A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Beatriz Felisbino de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DAL FORNO, Letícia Fleig
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3751
Resumo: Este estudo objetiva relacionar a aprendizagem na perspectiva colaborativa e articulada em relação ao processo de inclusão escolar, reconhecendo que o aluno matriculado nas series regulares de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, volta-se para o aprender, e no processo de inclusão, o aprender exige da equipe profissional a aprendizagem colaborativa e o trabalho articulado no convívio dos docentes regente e de apoio. Através de uma revisão bibliográfica descritiva, buscaram-se referencias que interligassem os temas educação, aprendizagem, inclusão e trabalho em equipe, para que se organize um material fundamental em relação ao professor e ao aluno, na promoção de uma aprendizagem mais ativa por meio de estímulos, visando tornar o discente mais autônomo, capaz de compreender os vários conceitos trabalhados, construindo sua identidade com apoio dos professores já supracitados. Desta forma a revisão bibliográfica foi focada em apresentar o viés de interação dos professores, em processo de autorreflexão colaborativa sobre suas próprias práticas docentes, englobando dificuldades, desafios e conquistas possíveis.
id UNICESU-1_4b4142b8f3afd5748c2c0126992b9de1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3751
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOInclusãoSala de aulaTrabalho em equipeEste estudo objetiva relacionar a aprendizagem na perspectiva colaborativa e articulada em relação ao processo de inclusão escolar, reconhecendo que o aluno matriculado nas series regulares de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, volta-se para o aprender, e no processo de inclusão, o aprender exige da equipe profissional a aprendizagem colaborativa e o trabalho articulado no convívio dos docentes regente e de apoio. Através de uma revisão bibliográfica descritiva, buscaram-se referencias que interligassem os temas educação, aprendizagem, inclusão e trabalho em equipe, para que se organize um material fundamental em relação ao professor e ao aluno, na promoção de uma aprendizagem mais ativa por meio de estímulos, visando tornar o discente mais autônomo, capaz de compreender os vários conceitos trabalhados, construindo sua identidade com apoio dos professores já supracitados. Desta forma a revisão bibliográfica foi focada em apresentar o viés de interação dos professores, em processo de autorreflexão colaborativa sobre suas próprias práticas docentes, englobando dificuldades, desafios e conquistas possíveis.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-02T18:55:29Z2020-01-02T18:55:29Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3751porMORAES, Beatriz Felisbino deDAL FORNO, Letícia Fleiginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:22:24Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3751Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:22:24Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
spellingShingle A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
MORAES, Beatriz Felisbino de
Inclusão
Sala de aula
Trabalho em equipe
title_short A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_full A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_fullStr A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_full_unstemmed A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_sort A APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E ARTICULADA: A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES REGULARES E PROFESSORES DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
author MORAES, Beatriz Felisbino de
author_facet MORAES, Beatriz Felisbino de
DAL FORNO, Letícia Fleig
author_role author
author2 DAL FORNO, Letícia Fleig
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Beatriz Felisbino de
DAL FORNO, Letícia Fleig
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Sala de aula
Trabalho em equipe
topic Inclusão
Sala de aula
Trabalho em equipe
description Este estudo objetiva relacionar a aprendizagem na perspectiva colaborativa e articulada em relação ao processo de inclusão escolar, reconhecendo que o aluno matriculado nas series regulares de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, volta-se para o aprender, e no processo de inclusão, o aprender exige da equipe profissional a aprendizagem colaborativa e o trabalho articulado no convívio dos docentes regente e de apoio. Através de uma revisão bibliográfica descritiva, buscaram-se referencias que interligassem os temas educação, aprendizagem, inclusão e trabalho em equipe, para que se organize um material fundamental em relação ao professor e ao aluno, na promoção de uma aprendizagem mais ativa por meio de estímulos, visando tornar o discente mais autônomo, capaz de compreender os vários conceitos trabalhados, construindo sua identidade com apoio dos professores já supracitados. Desta forma a revisão bibliográfica foi focada em apresentar o viés de interação dos professores, em processo de autorreflexão colaborativa sobre suas próprias práticas docentes, englobando dificuldades, desafios e conquistas possíveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-02T18:55:29Z
2020-01-02T18:55:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3751
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309692164964352