EDUCAÇÃO INCLUSIVA BRASILEIRA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1651 |
Resumo: | O presente artigo versará em linhas gerais sobre a inclusão educacional no âmbito das políticas públicas que foram sendo organizadas na perspectiva de Educação Inclusiva. Para facilitar a compreensão da análise, organizamos este estudo em três momentos diferentes que se complementam nas inquietações sobre a Educação Inclusiva no cenário educacional brasileiro, seja ele no âmbito público ou privado das escolas de Educação Básica Regular. Neste sentido, partiremos das perspectivas distintas acerca do termo “deficiência” para que possamos compreender o próprio sentido de inclusão educacional na esfera da Educação Básica. Posteriormente trataremos a respeito das políticas públicas adotadas e consequentemente as tendências que influenciaram a elaboração de nossas leis que prezam pela inclusão educacional. Ao fazermos este trajeto, finalizaremos nossas observações destacando a importância da postura do professor em sala de aula e as possibilidades didáticas possíveis no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em situação de inclusão no que tange o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e sua inserção em nossa sociedade. |
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O presente artigo versará em linhas gerais sobre a inclusão educacional no âmbito das políticas públicas que foram sendo organizadas na perspectiva de Educação Inclusiva. Para facilitar a compreensão da análise, organizamos este estudo em três momentos diferentes que se complementam nas inquietações sobre a Educação Inclusiva no cenário educacional brasileiro, seja ele no âmbito público ou privado das escolas de Educação Básica Regular. Neste sentido, partiremos das perspectivas distintas acerca do termo “deficiência” para que possamos compreender o próprio sentido de inclusão educacional na esfera da Educação Básica. Posteriormente trataremos a respeito das políticas públicas adotadas e consequentemente as tendências que influenciaram a elaboração de nossas leis que prezam pela inclusão educacional. Ao fazermos este trajeto, finalizaremos nossas observações destacando a importância da postura do professor em sala de aula e as possibilidades didáticas possíveis no processo de ensino e aprendizagem dos alunos em situação de inclusão no que tange o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas e sua inserção em nossa sociedade. |
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