A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WAKITA, Sônia Vieira Lima
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações no Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin. Coorientadora: Profa. Dra. Ely Mitie Massuda.
id UNICESU-1_370a82f936f39e2534318b8b6465dd1a
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1108
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalhoEducaçãoEscolas-fábricasWorkhousesGestão do ConhecimentoDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações no Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin. Coorientadora: Profa. Dra. Ely Mitie Massuda.Esta dissertação tem como objetivo analisar as práticas educacionais das casas de trabalho ou workhouses, que foi a base do conhecimento técnico. A partir da primeira e da Segunda Revolução Industrial, com o estabelecimento do trabalho assalariado, foi implantado um modelo de educação que se realizou nesses ambientes para formar trabalhadores oriundos do campo. Por esse motivo, essas instituições foram criadas a partir das chamadas Leis dos Pobres de 1601 e 1834, especialmente. Elas tiveram a função de atribuir suposta ajuda aos pobres, o que ocorreu com a inserção deles nas casas de trabalho. Organizadas, esses ambientes formativos usaram práticas de gestão do conhecimento para sistematizar a educação para o trabalho. Disciplina, regras de controle do tempo, a organização do conhecimento entre outros recursos utilizados. Um estudo desta natureza se justifica porque põe em discussão as origens do ensino técnico e do modo como a educação e o conhecimento estavam associados. Para isso, esta pesquisa prioriza uma análise historiográfica a fim de compreenderas casas de trabalho e o tipo de educação desenvolvida por ela na formação de novos hábitos e valores.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARBORDIN, Reginaldo AliçandroMASSUDA, Ely MitieWAKITA, Sônia Vieira Lima2019-08-02T18:39:30Z2019-08-02T18:39:30Z2018-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:56Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1108Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:56Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
title A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
spellingShingle A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
WAKITA, Sônia Vieira Lima
Educação
Escolas-fábricas
Workhouses
Gestão do Conhecimento
title_short A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
title_full A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
title_fullStr A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
title_full_unstemmed A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
title_sort A gestão das Workhouses: uma educação para o trabalho
author WAKITA, Sônia Vieira Lima
author_facet WAKITA, Sônia Vieira Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BORDIN, Reginaldo Aliçandro
MASSUDA, Ely Mitie
dc.contributor.author.fl_str_mv WAKITA, Sônia Vieira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escolas-fábricas
Workhouses
Gestão do Conhecimento
topic Educação
Escolas-fábricas
Workhouses
Gestão do Conhecimento
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações no Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin. Coorientadora: Profa. Dra. Ely Mitie Massuda.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-30
2019-08-02T18:39:30Z
2019-08-02T18:39:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309684906721280