O INFERNO CRISTÃO E SEU SÉTIMO CÍRCULO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4980 |
Resumo: | A Divina Comédia é uma obra literária escrita por Dante Alighieri no início do século XIV. A obra foi dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Nosso estudo baseia-se na primeira parte do poema. O Inferno Dantesco é dividido em nove círculos infernais, originados da queda do anjo traidor, Lúcifer, ou Diabo. Os círculos diferenciam-se pelos tipos de pecados, punições, demônios e ambientes. Nossa pesquisa tem o objetivo de estudar a representação do sétimo círculo do inferno, ou seja, o setor onde são punidas as almas violentas. Este local divide-se em três giros ou vales, onde são punidos , respectivamente, os violentos contra os outros, os violentos contra si mesmos e os violentos contra Deus. Para isso utilizaremos como referencial teórico o conceito de representação difundido pelo historiador Roger Chartier, Dessa forma pensaremos o próprio inferno e, principalmente, seu sétimo círculo como representados na mentalidade coletiva do homem medieval, como forma de explicar o mundo onde estão inseridos. |
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O INFERNO CRISTÃO E SEU SÉTIMO CÍRCULOIdade MédiaInfernoRepresentaçãoViolênciaA Divina Comédia é uma obra literária escrita por Dante Alighieri no início do século XIV. A obra foi dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Nosso estudo baseia-se na primeira parte do poema. O Inferno Dantesco é dividido em nove círculos infernais, originados da queda do anjo traidor, Lúcifer, ou Diabo. Os círculos diferenciam-se pelos tipos de pecados, punições, demônios e ambientes. Nossa pesquisa tem o objetivo de estudar a representação do sétimo círculo do inferno, ou seja, o setor onde são punidas as almas violentas. Este local divide-se em três giros ou vales, onde são punidos , respectivamente, os violentos contra os outros, os violentos contra si mesmos e os violentos contra Deus. Para isso utilizaremos como referencial teórico o conceito de representação difundido pelo historiador Roger Chartier, Dessa forma pensaremos o próprio inferno e, principalmente, seu sétimo círculo como representados na mentalidade coletiva do homem medieval, como forma de explicar o mundo onde estão inseridos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-13T13:20:57Z2020-02-13T13:20:57Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4980porCOSTA, Daniel Lulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:03Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4980Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:40:03Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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A Divina Comédia é uma obra literária escrita por Dante Alighieri no início do século XIV. A obra foi dividida em três partes: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Nosso estudo baseia-se na primeira parte do poema. O Inferno Dantesco é dividido em nove círculos infernais, originados da queda do anjo traidor, Lúcifer, ou Diabo. Os círculos diferenciam-se pelos tipos de pecados, punições, demônios e ambientes. Nossa pesquisa tem o objetivo de estudar a representação do sétimo círculo do inferno, ou seja, o setor onde são punidas as almas violentas. Este local divide-se em três giros ou vales, onde são punidos , respectivamente, os violentos contra os outros, os violentos contra si mesmos e os violentos contra Deus. Para isso utilizaremos como referencial teórico o conceito de representação difundido pelo historiador Roger Chartier, Dessa forma pensaremos o próprio inferno e, principalmente, seu sétimo círculo como representados na mentalidade coletiva do homem medieval, como forma de explicar o mundo onde estão inseridos. |
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