'DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM E AUDITIVO DE CRIANÇAS OUVINTES FILHOS DE PAIS SURDOS: ESTUDO DE DOIS CASOS'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AGOSTINHO, Cintia Denise
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7020
Resumo: A estreita relação que existe entre a audição e o desenvolvimento da linguagem no ser humano torna o diagnóstico das causas da deficiência auditiva de extrema importância. A prevenção da perda auditiva na criança é uma forma de proteger e impedir que ela sofra os efeitos provocados pela falta de estimulação auditiva sobre a função da linguagem. A linguagem não se resume apenas na comunicação oral, ela é muito mais ampla, pode ocorrer por meio de um contato de olho, respeito de troca de turno e outros, e a audição é muito importante para que ela ocorra. [OBJETIVO] Descrever o desenvolvimento de linguagem e auditivo de crianças ouvintes, cujos pais apresentam perda auditiva, visando identificar a importância da díade mãe-bebê para o desenvolvimento e comparar com a normalidade. [MÉTODO] Está sendo realizado mensalmente audiometria comportamental, timpanometria e filmagens da díade mãe-bebê. Serão sujeitos deste estudo, duas crianças ouvintes com faixa etária entre um mês e seis meses de vida, cuja uma delas o pai apresenta perda auditiva sensório-neural profunda bilateral e a mãe perda auditiva sensório-neural de 2o grau moderado à direita e de 1o grau severo à esquerda. E a outra o pai e a mãe apresentam perda auditiva sensório-neural profunda bilateral. [RESULTADOS E DISCUSSÕES] Trabalho em andamento, está sendo feita à coleta de dados. [CONSIDERAÇÕES FINAIS] É primordial para a aquisição e o desenvolvimento da palavra, da linguagem, assim como da adaptação social, a criança possuir sistema auditivo anátomo-fisiologicamente funcionante e um mediador dando significado as suas ações.
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