CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202 |
Resumo: | A construção e partilha do conhecimento na organização escolar, é combustível vital para que a mesma se efetive em seu propósito de Educação de qualidade que garante ao indivíduo, acesso, entendimento e exercício das possibilidades que são concedidas a partir do conhecimento construído. Envolve a comunidade de forma inter-relacional consolidando a sociedade do conhecimento. O clima organizacional de uma escola reflete com evidência a motivação dos profissionais e o esforço empregado para o desenvolvimento de suas atividades. Conhecer e mensurar esse conjunto de propriedades percebidas direta ou indiretamente pela equipe retratará o real contexto daquele ambiente. Em atendimento ao objetivo proposto que é o de identificar a forma que os profissionais de uma organização escolar de Educação Infantil, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) percebem a ocorrência da construção e partilha do conhecimento a respeito do ambiente organizacional, limitou-se neste momento ao Centro de Educação Infantil Messias Barbosa Ferreirado município de Floresta.O instrumento adotado para o levantamento de informação teve o formato de questionário e já foi validado. Responderam aos questionários, 15 professores, 1 diretor, 1 pedagogo e 13 funcionários que compõem a equipe de apoio. O questionário era composto por oitenta e seis perguntas organizadas em duas etapas: Uma de múltipla escolha, com quatro opções disponíveis a cada afirmativa ou pergunta, sendo elas sempre, quase sempre, raramente e nunca. A segunda etapa do questionário, com questões abertas e dissertativas. Os participantes foram orientados para que escolhessem a que mais se encaixassem com seu entendimento a respeito dos serviços que a escola presta, da infraestrutura, de suas competências pessoais, de relacionamentos interpessoais, da comunicação, da imagem da escola, da relação com o superior e da secretaria de educação; bem como a visão dos funcionários dos profissionais de diferentes áreas da escola e sugestões de melhoras. Para facilitar a compreensão dos resultados, pretende-se após a tabulação dos dados, representa-los no formato de gráficos de forma se se possaverificar quais são os fatores que os motivam nesta ação considerando o clima organizacional da organização escolar estudada. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória e de campo com analise quali e quantitativa dos dados. A gestão desse conhecimento requer esforço, determinação e autonomia no processo de geração de mudança que subsidiará a equipe gestora no direcionamento de suas frentes. A busca por aprimoramento do conhecimento ou formas mais eficazes de como compartilhá-lo é incessante e envolve um conjunto de variáveis. No contexto escolar, enquanto instituição organizacional isso não é diferente. |
id |
UNICESU-1_2e6f89cd970cd971d70fed88478a725e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2202 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLARGestão do Conhecimento OrganizacionalOrganização EscolarClima OrganizacionalA construção e partilha do conhecimento na organização escolar, é combustível vital para que a mesma se efetive em seu propósito de Educação de qualidade que garante ao indivíduo, acesso, entendimento e exercício das possibilidades que são concedidas a partir do conhecimento construído. Envolve a comunidade de forma inter-relacional consolidando a sociedade do conhecimento. O clima organizacional de uma escola reflete com evidência a motivação dos profissionais e o esforço empregado para o desenvolvimento de suas atividades. Conhecer e mensurar esse conjunto de propriedades percebidas direta ou indiretamente pela equipe retratará o real contexto daquele ambiente. Em atendimento ao objetivo proposto que é o de identificar a forma que os profissionais de uma organização escolar de Educação Infantil, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) percebem a ocorrência da construção e partilha do conhecimento a respeito do ambiente organizacional, limitou-se neste momento ao Centro de Educação Infantil Messias Barbosa Ferreirado município de Floresta.O instrumento adotado para o levantamento de informação teve o formato de questionário e já foi validado. Responderam aos questionários, 15 professores, 1 diretor, 1 pedagogo e 13 funcionários que compõem a equipe de apoio. O questionário era composto por oitenta e seis perguntas organizadas em duas etapas: Uma de múltipla escolha, com quatro opções disponíveis a cada afirmativa ou pergunta, sendo elas sempre, quase sempre, raramente e nunca. A segunda etapa do questionário, com questões abertas e dissertativas. Os participantes foram orientados para que escolhessem a que mais se encaixassem com seu entendimento a respeito dos serviços que a escola presta, da infraestrutura, de suas competências pessoais, de relacionamentos interpessoais, da comunicação, da imagem da escola, da relação com o superior e da secretaria de educação; bem como a visão dos funcionários dos profissionais de diferentes áreas da escola e sugestões de melhoras. Para facilitar a compreensão dos resultados, pretende-se após a tabulação dos dados, representa-los no formato de gráficos de forma se se possaverificar quais são os fatores que os motivam nesta ação considerando o clima organizacional da organização escolar estudada. