ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HOFF, Márcia Marta
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: SOUZA, Aline Francisca de, SANCHES, Diógenes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6772
Resumo: Os seres vivos se adaptam aos períodos diários de luz e escuridão. Em todas as espécies há fenômenos que se repetem com regularidade, são os chamados ritmos biológicos que são estudados pela cronobiologia. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento cronobiológico dos alunos do 3o e 4o anos de Ciências Biológicas Cesumar. A importância da utilização dos dados cronobiológicos permite classificar os indivíduos, segundo a cronobiologia, em matutinos, vespertinos e intermediários que atuam na área educacional e profissional. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado questionário, aplicado aos acadêmicos do 3o e 4o anos do curso de Ciências Biológicas do Cesumar. Após a classificação os dados obtidos foram analisados de acordo com a tabela de Horne e Osteberg (1976). Os resultados mostram que 2 (3,12%) eram definitivamente matutinos, 15(23,43%) eram moderadamente matutinos, 39(60,93%) eram intermediários, 6(9,37%) eram moderadamente vespertinos e 2(3,12%) eram definitivamente vespertinos. Quanto ao horário que os entrevistados preferiam trabalhar 53,4% preferiam pela manhã, 30% à tarde, 16,6% à noite. A Escolha pelos diversos outros horários apresentados foram menos evidentes.
id UNICESU -1_3ebba75c19b22e4bfa3c6cc817429182
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6772
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMARCronobiologiaCronotiposRitmos circadianosOs seres vivos se adaptam aos períodos diários de luz e escuridão. Em todas as espécies há fenômenos que se repetem com regularidade, são os chamados ritmos biológicos que são estudados pela cronobiologia. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento cronobiológico dos alunos do 3o e 4o anos de Ciências Biológicas Cesumar. A importância da utilização dos dados cronobiológicos permite classificar os indivíduos, segundo a cronobiologia, em matutinos, vespertinos e intermediários que atuam na área educacional e profissional. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado questionário, aplicado aos acadêmicos do 3o e 4o anos do curso de Ciências Biológicas do Cesumar. Após a classificação os dados obtidos foram analisados de acordo com a tabela de Horne e Osteberg (1976). Os resultados mostram que 2 (3,12%) eram definitivamente matutinos, 15(23,43%) eram moderadamente matutinos, 39(60,93%) eram intermediários, 6(9,37%) eram moderadamente vespertinos e 2(3,12%) eram definitivamente vespertinos. Quanto ao horário que os entrevistados preferiam trabalhar 53,4% preferiam pela manhã, 30% à tarde, 16,6% à noite. A Escolha pelos diversos outros horários apresentados foram menos evidentes.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-26T16:42:00Z2007-10-232021-01-26T16:42:00Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6772porHOFF, Márcia MartaSOUZA, Aline Francisca deSANCHES, Diógenesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-27T06:01:54ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR
title ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR
spellingShingle ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR
HOFF, Márcia Marta
Cronobiologia
Cronotipos
Ritmos circadianos
title_short ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR
title_full ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR
title_fullStr ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR
title_full_unstemmed ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR
title_sort ANÁLISE CRONOBIOLÓGICO DOS ALUNOS DO 3o E 4o ANOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CESUMAR
author HOFF, Márcia Marta
author_facet HOFF, Márcia Marta
SOUZA, Aline Francisca de
SANCHES, Diógenes
author_role author
author2 SOUZA, Aline Francisca de
SANCHES, Diógenes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv HOFF, Márcia Marta
SOUZA, Aline Francisca de
SANCHES, Diógenes
dc.subject.por.fl_str_mv Cronobiologia
Cronotipos
Ritmos circadianos
topic Cronobiologia
Cronotipos
Ritmos circadianos
description Os seres vivos se adaptam aos períodos diários de luz e escuridão. Em todas as espécies há fenômenos que se repetem com regularidade, são os chamados ritmos biológicos que são estudados pela cronobiologia. O objetivo deste trabalho foi analisar o comportamento cronobiológico dos alunos do 3o e 4o anos de Ciências Biológicas Cesumar. A importância da utilização dos dados cronobiológicos permite classificar os indivíduos, segundo a cronobiologia, em matutinos, vespertinos e intermediários que atuam na área educacional e profissional. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizado questionário, aplicado aos acadêmicos do 3o e 4o anos do curso de Ciências Biológicas do Cesumar. Após a classificação os dados obtidos foram analisados de acordo com a tabela de Horne e Osteberg (1976). Os resultados mostram que 2 (3,12%) eram definitivamente matutinos, 15(23,43%) eram moderadamente matutinos, 39(60,93%) eram intermediários, 6(9,37%) eram moderadamente vespertinos e 2(3,12%) eram definitivamente vespertinos. Quanto ao horário que os entrevistados preferiam trabalhar 53,4% preferiam pela manhã, 30% à tarde, 16,6% à noite. A Escolha pelos diversos outros horários apresentados foram menos evidentes.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-26T16:42:00Z
2021-01-26T16:42:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6772
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771949411467264