ação do homem na transformação do espaço geográfico. Para tanto, utilizou-se algumas das ferramentas disponíveis no software Google Earth Pró© e imagens salvas pelo programa de computador e editadas em quadros para a realização das possíveis análises. Considerou-se que o software Google Earth Pró© dispõe de boas imagens para a representação dos fenômenos da dinâmica terrestre, possibilitando um melhor aproveitamento do mecanismo de visualização cartográfica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-05T20:55:32Z2019-11-05T20:55:32Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2513porBUENO, Ricardo HenriqueSOUZA, Anderson Wesley de LimaVENTURA, Guilherme da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-21T11:02:29Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2513Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-21T11:02:29Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA |
title |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA |
spellingShingle |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA BUENO, Ricardo Henrique Cartografia Escolar Geotecnologias Práticas de Ensino |
title_short |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA |
title_full |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA |
title_fullStr |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA |
title_full_unstemmed |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA |
title_sort |
O USO DO SOFTWARE GOOGLE EARTH PRÓ© COMO PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ABORDAGENS FÍSICA E HUMANA |
author |
BUENO, Ricardo Henrique |
author_facet |
BUENO, Ricardo Henrique SOUZA, Anderson Wesley de Lima VENTURA, Guilherme da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
SOUZA, Anderson Wesley de Lima VENTURA, Guilherme da Cunha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BUENO, Ricardo Henrique SOUZA, Anderson Wesley de Lima VENTURA, Guilherme da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cartografia Escolar Geotecnologias Práticas de Ensino |
topic |
Cartografia Escolar Geotecnologias Práticas de Ensino |
description |
A era da informação traz consigo a necessidade de uma nova metodologia para o ensino, isto ocorre em todas as disciplinas existentes no currículo básico das escolas, e o ensino de Geografia também não poderia ser diferente. Os conceitos geográficos abordados pelo professor em aula não podem alicerçar-se apenas em métodos tradicionais, como por exemplo, utilizando-se mapas em papel, estáticos e expostos nas paredes das salas de aula ou somente nos livros didáticos, mas deve-se buscar novos recursos tecnológicos que contribuam para o ensino e que permitam a interatividade dos alunos com a informação geográfica. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi o de identificar e apresentar aos professores de Geografia, novas possibilidades de trabalhar com conteúdos ministrados em sala de aula a respeito dos fenômenos geográficos, desde os elementos ditos naturais, ou seja, aqueles em que o homem não configura-se como o agente modificador, ou até mesmo com aqueles em que é mais evidente a ação do homem na transformação do espaço geográfico. Para tanto, utilizou-se algumas das ferramentas disponíveis no software Google Earth Pró© e imagens salvas pelo programa de computador e editadas em quadros para a realização das possíveis análises. Considerou-se que o software Google Earth Pró© dispõe de boas imagens para a representação dos fenômenos da dinâmica terrestre, possibilitando um melhor aproveitamento do mecanismo de visualização cartográfica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-05T20:55:32Z 2019-11-05T20:55:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2513 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098711106977793 |