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória e de campo com analise quali e quantitativa dos dados. A gestão desse conhecimento requer esforço, determinação e autonomia no processo de geração de mudança que subsidiará a equipe gestora no direcionamento de suas frentes. A busca por aprimoramento do conhecimento ou formas mais eficazes de como compartilhá-lo é incessante e envolve um conjunto de variáveis. No contexto escolar, enquanto instituição organizacional isso não é diferente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T17:42:10Z2019-08-26T17:42:10Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202porSELINI, Tamiris GouveiaPERIOTTO, Tania Regina Corredatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T20:12:04Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2202Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T20:12:04Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR |
title |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR SELINI, Tamiris Gouveia Gestão do Conhecimento Organizacional Organização Escolar Clima Organizacional |
title_short |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR |
title_full |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR |
title_sort |
CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR |
author |
SELINI, Tamiris Gouveia |
author_facet |
SELINI, Tamiris Gouveia PERIOTTO, Tania Regina Corredato |
author_role |
author |
author2 |
PERIOTTO, Tania Regina Corredato |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SELINI, Tamiris Gouveia PERIOTTO, Tania Regina Corredato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do Conhecimento Organizacional Organização Escolar Clima Organizacional |
topic |
Gestão do Conhecimento Organizacional Organização Escolar Clima Organizacional |
description |
A construção e partilha do conhecimento na organização escolar, é combustível vital para que a mesma se efetive em seu propósito de Educação de qualidade que garante ao indivíduo, acesso, entendimento e exercício das possibilidades que são concedidas a partir do conhecimento construído. Envolve a comunidade de forma inter-relacional consolidando a sociedade do conhecimento. O clima organizacional de uma escola reflete com evidência a motivação dos profissionais e o esforço empregado para o desenvolvimento de suas atividades. Conhecer e mensurar esse conjunto de propriedades percebidas direta ou indiretamente pela equipe retratará o real contexto daquele ambiente. Em atendimento ao objetivo proposto que é o de identificar a forma que os profissionais de uma organização escolar de Educação Infantil, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) percebem a ocorrência da construção e partilha do conhecimento a respeito do ambiente organizacional, limitou-se neste momento ao Centro de Educação Infantil Messias Barbosa Ferreirado município de Floresta.O instrumento adotado para o levantamento de informação teve o formato de questionário e já foi validado. Responderam aos questionários, 15 professores, 1 diretor, 1 pedagogo e 13 funcionários que compõem a equipe de apoio. O questionário era composto por oitenta e seis perguntas organizadas em duas etapas: Uma de múltipla escolha, com quatro opções disponíveis a cada afirmativa ou pergunta, sendo elas sempre, quase sempre, raramente e nunca. A segunda etapa do questionário, com questões abertas e dissertativas. Os participantes foram orientados para que escolhessem a que mais se encaixassem com seu entendimento a respeito dos serviços que a escola presta, da infraestrutura, de suas competências pessoais, de relacionamentos interpessoais, da comunicação, da imagem da escola, da relação com o superior e da secretaria de educação; bem como a visão dos funcionários dos profissionais de diferentes áreas da escola e sugestões de melhoras. Para facilitar a compreensão dos resultados, pretende-se após a tabulação dos dados, representa-los no formato de gráficos de forma se se possaverificar quais são os fatores que os motivam nesta ação considerando o clima organizacional da organização escolar estudada. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória e de campo com analise quali e quantitativa dos dados. A gestão desse conhecimento requer esforço, determinação e autonomia no processo de geração de mudança que subsidiará a equipe gestora no direcionamento de suas frentes. A busca por aprimoramento do conhecimento ou formas mais eficazes de como compartilhá-lo é incessante e envolve um conjunto de variáveis. No contexto escolar, enquanto instituição organizacional isso não é diferente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-23 2019-08-26T17:42:10Z 2019-08-26T17:42:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978.85.459.1280-4 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202 |
identifier_str_mv |
978.85.459.1280-4 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098702761361408 |