PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Natália Ferreira da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1372
Resumo: O presente trabalho tem por escopo estudar e analisar de forma multidisciplinar a veiculação de publicidades voltadas às crianças e adolescentes, demonstrando suas inadequações e, consequentemente os efeitos negativos que estas podem trazer ao desenvolvimento sadio dos infantes e à sociedade como um todo. Ademais, pretende-se estudar como o Estado poderá proteger às crianças e os adolescentes frente à publicidade e possíveis conflitos entre princípios fundamentais. Para isso, é imprescindível a criação de uma regulamentação específica com cogência legal limitando a publicidade, com o intuito de garantir a eficácia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. E, demonstrar que apesar de existirem conflitos entre princípios, ao se aplicar as teorias da ponderação e restrição, determinar-se-á que os infantes necessitam de proteção face a condição de vulnerabilidade por estarem em fase de desenvolvimento e serem facilmente influenciados por publicidades inadequadas. Para tanto, a pesquisa será desenvolvida por meio do método teórico, que consiste na pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional que sejam pertinentes, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos.
id UNICESU-1_4d16607dc97c532fe32330e61801a6c5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1372
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTECriança consumidoraproteçãopublicidade infantilsociedade de consumoO presente trabalho tem por escopo estudar e analisar de forma multidisciplinar a veiculação de publicidades voltadas às crianças e adolescentes, demonstrando suas inadequações e, consequentemente os efeitos negativos que estas podem trazer ao desenvolvimento sadio dos infantes e à sociedade como um todo. Ademais, pretende-se estudar como o Estado poderá proteger às crianças e os adolescentes frente à publicidade e possíveis conflitos entre princípios fundamentais. Para isso, é imprescindível a criação de uma regulamentação específica com cogência legal limitando a publicidade, com o intuito de garantir a eficácia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. E, demonstrar que apesar de existirem conflitos entre princípios, ao se aplicar as teorias da ponderação e restrição, determinar-se-á que os infantes necessitam de proteção face a condição de vulnerabilidade por estarem em fase de desenvolvimento e serem facilmente influenciados por publicidades inadequadas. Para tanto, a pesquisa será desenvolvida por meio do método teórico, que consiste na pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional que sejam pertinentes, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-12T16:58:24Z2019-08-12T16:58:24Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1372porSILVA, Natália Ferreira daPOMIN, Andryelle Vanessa Camiloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:21:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1372Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:21:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
title PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
spellingShingle PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
SILVA, Natália Ferreira da
Criança consumidora
proteção
publicidade infantil
sociedade de consumo
title_short PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
title_full PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
title_fullStr PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
title_full_unstemmed PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
title_sort PRINCÍPIOS PUBLICITÁRIOS CONSUMERISTAS DE PROTEÇÃO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
author SILVA, Natália Ferreira da
author_facet SILVA, Natália Ferreira da
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
author_role author
author2 POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Natália Ferreira da
POMIN, Andryelle Vanessa Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Criança consumidora
proteção
publicidade infantil
sociedade de consumo
topic Criança consumidora
proteção
publicidade infantil
sociedade de consumo
description O presente trabalho tem por escopo estudar e analisar de forma multidisciplinar a veiculação de publicidades voltadas às crianças e adolescentes, demonstrando suas inadequações e, consequentemente os efeitos negativos que estas podem trazer ao desenvolvimento sadio dos infantes e à sociedade como um todo. Ademais, pretende-se estudar como o Estado poderá proteger às crianças e os adolescentes frente à publicidade e possíveis conflitos entre princípios fundamentais. Para isso, é imprescindível a criação de uma regulamentação específica com cogência legal limitando a publicidade, com o intuito de garantir a eficácia dos direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes. E, demonstrar que apesar de existirem conflitos entre princípios, ao se aplicar as teorias da ponderação e restrição, determinar-se-á que os infantes necessitam de proteção face a condição de vulnerabilidade por estarem em fase de desenvolvimento e serem facilmente influenciados por publicidades inadequadas. Para tanto, a pesquisa será desenvolvida por meio do método teórico, que consiste na pesquisa de obras doutrinárias, de artigos científicos, de legislação nacional e internacional que sejam pertinentes, e, ainda, na análise da jurisprudência e de documentos eletrônicos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-12T16:58:24Z
2019-08-12T16:58:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1372
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1372
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098705040965632