HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOCHI, Cássio Marcelo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: PINHATTI, Rafael Jorge, DONIN, Rubens Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4852
Resumo: Na década de 1940, Miguel Reale lançou as bases de sua “Teoria Tridimensional do Direito”, que se tornaria mundialmente reconhecida por tomar a norma como resultante da tensão entre valor e fato. Tal teoria, fugindo ao normativismo jurídico, proporcionava abordagem inovadora das questões jurídicas, encontrando numerosos adeptos, em diversas áreas do Direito. Por essa teoria, Direito não é só norma (como queria Kelsen), não é só fato (como declaravam os marxistas e economistas do Direito), nem só valor (como pensam os adeptos do Direito Natural Tomista). O Direito representa a união desses três elementos. Diante dessas constatações iniciais, tem-se que o objetivo da pesquisa ora proposta é analisar a visão de Miguel Reale sobre a questão axiológica, em concordância com os outros elementos de sua Teoria Tridimensional (fato e norma), com foco no Historicismo Axiológico, ou seja, em sua formação histórico- cultural. Em termos metodológicos, realizar-se-á pesquisa teórica e bibliográfica, com base nas obras de variados autores, avaliando o assunto com objetividade. Na elaboração do artigo científico empregar-se-á o método cartesiano, expondo o tema com clareza, distinguindo seus elementos ordenadamente sem isolá-los uns dos outros, e evitando que restem dúvidas sobre o exposto. Frente à discussão doutrinária, buscar-se-á a imparcialidade. A técnica de pesquisa seguirá o método sistêmico. E, por fim, em nível de resultados esperados, o estudo projetado se iniciará com uma exposição geral da Teoria Tridimensional, suas vertentes e comparação com outras teorias, para posterior concentração no conceito e elementos do valor e os elementos, de acordo com principal teoria em questão.
id UNICESU-1_4dee8347c8a6006a9d9580937732105d
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4852
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALECulturaDireitoHistoricismo axiológicoValorNa década de 1940, Miguel Reale lançou as bases de sua “Teoria Tridimensional do Direito”, que se tornaria mundialmente reconhecida por tomar a norma como resultante da tensão entre valor e fato. Tal teoria, fugindo ao normativismo jurídico, proporcionava abordagem inovadora das questões jurídicas, encontrando numerosos adeptos, em diversas áreas do Direito. Por essa teoria, Direito não é só norma (como queria Kelsen), não é só fato (como declaravam os marxistas e economistas do Direito), nem só valor (como pensam os adeptos do Direito Natural Tomista). O Direito representa a união desses três elementos. Diante dessas constatações iniciais, tem-se que o objetivo da pesquisa ora proposta é analisar a visão de Miguel Reale sobre a questão axiológica, em concordância com os outros elementos de sua Teoria Tridimensional (fato e norma), com foco no Historicismo Axiológico, ou seja, em sua formação histórico- cultural. Em termos metodológicos, realizar-se-á pesquisa teórica e bibliográfica, com base nas obras de variados autores, avaliando o assunto com objetividade. Na elaboração do artigo científico empregar-se-á o método cartesiano, expondo o tema com clareza, distinguindo seus elementos ordenadamente sem isolá-los uns dos outros, e evitando que restem dúvidas sobre o exposto. Frente à discussão doutrinária, buscar-se-á a imparcialidade. A técnica de pesquisa seguirá o método sistêmico. E, por fim, em nível de resultados esperados, o estudo projetado se iniciará com uma exposição geral da Teoria Tridimensional, suas vertentes e comparação com outras teorias, para posterior concentração no conceito e elementos do valor e os elementos, de acordo com principal teoria em questão.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-04T17:24:31Z2020-02-04T17:24:31Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4852porMOCHI, Cássio MarceloPINHATTI, Rafael JorgeDONIN, Rubens Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:38:19Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4852Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:38:19Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE
title HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE
spellingShingle HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE
MOCHI, Cássio Marcelo
Cultura
Direito
Historicismo axiológico
Valor
title_short HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE
title_full HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE
title_fullStr HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE
title_full_unstemmed HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE
title_sort HISTORICISMO AXIOLÓGICO: A CONSTRUÇÃO DO VALOR SEGUNDO MIGUEL REALE
author MOCHI, Cássio Marcelo
author_facet MOCHI, Cássio Marcelo
PINHATTI, Rafael Jorge
DONIN, Rubens Silveira
author_role author
author2 PINHATTI, Rafael Jorge
DONIN, Rubens Silveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOCHI, Cássio Marcelo
PINHATTI, Rafael Jorge
DONIN, Rubens Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Direito
Historicismo axiológico
Valor
topic Cultura
Direito
Historicismo axiológico
Valor
description Na década de 1940, Miguel Reale lançou as bases de sua “Teoria Tridimensional do Direito”, que se tornaria mundialmente reconhecida por tomar a norma como resultante da tensão entre valor e fato. Tal teoria, fugindo ao normativismo jurídico, proporcionava abordagem inovadora das questões jurídicas, encontrando numerosos adeptos, em diversas áreas do Direito. Por essa teoria, Direito não é só norma (como queria Kelsen), não é só fato (como declaravam os marxistas e economistas do Direito), nem só valor (como pensam os adeptos do Direito Natural Tomista). O Direito representa a união desses três elementos. Diante dessas constatações iniciais, tem-se que o objetivo da pesquisa ora proposta é analisar a visão de Miguel Reale sobre a questão axiológica, em concordância com os outros elementos de sua Teoria Tridimensional (fato e norma), com foco no Historicismo Axiológico, ou seja, em sua formação histórico- cultural. Em termos metodológicos, realizar-se-á pesquisa teórica e bibliográfica, com base nas obras de variados autores, avaliando o assunto com objetividade. Na elaboração do artigo científico empregar-se-á o método cartesiano, expondo o tema com clareza, distinguindo seus elementos ordenadamente sem isolá-los uns dos outros, e evitando que restem dúvidas sobre o exposto. Frente à discussão doutrinária, buscar-se-á a imparcialidade. A técnica de pesquisa seguirá o método sistêmico. E, por fim, em nível de resultados esperados, o estudo projetado se iniciará com uma exposição geral da Teoria Tridimensional, suas vertentes e comparação com outras teorias, para posterior concentração no conceito e elementos do valor e os elementos, de acordo com principal teoria em questão.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-04T17:24:31Z
2020-02-04T17:24:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4852
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098708093370368