EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIGOBELLO, Emilene
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091
Resumo: O Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa teve como objetivo propiciar ao acadêmico de Letras a possibilidade de verificar a importância das habilidades e competências exigidas na prática do profissional do magistério. Também pode-se comprovar se o que foi aplicado e vivenciado durante a graduação é realmente aplicável à realidade escolar. Para o desenvolvimento de uma das etapas do estágio, fez-se regência em sala de aula de uma escola pública do ensino médio, mais especificamente na 1ª série, com a carga horária total de 100 h/a, subdivididas em observação, planejamento, micro-aulas, regência e relatório, conforme exigência parcial prevista no regulamento de estágio de Letras. As aulas ministradas foram de literatura, onde se trabalharam os movimentos literários do Trovadorismo e Humanismo. Este conteúdo foi antecipadamente indicado pela professora regente da turma em questão, sendo aulas de caráter substitutivo, as quais a professora regente acompanhava apenas observando. Foram utilizados além de livros didáticos, como referencial teórico e como fonte de apoio para a realização do estágio os Parâmetros Curriculares de ensino fundamental e médio. Também serviram de suporte o Plano Político e Pedagógico da instituição em questão, bem como material aplicado pela professora supervisora do estágio, em reuniões de estudo e análise que aconteciam todas às quintas - feiras, das 21 às 22h 50 min, durante todo o estágio, as quais forneceram subsídios para toda teoria e prática do mesmo. Houve também encontros específicos com a professora supervisora, para avaliação do material a ser utilizado. Notou-se que o Estágio Supervisionado propicia ao acadêmico um conhecimento da real situação de trabalho que o aguarda e, ainda, promove a investigação e reflexão sobre a atividade profissional e intervenção na realidade. Conclui-se que, para os futuros profissionais do ensino, é essencial esse treinamento, pois propicia ao graduando crescimento, aperfeiçoamento e conhecimento de habilidades de ensino que só a prática pode proporcionar.
id UNICESU-1_511afdba6fa912e220ba96239c3a82f2
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7091
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIOEstágioEnsino médioRegênciaO Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa teve como objetivo propiciar ao acadêmico de Letras a possibilidade de verificar a importância das habilidades e competências exigidas na prática do profissional do magistério. Também pode-se comprovar se o que foi aplicado e vivenciado durante a graduação é realmente aplicável à realidade escolar. Para o desenvolvimento de uma das etapas do estágio, fez-se regência em sala de aula de uma escola pública do ensino médio, mais especificamente na 1ª série, com a carga horária total de 100 h/a, subdivididas em observação, planejamento, micro-aulas, regência e relatório, conforme exigência parcial prevista no regulamento de estágio de Letras. As aulas ministradas foram de literatura, onde se trabalharam os movimentos literários do Trovadorismo e Humanismo. Este conteúdo foi antecipadamente indicado pela professora regente da turma em questão, sendo aulas de caráter substitutivo, as quais a professora regente acompanhava apenas observando. Foram utilizados além de livros didáticos, como referencial teórico e como fonte de apoio para a realização do estágio os Parâmetros Curriculares de ensino fundamental e médio. Também serviram de suporte o Plano Político e Pedagógico da instituição em questão, bem como material aplicado pela professora supervisora do estágio, em reuniões de estudo e análise que aconteciam todas às quintas - feiras, das 21 às 22h 50 min, durante todo o estágio, as quais forneceram subsídios para toda teoria e prática do mesmo. Houve também encontros específicos com a professora supervisora, para avaliação do material a ser utilizado. Notou-se que o Estágio Supervisionado propicia ao acadêmico um conhecimento da real situação de trabalho que o aguarda e, ainda, promove a investigação e reflexão sobre a atividade profissional e intervenção na realidade. Conclui-se que, para os futuros profissionais do ensino, é essencial esse treinamento, pois propicia ao graduando crescimento, aperfeiçoamento e conhecimento de habilidades de ensino que só a prática pode proporcionar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T11:40:41Z2005-10-192021-02-03T11:40:41Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091porRIGOBELLO, Emileneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:16:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7091Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:16:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
title EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
RIGOBELLO, Emilene
Estágio
Ensino médio
Regência
title_short EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
title_full EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
title_sort EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
author RIGOBELLO, Emilene
author_facet RIGOBELLO, Emilene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIGOBELLO, Emilene
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Ensino médio
Regência
topic Estágio
Ensino médio
Regência
description O Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa teve como objetivo propiciar ao acadêmico de Letras a possibilidade de verificar a importância das habilidades e competências exigidas na prática do profissional do magistério. Também pode-se comprovar se o que foi aplicado e vivenciado durante a graduação é realmente aplicável à realidade escolar. Para o desenvolvimento de uma das etapas do estágio, fez-se regência em sala de aula de uma escola pública do ensino médio, mais especificamente na 1ª série, com a carga horária total de 100 h/a, subdivididas em observação, planejamento, micro-aulas, regência e relatório, conforme exigência parcial prevista no regulamento de estágio de Letras. As aulas ministradas foram de literatura, onde se trabalharam os movimentos literários do Trovadorismo e Humanismo. Este conteúdo foi antecipadamente indicado pela professora regente da turma em questão, sendo aulas de caráter substitutivo, as quais a professora regente acompanhava apenas observando. Foram utilizados além de livros didáticos, como referencial teórico e como fonte de apoio para a realização do estágio os Parâmetros Curriculares de ensino fundamental e médio. Também serviram de suporte o Plano Político e Pedagógico da instituição em questão, bem como material aplicado pela professora supervisora do estágio, em reuniões de estudo e análise que aconteciam todas às quintas - feiras, das 21 às 22h 50 min, durante todo o estágio, as quais forneceram subsídios para toda teoria e prática do mesmo. Houve também encontros específicos com a professora supervisora, para avaliação do material a ser utilizado. Notou-se que o Estágio Supervisionado propicia ao acadêmico um conhecimento da real situação de trabalho que o aguarda e, ainda, promove a investigação e reflexão sobre a atividade profissional e intervenção na realidade. Conclui-se que, para os futuros profissionais do ensino, é essencial esse treinamento, pois propicia ao graduando crescimento, aperfeiçoamento e conhecimento de habilidades de ensino que só a prática pode proporcionar.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2005-10-19
2021-02-03T11:40:41Z
2021-02-03T11:40:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098695685570560