OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1365 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo trabalhar aspectos dos princípios que regem as propagandas no consumo voltados à criança. Primeiramente será abordado o que a lei entende por criança que vem conceituado na no art. 2º da Lei nº 8.069/1990. Posteriormente os princípios relacionados ao direito do consumidor e como eles vem sendo aplicados na prática pela indústria da publicidade e propaganda voltados a esse grupo. Será que a indústria respeita a Lei? O direito tutela esse grupo de maneira efetiva? Um dos princípios que garantem um tratamento diferenciado as crianças é o princípio da vulnerabilidade, que pressupõe uma fragilidade que deve ser protegida. O Estado tem uma atuação efetiva nessa proteção? Os pais e o Estado têm o dever de zelar pela integridade física e psíquica desses sujeitos. Assim nota-se que o Estado não é de todo descuidado com o tema, porém devido sua importância ainda é necessário que este atue de forma mais enérgica quando o assunto é evitar abusos e ilegalidades na publicidade e propaganda voltada a criança. A metodologia utilizada será o método teórico, utilizando pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional relacionados ao tema, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos. Os dados serão coletados através de livros e meios eletrônicos. Espera-se, com a presente pesquisa, fazer uma análise crítica sobre as questões do consumo frente a criança (vulnerável), apontando possíveis abusos e irregularidades na publicidade e propaganda voltados a esse público. |
id |
UNICESU-1_47a433aad978dd39e9115006060c9913 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1365 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇADireito do consumocriançaprincípios gerais do direito do consumidorpublicidade e propagandacriança e consumoA presente pesquisa tem por objetivo trabalhar aspectos dos princípios que regem as propagandas no consumo voltados à criança. Primeiramente será abordado o que a lei entende por criança que vem conceituado na no art. 2º da Lei nº 8.069/1990. Posteriormente os princípios relacionados ao direito do consumidor e como eles vem sendo aplicados na prática pela indústria da publicidade e propaganda voltados a esse grupo. Será que a indústria respeita a Lei? O direito tutela esse grupo de maneira efetiva? Um dos princípios que garantem um tratamento diferenciado as crianças é o princípio da vulnerabilidade, que pressupõe uma fragilidade que deve ser protegida. O Estado tem uma atuação efetiva nessa proteção? Os pais e o Estado têm o dever de zelar pela integridade física e psíquica desses sujeitos. Assim nota-se que o Estado não é de todo descuidado com o tema, porém devido sua importância ainda é necessário que este atue de forma mais enérgica quando o assunto é evitar abusos e ilegalidades na publicidade e propaganda voltada a criança. A metodologia utilizada será o método teórico, utilizando pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional relacionados ao tema, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos. Os dados serão coletados através de livros e meios eletrônicos. Espera-se, com a presente pesquisa, fazer uma análise crítica sobre as questões do consumo frente a criança (vulnerável), apontando possíveis abusos e irregularidades na publicidade e propaganda voltados a esse público.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T14:49:55Z2019-08-12T14:49:55Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1365porCAMARGO, Ana Claudia DiasPOMIN, Andryelle Vanessa Camiloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:21:19Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1365Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:21:19Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA |
title |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA |
spellingShingle |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA CAMARGO, Ana Claudia Dias Direito do consumo criança princípios gerais do direito do consumidor publicidade e propaganda criança e consumo |
title_short |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA |
title_full |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA |
title_fullStr |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA |
title_full_unstemmed |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA |
title_sort |
OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA |
author |
CAMARGO, Ana Claudia Dias |
author_facet |
CAMARGO, Ana Claudia Dias POMIN, Andryelle Vanessa Camilo |
author_role |
author |
author2 |
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMARGO, Ana Claudia Dias POMIN, Andryelle Vanessa Camilo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito do consumo criança princípios gerais do direito do consumidor publicidade e propaganda criança e consumo |
topic |
Direito do consumo criança princípios gerais do direito do consumidor publicidade e propaganda criança e consumo |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo trabalhar aspectos dos princípios que regem as propagandas no consumo voltados à criança. Primeiramente será abordado o que a lei entende por criança que vem conceituado na no art. 2º da Lei nº 8.069/1990. Posteriormente os princípios relacionados ao direito do consumidor e como eles vem sendo aplicados na prática pela indústria da publicidade e propaganda voltados a esse grupo. Será que a indústria respeita a Lei? O direito tutela esse grupo de maneira efetiva? Um dos princípios que garantem um tratamento diferenciado as crianças é o princípio da vulnerabilidade, que pressupõe uma fragilidade que deve ser protegida. O Estado tem uma atuação efetiva nessa proteção? Os pais e o Estado têm o dever de zelar pela integridade física e psíquica desses sujeitos. Assim nota-se que o Estado não é de todo descuidado com o tema, porém devido sua importância ainda é necessário que este atue de forma mais enérgica quando o assunto é evitar abusos e ilegalidades na publicidade e propaganda voltada a criança. A metodologia utilizada será o método teórico, utilizando pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional relacionados ao tema, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos. Os dados serão coletados através de livros e meios eletrônicos. Espera-se, com a presente pesquisa, fazer uma análise crítica sobre as questões do consumo frente a criança (vulnerável), apontando possíveis abusos e irregularidades na publicidade e propaganda voltados a esse público. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-24 2019-08-12T14:49:55Z 2019-08-12T14:49:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1365 |
identifier_str_mv |
978-85-459-0773-2 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1365 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098725402214400 |