DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOKARSKI, Aline Guzella
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri, LIBERATI, Ana Paula Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3138
Resumo: Praticamente todas as atividades fisiológicas são reguladas por ações e interações do sistema endócrino e nervoso, sendo que o sistema nervoso regula o sistema endócrino e a atividade endócrina modula a atividade do sistema nervoso central (GARDNER; SHOBACK, 2013; VILAR et al., 2013).O presente trabalho tem por meta o levantamento de informações referentes ao atendimento de distúrbios endorinológicos pelo CISAMUSEP na 15ª Regional de Saúde. Serão identificados os principais distúrbios e correlacionados com idade e sexo com a finalidade de determinar um perfil dos pacientes atendidos e possíveis intervenções que possam melhorar a dinâmica de atendimento desses pacientes. Por meio de revisão de literatura, criar-se-á uma discussão a respeito do tema, ressaltando pontos relevantes como o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos no Brasil. Será estudada, através de diretrizes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e portarias expedidas pelo Ministério da Saúde, as orientações e atuações no diagnóstico, acompanhamento e tratamento, tais como testes neonatais, consultas de rotinas, atendimento de nível primário e secundário e dispensação de medicação aos pacientes pediátricos com disfunção endócrina. A busca de campo será realizada com base em dados secundários a serem colhidos dos prontuários dos pacientes que foram encaminhados ao CISAMUSEP durante o período de setembro de 2015 a março de 2016, que serão posteriormente tabulados e ilustrados graficamente. Espera-se, como resultado dessa pesquisa quantitativa encontrar dados da população com distúrbios endocrinológicos atendida pelo CISAMUSEP, que servirão para reflexão e considerações da característica epidemiologica dos distúrbios e possíveis políticas de intervenções tanto preventivas como de tratamento.
id UNICESU-1_50c04e37d0b47b3bc5b22b03b79b6a9f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3138
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIACISAMUSEPDistúrbios endocrinológicosDistúrbios metabólicosPraticamente todas as atividades fisiológicas são reguladas por ações e interações do sistema endócrino e nervoso, sendo que o sistema nervoso regula o sistema endócrino e a atividade endócrina modula a atividade do sistema nervoso central (GARDNER; SHOBACK, 2013; VILAR et al., 2013).O presente trabalho tem por meta o levantamento de informações referentes ao atendimento de distúrbios endorinológicos pelo CISAMUSEP na 15ª Regional de Saúde. Serão identificados os principais distúrbios e correlacionados com idade e sexo com a finalidade de determinar um perfil dos pacientes atendidos e possíveis intervenções que possam melhorar a dinâmica de atendimento desses pacientes. Por meio de revisão de literatura, criar-se-á uma discussão a respeito do tema, ressaltando pontos relevantes como o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos no Brasil. Será estudada, através de diretrizes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e portarias expedidas pelo Ministério da Saúde, as orientações e atuações no diagnóstico, acompanhamento e tratamento, tais como testes neonatais, consultas de rotinas, atendimento de nível primário e secundário e dispensação de medicação aos pacientes pediátricos com disfunção endócrina. A busca de campo será realizada com base em dados secundários a serem colhidos dos prontuários dos pacientes que foram encaminhados ao CISAMUSEP durante o período de setembro de 2015 a março de 2016, que serão posteriormente tabulados e ilustrados graficamente. Espera-se, como resultado dessa pesquisa quantitativa encontrar dados da população com distúrbios endocrinológicos atendida pelo CISAMUSEP, que servirão para reflexão e considerações da característica epidemiologica dos distúrbios e possíveis políticas de intervenções tanto preventivas como de tratamento.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-26T20:25:44Z2019-11-26T20:25:44Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3138porTOKARSKI, Aline GuzellaCORTEZ, Lúcia Elaine RanieriLIBERATI, Ana Paula Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:54:20Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3138Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:54:20Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
title DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
spellingShingle DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
TOKARSKI, Aline Guzella
CISAMUSEP
Distúrbios endocrinológicos
Distúrbios metabólicos
title_short DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
title_full DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
title_fullStr DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
title_full_unstemmed DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
title_sort DISTÚRBIOS ENDOCRINOLÓGICOS EM UMA POPULAÇÃO DO NORTE DO PARANÁ: OCORRÊNCIA E FREQUÊNCIA
author TOKARSKI, Aline Guzella
author_facet TOKARSKI, Aline Guzella
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
LIBERATI, Ana Paula Torres
author_role author
author2 CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
LIBERATI, Ana Paula Torres
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOKARSKI, Aline Guzella
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
LIBERATI, Ana Paula Torres
dc.subject.por.fl_str_mv CISAMUSEP
Distúrbios endocrinológicos
Distúrbios metabólicos
topic CISAMUSEP
Distúrbios endocrinológicos
Distúrbios metabólicos
description Praticamente todas as atividades fisiológicas são reguladas por ações e interações do sistema endócrino e nervoso, sendo que o sistema nervoso regula o sistema endócrino e a atividade endócrina modula a atividade do sistema nervoso central (GARDNER; SHOBACK, 2013; VILAR et al., 2013).O presente trabalho tem por meta o levantamento de informações referentes ao atendimento de distúrbios endorinológicos pelo CISAMUSEP na 15ª Regional de Saúde. Serão identificados os principais distúrbios e correlacionados com idade e sexo com a finalidade de determinar um perfil dos pacientes atendidos e possíveis intervenções que possam melhorar a dinâmica de atendimento desses pacientes. Por meio de revisão de literatura, criar-se-á uma discussão a respeito do tema, ressaltando pontos relevantes como o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos no Brasil. Será estudada, através de diretrizes da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e portarias expedidas pelo Ministério da Saúde, as orientações e atuações no diagnóstico, acompanhamento e tratamento, tais como testes neonatais, consultas de rotinas, atendimento de nível primário e secundário e dispensação de medicação aos pacientes pediátricos com disfunção endócrina. A busca de campo será realizada com base em dados secundários a serem colhidos dos prontuários dos pacientes que foram encaminhados ao CISAMUSEP durante o período de setembro de 2015 a março de 2016, que serão posteriormente tabulados e ilustrados graficamente. Espera-se, como resultado dessa pesquisa quantitativa encontrar dados da população com distúrbios endocrinológicos atendida pelo CISAMUSEP, que servirão para reflexão e considerações da característica epidemiologica dos distúrbios e possíveis políticas de intervenções tanto preventivas como de tratamento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04
2019-11-26T20:25:44Z
2019-11-26T20:25:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-996-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3138
identifier_str_mv 978-85-8084-996-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098690818080768