EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORESCHI, Sabrina Regina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: PIRES, Carla Salati Almeida Ghirello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6857
Resumo: Crianças com síndrome de Down (SD) podem apresentar características como atraso no desenvolvimento motor, desenvolvimento anatômico atípico, perda auditiva, cardiopatia congênita entre outros fatores que podem influenciar o desenvolvimento lingüístico tardio. Sendo assim, a intervenção precoce se faz necessária, uma vez que pode causar um impacto no desenvolvimento de linguagem da criança. Este estudo tem como objetivo caracterizar o início do balbucio canônico em bebês com SD, visando identificar procedimentos que evoquem a emergência deste balbucio e contribuir para o desenvolvimento de linguagem destas crianças, a fim de identificar possíveis similaridades entre crianças que estão se desenvolvendo normalmente. O procedimento será efetuado a partir da seleção dos sujeitos, no qual realizada anamnese com as mães para coleta de informações sobre o bebê. Após a anamnese será aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para que a mãe ou responsável autorize a criança a colaborar com a pesquisa e será explicada a natureza da pesquisa e a forma de coleta dos dados. Também será realizada checagem das vocalizações que o bebê está produzindo, por meio de observação da interação das mães com seus filhos. As sessões serão semanais, com duração de 50 minutos, pelo período de sete meses, perfazendo um total de 28 sessões. Serão realizadas interações face–a–face, mãe– bebê e bebê–terapeuta, com estímulos de conversa com prosódia, variedade de canções contidas em um CD e vocalizadas pela terapeuta e estímulos visuais. As intervenções terão como objetivo estimular o bebê a interagir vocalmente com a terapeuta e sua mãe, observando, interpretando e significando o estabelecimento do contato de olhar, sorrisos, vocalizações e movimentos do bebê. As interações serão filmadas, com o consentimento das mães, para verificar a evolução no desenvolvimento de linguagem dos bebês. Ao final de sete meses de intervenção será solicitado que as mães respondam um questionário, contendo informações sobre o trabalho realizado. Também será elaborado a partir dos dados coletados, um manual contendo informações e orientações sobre os possíveis benefícios da estimulação com bebês SD.
id UNICESU-1_3496b0a5b3ee789db02836cfd9e64292
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6857
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWNBalbucioLinguagemSíndrome de downCrianças com síndrome de Down (SD) podem apresentar características como atraso no desenvolvimento motor, desenvolvimento anatômico atípico, perda auditiva, cardiopatia congênita entre outros fatores que podem influenciar o desenvolvimento lingüístico tardio. Sendo assim, a intervenção precoce se faz necessária, uma vez que pode causar um impacto no desenvolvimento de linguagem da criança. Este estudo tem como objetivo caracterizar o início do balbucio canônico em bebês com SD, visando identificar procedimentos que evoquem a emergência deste balbucio e contribuir para o desenvolvimento de linguagem destas crianças, a fim de identificar possíveis similaridades entre crianças que estão se desenvolvendo normalmente. O procedimento será efetuado a partir da seleção dos sujeitos, no qual realizada anamnese com as mães para coleta de informações sobre o bebê. Após a anamnese será aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para que a mãe ou responsável autorize a criança a colaborar com a pesquisa e será explicada a natureza da pesquisa e a forma de coleta dos dados. Também será realizada checagem das vocalizações que o bebê está produzindo, por meio de observação da interação das mães com seus filhos. As sessões serão semanais, com duração de 50 minutos, pelo período de sete meses, perfazendo um total de 28 sessões. Serão realizadas interações face–a–face, mãe– bebê e bebê–terapeuta, com estímulos de conversa com prosódia, variedade de canções contidas em um CD e vocalizadas pela terapeuta e estímulos visuais. As intervenções terão como objetivo estimular o bebê a interagir vocalmente com a terapeuta e sua mãe, observando, interpretando e significando o estabelecimento do contato de olhar, sorrisos, vocalizações e movimentos do bebê. As interações serão filmadas, com o consentimento das mães, para verificar a evolução no desenvolvimento de linguagem dos bebês. Ao final de sete meses de intervenção será solicitado que as mães respondam um questionário, contendo informações sobre o trabalho realizado. Também será elaborado a partir dos dados coletados, um manual contendo informações e orientações sobre os possíveis benefícios da estimulação com bebês SD.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-28T11:22:12Z2007-10-232021-01-28T11:22:12Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6857porMORESCHI, Sabrina ReginaPIRES, Carla Salati Almeida Ghirelloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-29T06:01:19Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6857Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-29T06:01:19Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
title EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
spellingShingle EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
MORESCHI, Sabrina Regina
Balbucio
Linguagem
Síndrome de down
title_short EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
title_fullStr EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
title_full_unstemmed EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
title_sort EMERGÊNCIA DO BALBUCIO CANÔNICO EM BEBÊS COM SÍNDROME DE DOWN
author MORESCHI, Sabrina Regina
author_facet MORESCHI, Sabrina Regina
PIRES, Carla Salati Almeida Ghirello
author_role author
author2 PIRES, Carla Salati Almeida Ghirello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORESCHI, Sabrina Regina
PIRES, Carla Salati Almeida Ghirello
dc.subject.por.fl_str_mv Balbucio
Linguagem
Síndrome de down
topic Balbucio
Linguagem
Síndrome de down
description Crianças com síndrome de Down (SD) podem apresentar características como atraso no desenvolvimento motor, desenvolvimento anatômico atípico, perda auditiva, cardiopatia congênita entre outros fatores que podem influenciar o desenvolvimento lingüístico tardio. Sendo assim, a intervenção precoce se faz necessária, uma vez que pode causar um impacto no desenvolvimento de linguagem da criança. Este estudo tem como objetivo caracterizar o início do balbucio canônico em bebês com SD, visando identificar procedimentos que evoquem a emergência deste balbucio e contribuir para o desenvolvimento de linguagem destas crianças, a fim de identificar possíveis similaridades entre crianças que estão se desenvolvendo normalmente. O procedimento será efetuado a partir da seleção dos sujeitos, no qual realizada anamnese com as mães para coleta de informações sobre o bebê. Após a anamnese será aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para que a mãe ou responsável autorize a criança a colaborar com a pesquisa e será explicada a natureza da pesquisa e a forma de coleta dos dados. Também será realizada checagem das vocalizações que o bebê está produzindo, por meio de observação da interação das mães com seus filhos. As sessões serão semanais, com duração de 50 minutos, pelo período de sete meses, perfazendo um total de 28 sessões. Serão realizadas interações face–a–face, mãe– bebê e bebê–terapeuta, com estímulos de conversa com prosódia, variedade de canções contidas em um CD e vocalizadas pela terapeuta e estímulos visuais. As intervenções terão como objetivo estimular o bebê a interagir vocalmente com a terapeuta e sua mãe, observando, interpretando e significando o estabelecimento do contato de olhar, sorrisos, vocalizações e movimentos do bebê. As interações serão filmadas, com o consentimento das mães, para verificar a evolução no desenvolvimento de linguagem dos bebês. Ao final de sete meses de intervenção será solicitado que as mães respondam um questionário, contendo informações sobre o trabalho realizado. Também será elaborado a partir dos dados coletados, um manual contendo informações e orientações sobre os possíveis benefícios da estimulação com bebês SD.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-28T11:22:12Z
2021-01-28T11:22:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6857
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098715959787520