OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMARGO, Ana Claudia Dias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1365
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo trabalhar aspectos dos princípios que regem as propagandas no consumo voltados à criança. Primeiramente será abordado o que a lei entende por criança que vem conceituado na no art. 2º da Lei nº 8.069/1990. Posteriormente os princípios relacionados ao direito do consumidor e como eles vem sendo aplicados na prática pela indústria da publicidade e propaganda voltados a esse grupo. Será que a indústria respeita a Lei? O direito tutela esse grupo de maneira efetiva? Um dos princípios que garantem um tratamento diferenciado as crianças é o princípio da vulnerabilidade, que pressupõe uma fragilidade que deve ser protegida. O Estado tem uma atuação efetiva nessa proteção? Os pais e o Estado têm o dever de zelar pela integridade física e psíquica desses sujeitos. Assim nota-se que o Estado não é de todo descuidado com o tema, porém devido sua importância ainda é necessário que este atue de forma mais enérgica quando o assunto é evitar abusos e ilegalidades na publicidade e propaganda voltada a criança. A metodologia utilizada será o método teórico, utilizando pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional relacionados ao tema, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos. Os dados serão coletados através de livros e meios eletrônicos. Espera-se, com a presente pesquisa, fazer uma análise crítica sobre as questões do consumo frente a criança (vulnerável), apontando possíveis abusos e irregularidades na publicidade e propaganda voltados a esse público.
id UNICESU-1_47a433aad978dd39e9115006060c9913
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1365
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇADireito do consumocriançaprincípios gerais do direito do consumidorpublicidade e propagandacriança e consumoA presente pesquisa tem por objetivo trabalhar aspectos dos princípios que regem as propagandas no consumo voltados à criança. Primeiramente será abordado o que a lei entende por criança que vem conceituado na no art. 2º da Lei nº 8.069/1990. Posteriormente os princípios relacionados ao direito do consumidor e como eles vem sendo aplicados na prática pela indústria da publicidade e propaganda voltados a esse grupo. Será que a indústria respeita a Lei? O direito tutela esse grupo de maneira efetiva? Um dos princípios que garantem um tratamento diferenciado as crianças é o princípio da vulnerabilidade, que pressupõe uma fragilidade que deve ser protegida. O Estado tem uma atuação efetiva nessa proteção? Os pais e o Estado têm o dever de zelar pela integridade física e psíquica desses sujeitos. Assim nota-se que o Estado não é de todo descuidado com o tema, porém devido sua importância ainda é necessário que este atue de forma mais enérgica quando o assunto é evitar abusos e ilegalidades na publicidade e propaganda voltada a criança. A metodologia utilizada será o método teórico, utilizando pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional relacionados ao tema, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos. Os dados serão coletados através de livros e meios eletrônicos. Espera-se, com a presente pesquisa, fazer uma análise crítica sobre as questões do consumo frente a criança (vulnerável), apontando possíveis abusos e irregularidades na publicidade e propaganda voltados a esse público.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T14:49:55Z2019-08-12T14:49:55Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1365porCAMARGO, Ana Claudia DiasPOMIN, Andryelle Vanessa Camiloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:21:19Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1365Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:21:19Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
title OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
spellingShingle OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
CAMARGO, Ana Claudia Dias
Direito do consumo
criança
princípios gerais do direito do consumidor
publicidade e propaganda
criança e consumo
title_short OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
title_full OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
title_fullStr OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
title_full_unstemmed OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
title_sort OS PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA
author CAMARGO, Ana Claudia Dias
author_facet CAMARGO, Ana Claudia Dias
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
author_role author
author2 POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMARGO, Ana Claudia Dias
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do consumo
criança
princípios gerais do direito do consumidor
publicidade e propaganda
criança e consumo
topic Direito do consumo
criança
princípios gerais do direito do consumidor
publicidade e propaganda
criança e consumo
description A presente pesquisa tem por objetivo trabalhar aspectos dos princípios que regem as propagandas no consumo voltados à criança. Primeiramente será abordado o que a lei entende por criança que vem conceituado na no art. 2º da Lei nº 8.069/1990. Posteriormente os princípios relacionados ao direito do consumidor e como eles vem sendo aplicados na prática pela indústria da publicidade e propaganda voltados a esse grupo. Será que a indústria respeita a Lei? O direito tutela esse grupo de maneira efetiva? Um dos princípios que garantem um tratamento diferenciado as crianças é o princípio da vulnerabilidade, que pressupõe uma fragilidade que deve ser protegida. O Estado tem uma atuação efetiva nessa proteção? Os pais e o Estado têm o dever de zelar pela integridade física e psíquica desses sujeitos. Assim nota-se que o Estado não é de todo descuidado com o tema, porém devido sua importância ainda é necessário que este atue de forma mais enérgica quando o assunto é evitar abusos e ilegalidades na publicidade e propaganda voltada a criança. A metodologia utilizada será o método teórico, utilizando pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional relacionados ao tema, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos. Os dados serão coletados através de livros e meios eletrônicos. Espera-se, com a presente pesquisa, fazer uma análise crítica sobre as questões do consumo frente a criança (vulnerável), apontando possíveis abusos e irregularidades na publicidade e propaganda voltados a esse público.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T14:49:55Z
2019-08-12T14:49:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1365
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098725402214400