ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HOFF, Márcia Marta
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SOUZA, Aline Francisca de, SANCHES, Diógenes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6772
Resumo: Os seres vivos se adaptam aos períodos diários de luz e escuridão. Em todas as espécies há fenômenos que se repetem com regularidade, são os chamados ritmos biológicos que são estudados pela cronobiologia. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento cronobiológico dos alunos do 3o e 4o anos de Ciências Biológicas Cesumar. A importância da utilização dos dados cronobiológicos permite classificar os indivíduos, segundo a cronobiologia, em matutinos, vespertinos e intermediários que atuam na área educacional e profissional. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado questionário, aplicado aos acadêmicos do 3o e 4o anos do curso de Ciências Biológicas do Cesumar. Após a classificação os dados obtidos foram analisados de acordo com a tabela de Horne e Osteberg (1976). Os resultados mostram que 2 (3,12%) eram definitivamente matutinos, 15(23,43%) eram moderadamente matutinos, 39(60,93%) eram intermediários, 6(9,37%) eram moderadamente vespertinos e 2(3,12%) eram definitivamente vespertinos. Quanto ao horário que os entrevistados preferiam trabalhar 53,4% preferiam pela manhã, 30% à tarde, 16,6% à noite. A Escolha pelos diversos outros horários apresentados foram menos evidentes.
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