CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SELINI, Tamiris Gouveia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PERIOTTO, Tania Regina Corredato
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202
Resumo: A construção e partilha do conhecimento na organização escolar, é combustível vital para que a mesma se efetive em seu propósito de Educação de qualidade que garante ao indivíduo, acesso, entendimento e exercício das possibilidades que são concedidas a partir do conhecimento construído. Envolve a comunidade de forma inter-relacional consolidando a sociedade do conhecimento. O clima organizacional de uma escola reflete com evidência a motivação dos profissionais e o esforço empregado para o desenvolvimento de suas atividades. Conhecer e mensurar esse conjunto de propriedades percebidas direta ou indiretamente pela equipe retratará o real contexto daquele ambiente. Em atendimento ao objetivo proposto que é o de identificar a forma que os profissionais de uma organização escolar de Educação Infantil, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) percebem a ocorrência da construção e partilha do conhecimento a respeito do ambiente organizacional, limitou-se neste momento ao Centro de Educação Infantil Messias Barbosa Ferreirado município de Floresta.O instrumento adotado para o levantamento de informação teve o formato de questionário e já foi validado. Responderam aos questionários, 15 professores, 1 diretor, 1 pedagogo e 13 funcionários que compõem a equipe de apoio. O questionário era composto por oitenta e seis perguntas organizadas em duas etapas: Uma de múltipla escolha, com quatro opções disponíveis a cada afirmativa ou pergunta, sendo elas sempre, quase sempre, raramente e nunca. A segunda etapa do questionário, com questões abertas e dissertativas. Os participantes foram orientados para que escolhessem a que mais se encaixassem com seu entendimento a respeito dos serviços que a escola presta, da infraestrutura, de suas competências pessoais, de relacionamentos interpessoais, da comunicação, da imagem da escola, da relação com o superior e da secretaria de educação; bem como a visão dos funcionários dos profissionais de diferentes áreas da escola e sugestões de melhoras. Para facilitar a compreensão dos resultados, pretende-se após a tabulação dos dados, representa-los no formato de gráficos de forma se se possaverificar quais são os fatores que os motivam nesta ação considerando o clima organizacional da organização escolar estudada. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória e de campo com analise quali e quantitativa dos dados. A gestão desse conhecimento requer esforço, determinação e autonomia no processo de geração de mudança que subsidiará a equipe gestora no direcionamento de suas frentes. A busca por aprimoramento do conhecimento ou formas mais eficazes de como compartilhá-lo é incessante e envolve um conjunto de variáveis. No contexto escolar, enquanto instituição organizacional isso não é diferente.
id UNICESU-1_2e6f89cd970cd971d70fed88478a725e
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2202
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLARGestão do Conhecimento OrganizacionalOrganização EscolarClima OrganizacionalA construção e partilha do conhecimento na organização escolar, é combustível vital para que a mesma se efetive em seu propósito de Educação de qualidade que garante ao indivíduo, acesso, entendimento e exercício das possibilidades que são concedidas a partir do conhecimento construído. Envolve a comunidade de forma inter-relacional consolidando a sociedade do conhecimento. O clima organizacional de uma escola reflete com evidência a motivação dos profissionais e o esforço empregado para o desenvolvimento de suas atividades. Conhecer e mensurar esse conjunto de propriedades percebidas direta ou indiretamente pela equipe retratará o real contexto daquele ambiente. Em atendimento ao objetivo proposto que é o de identificar a forma que os profissionais de uma organização escolar de Educação Infantil, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) percebem a ocorrência da construção e partilha do conhecimento a respeito do ambiente organizacional, limitou-se neste momento ao Centro de Educação Infantil Messias Barbosa Ferreirado município de Floresta.O instrumento adotado para o levantamento de informação teve o formato de questionário e já foi validado. Responderam aos questionários, 15 professores, 1 diretor, 1 pedagogo e 13 funcionários que compõem a equipe de apoio. O questionário era composto por oitenta e seis perguntas organizadas em duas etapas: Uma de múltipla escolha, com quatro opções disponíveis a cada afirmativa ou pergunta, sendo elas sempre, quase sempre, raramente e nunca. A segunda etapa do questionário, com questões abertas e dissertativas. Os participantes foram orientados para que escolhessem a que mais se encaixassem com seu entendimento a respeito dos serviços que a escola presta, da infraestrutura, de suas competências pessoais, de relacionamentos interpessoais, da comunicação, da imagem da escola, da relação com o superior e da secretaria de educação; bem como a visão dos funcionários dos profissionais de diferentes áreas da escola e sugestões de melhoras. Para facilitar a compreensão dos resultados, pretende-se após a tabulação dos dados, representa-los no formato de gráficos de forma se se possaverificar quais são os fatores que os motivam nesta ação considerando o clima organizacional da organização escolar estudada. