ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Marcela Garcia de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: BORGES, Thaís Cristina Vendrameto, AMARAL, Marcelo Augusto
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2059
Resumo: A Queiloscopia pode ser definida como o estudo, registro e classificação dos sulcos localizados na superfície da mucosa dos lábios. Trata-se de uma técnica de identificação humana ainda pouco empregada, mas que tem se tornado relevante, uma vez que pode ser útil em casos em que marcas de impressões labiais são deixadas em objetos, tais como: cigarros, copos, guardanapos, roupas entre outros. Tal técnica se fundamenta no fato de que os lábios possuem diversas particularidades individuais que respondem a uma base genética, além de seguir os princípios técnicos de identificação humana: individualidade, imutabilidade, perenidade, praticabilidade e classificabilidade. O objetivo da presente pesquisa será analisar os sulcos labiais de um grupo de universitários da Região Sul do Brasil, bem como classificar segundo o método queiloscópico proposto por Suzuki e Tsuchihashi e as variáveis sexo, faixa etária e cor da pele desta população de estudo. Será realizado um estudo observacional, classificatório e transversal com abordagem quanti-qualitativa dos sulcos labiais. A amostra será composta por universitários do curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá de ambos os sexos, faixa etária de 18 a 21 anos e diferentes etnias. Para a coleta dos dados será utilizada sobre os lábios secos, imóveis, fechados e relaxados, uma amostra individual de batom. Em seguida, os lábios serão pressionados ligeiramente em movimento de “rolagem”, da esquerda para direita, contra uma cartolina branca (caracterizada como substrato da impressão) apoiada sobre uma placa de vidro. Após a impressão labial será subdividida em oito quadrantes enumerados em sentido horário, e cada tipo de sulco analisado será classificado segundo o sistema proposto por Suzuki e Tsuchihashi. Os dados quantitativos obtidos no estudo serão processados no software Statistical Package for the Social Sciences, e realizada à análise estatística descritiva e inferencial não-paramétrica (Teste Qui-Quadrado de Pearson e Exato de Fisher), considerando o nível de significância de 5%.
id UNICESU-1_5059ff8eb8792534c985dc26152e68b6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2059
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASILIdentificação HumanaLábioMorfologiaOdontologia LegalA Queiloscopia pode ser definida como o estudo, registro e classificação dos sulcos localizados na superfície da mucosa dos lábios. Trata-se de uma técnica de identificação humana ainda pouco empregada, mas que tem se tornado relevante, uma vez que pode ser útil em casos em que marcas de impressões labiais são deixadas em objetos, tais como: cigarros, copos, guardanapos, roupas entre outros. Tal técnica se fundamenta no fato de que os lábios possuem diversas particularidades individuais que respondem a uma base genética, além de seguir os princípios técnicos de identificação humana: individualidade, imutabilidade, perenidade, praticabilidade e classificabilidade. O objetivo da presente pesquisa será analisar os sulcos labiais de um grupo de universitários da Região Sul do Brasil, bem como classificar segundo o método queiloscópico proposto por Suzuki e Tsuchihashi e as variáveis sexo, faixa etária e cor da pele desta população de estudo. Será realizado um estudo observacional, classificatório e transversal com abordagem quanti-qualitativa dos sulcos labiais. A amostra será composta por universitários do curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá de ambos os sexos, faixa etária de 18 a 21 anos e diferentes etnias. Para a coleta dos dados será utilizada sobre os lábios secos, imóveis, fechados e relaxados, uma amostra individual de batom. Em seguida, os lábios serão pressionados ligeiramente em movimento de “rolagem”, da esquerda para direita, contra uma cartolina branca (caracterizada como substrato da impressão) apoiada sobre uma placa de vidro. Após a impressão labial será subdividida em oito quadrantes enumerados em sentido horário, e cada tipo de sulco analisado será classificado segundo o sistema proposto por Suzuki e Tsuchihashi. Os dados quantitativos obtidos no estudo serão processados no software Statistical Package for the Social Sciences, e realizada à análise estatística descritiva e inferencial não-paramétrica (Teste Qui-Quadrado de Pearson e Exato de Fisher), considerando o nível de significância de 5%.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-21T17:56:13Z2019-08-21T17:56:13Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2059porSANTANA, Marcela Garcia deBORGES, Thaís Cristina VendrametoAMARAL, Marcelo Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T17:56:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2059Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T17:56:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
title ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
spellingShingle ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
SANTANA, Marcela Garcia de
Identificação Humana
Lábio
Morfologia
Odontologia Legal
title_short ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
title_full ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
title_fullStr ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
title_full_unstemmed ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
title_sort ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO QUEILOSCÓPICA DE UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL
author SANTANA, Marcela Garcia de
author_facet SANTANA, Marcela Garcia de
BORGES, Thaís Cristina Vendrameto
AMARAL, Marcelo Augusto
author_role author
author2 BORGES, Thaís Cristina Vendrameto
AMARAL, Marcelo Augusto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Marcela Garcia de
BORGES, Thaís Cristina Vendrameto
AMARAL, Marcelo Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Identificação Humana
Lábio
Morfologia
Odontologia Legal
topic Identificação Humana
Lábio
Morfologia
Odontologia Legal
description A Queiloscopia pode ser definida como o estudo, registro e classificação dos sulcos localizados na superfície da mucosa dos lábios. Trata-se de uma técnica de identificação humana ainda pouco empregada, mas que tem se tornado relevante, uma vez que pode ser útil em casos em que marcas de impressões labiais são deixadas em objetos, tais como: cigarros, copos, guardanapos, roupas entre outros. Tal técnica se fundamenta no fato de que os lábios possuem diversas particularidades individuais que respondem a uma base genética, além de seguir os princípios técnicos de identificação humana: individualidade, imutabilidade, perenidade, praticabilidade e classificabilidade. O objetivo da presente pesquisa será analisar os sulcos labiais de um grupo de universitários da Região Sul do Brasil, bem como classificar segundo o método queiloscópico proposto por Suzuki e Tsuchihashi e as variáveis sexo, faixa etária e cor da pele desta população de estudo. Será realizado um estudo observacional, classificatório e transversal com abordagem quanti-qualitativa dos sulcos labiais. A amostra será composta por universitários do curso de Odontologia do Centro Universitário de Maringá de ambos os sexos, faixa etária de 18 a 21 anos e diferentes etnias. Para a coleta dos dados será utilizada sobre os lábios secos, imóveis, fechados e relaxados, uma amostra individual de batom. Em seguida, os lábios serão pressionados ligeiramente em movimento de “rolagem”, da esquerda para direita, contra uma cartolina branca (caracterizada como substrato da impressão) apoiada sobre uma placa de vidro. Após a impressão labial será subdividida em oito quadrantes enumerados em sentido horário, e cada tipo de sulco analisado será classificado segundo o sistema proposto por Suzuki e Tsuchihashi. Os dados quantitativos obtidos no estudo serão processados no software Statistical Package for the Social Sciences, e realizada à análise estatística descritiva e inferencial não-paramétrica (Teste Qui-Quadrado de Pearson e Exato de Fisher), considerando o nível de significância de 5%.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-21T17:56:13Z
2019-08-21T17:56:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2059
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309706839785472