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória e de campo com analise quali e quantitativa dos dados. A gestão desse conhecimento requer esforço, determinação e autonomia no processo de geração de mudança que subsidiará a equipe gestora no direcionamento de suas frentes. A busca por aprimoramento do conhecimento ou formas mais eficazes de como compartilhá-lo é incessante e envolve um conjunto de variáveis. No contexto escolar, enquanto instituição organizacional isso não é diferente.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-26T17:42:10Z2019-08-26T17:42:10Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202porSELINI, Tamiris GouveiaPERIOTTO, Tania Regina Corredatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T20:12:04Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2202Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T20:12:04Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
title CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
spellingShingle CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
SELINI, Tamiris Gouveia
Gestão do Conhecimento Organizacional
Organização Escolar
Clima Organizacional
title_short CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
title_full CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
title_fullStr CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
title_sort CONSTRUÇÃO E A PARTILHA DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL EM UMA UNIDADE ESCOLAR
author SELINI, Tamiris Gouveia
author_facet SELINI, Tamiris Gouveia
PERIOTTO, Tania Regina Corredato
author_role author
author2 PERIOTTO, Tania Regina Corredato
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SELINI, Tamiris Gouveia
PERIOTTO, Tania Regina Corredato
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento Organizacional
Organização Escolar
Clima Organizacional
topic Gestão do Conhecimento Organizacional
Organização Escolar
Clima Organizacional
description A construção e partilha do conhecimento na organização escolar, é combustível vital para que a mesma se efetive em seu propósito de Educação de qualidade que garante ao indivíduo, acesso, entendimento e exercício das possibilidades que são concedidas a partir do conhecimento construído. Envolve a comunidade de forma inter-relacional consolidando a sociedade do conhecimento. O clima organizacional de uma escola reflete com evidência a motivação dos profissionais e o esforço empregado para o desenvolvimento de suas atividades. Conhecer e mensurar esse conjunto de propriedades percebidas direta ou indiretamente pela equipe retratará o real contexto daquele ambiente. Em atendimento ao objetivo proposto que é o de identificar a forma que os profissionais de uma organização escolar de Educação Infantil, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) percebem a ocorrência da construção e partilha do conhecimento a respeito do ambiente organizacional, limitou-se neste momento ao Centro de Educação Infantil Messias Barbosa Ferreirado município de Floresta.O instrumento adotado para o levantamento de informação teve o formato de questionário e já foi validado. Responderam aos questionários, 15 professores, 1 diretor, 1 pedagogo e 13 funcionários que compõem a equipe de apoio. O questionário era composto por oitenta e seis perguntas organizadas em duas etapas: Uma de múltipla escolha, com quatro opções disponíveis a cada afirmativa ou pergunta, sendo elas sempre, quase sempre, raramente e nunca. A segunda etapa do questionário, com questões abertas e dissertativas. Os participantes foram orientados para que escolhessem a que mais se encaixassem com seu entendimento a respeito dos serviços que a escola presta, da infraestrutura, de suas competências pessoais, de relacionamentos interpessoais, da comunicação, da imagem da escola, da relação com o superior e da secretaria de educação; bem como a visão dos funcionários dos profissionais de diferentes áreas da escola e sugestões de melhoras. Para facilitar a compreensão dos resultados, pretende-se após a tabulação dos dados, representa-los no formato de gráficos de forma se se possaverificar quais são os fatores que os motivam nesta ação considerando o clima organizacional da organização escolar estudada. A metodologia adotada é a pesquisa exploratória e de campo com analise quali e quantitativa dos dados. A gestão desse conhecimento requer esforço, determinação e autonomia no processo de geração de mudança que subsidiará a equipe gestora no direcionamento de suas frentes. A busca por aprimoramento do conhecimento ou formas mais eficazes de como compartilhá-lo é incessante e envolve um conjunto de variáveis. No contexto escolar, enquanto instituição organizacional isso não é diferente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-26T17:42:10Z
2019-08-26T17:42:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098702761361408