EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091 |
Resumo: | O Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa teve como objetivo propiciar ao acadêmico de Letras a possibilidade de verificar a importância das habilidades e competências exigidas na prática do profissional do magistério. Também pode-se comprovar se o que foi aplicado e vivenciado durante a graduação é realmente aplicável à realidade escolar. Para o desenvolvimento de uma das etapas do estágio, fez-se regência em sala de aula de uma escola pública do ensino médio, mais especificamente na 1ª série, com a carga horária total de 100 h/a, subdivididas em observação, planejamento, micro-aulas, regência e relatório, conforme exigência parcial prevista no regulamento de estágio de Letras. As aulas ministradas foram de literatura, onde se trabalharam os movimentos literários do Trovadorismo e Humanismo. Este conteúdo foi antecipadamente indicado pela professora regente da turma em questão, sendo aulas de caráter substitutivo, as quais a professora regente acompanhava apenas observando. Foram utilizados além de livros didáticos, como referencial teórico e como fonte de apoio para a realização do estágio os Parâmetros Curriculares de ensino fundamental e médio. Também serviram de suporte o Plano Político e Pedagógico da instituição em questão, bem como material aplicado pela professora supervisora do estágio, em reuniões de estudo e análise que aconteciam todas às quintas - feiras, das 21 às 22h 50 min, durante todo o estágio, as quais forneceram subsídios para toda teoria e prática do mesmo. Houve também encontros específicos com a professora supervisora, para avaliação do material a ser utilizado. Notou-se que o Estágio Supervisionado propicia ao acadêmico um conhecimento da real situação de trabalho que o aguarda e, ainda, promove a investigação e reflexão sobre a atividade profissional e intervenção na realidade. Conclui-se que, para os futuros profissionais do ensino, é essencial esse treinamento, pois propicia ao graduando crescimento, aperfeiçoamento e conhecimento de habilidades de ensino que só a prática pode proporcionar. |
id |
UNICESU-1_511afdba6fa912e220ba96239c3a82f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7091 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIOEstágioEnsino médioRegênciaO Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa teve como objetivo propiciar ao acadêmico de Letras a possibilidade de verificar a importância das habilidades e competências exigidas na prática do profissional do magistério. Também pode-se comprovar se o que foi aplicado e vivenciado durante a graduação é realmente aplicável à realidade escolar. Para o desenvolvimento de uma das etapas do estágio, fez-se regência em sala de aula de uma escola pública do ensino médio, mais especificamente na 1ª série, com a carga horária total de 100 h/a, subdivididas em observação, planejamento, micro-aulas, regência e relatório, conforme exigência parcial prevista no regulamento de estágio de Letras. As aulas ministradas foram de literatura, onde se trabalharam os movimentos literários do Trovadorismo e Humanismo. Este conteúdo foi antecipadamente indicado pela professora regente da turma em questão, sendo aulas de caráter substitutivo, as quais a professora regente acompanhava apenas observando. Foram utilizados além de livros didáticos, como referencial teórico e como fonte de apoio para a realização do estágio os Parâmetros Curriculares de ensino fundamental e médio. Também serviram de suporte o Plano Político e Pedagógico da instituição em questão, bem como material aplicado pela professora supervisora do estágio, em reuniões de estudo e análise que aconteciam todas às quintas - feiras, das 21 às 22h 50 min, durante todo o estágio, as quais forneceram subsídios para toda teoria e prática do mesmo. Houve também encontros específicos com a professora supervisora, para avaliação do material a ser utilizado. Notou-se que o Estágio Supervisionado propicia ao acadêmico um conhecimento da real situação de trabalho que o aguarda e, ainda, promove a investigação e reflexão sobre a atividade profissional e intervenção na realidade. Conclui-se que, para os futuros profissionais do ensino, é essencial esse treinamento, pois propicia ao graduando crescimento, aperfeiçoamento e conhecimento de habilidades de ensino que só a prática pode proporcionar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-03T11:40:41Z2005-10-192021-02-03T11:40:41Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091porRIGOBELLO, Emileneinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-29T19:16:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7091Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T19:16:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
title |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO RIGOBELLO, Emilene Estágio Ensino médio Regência |
title_short |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
title_full |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
EXPLANAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO |
author |
RIGOBELLO, Emilene |
author_facet |
RIGOBELLO, Emilene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RIGOBELLO, Emilene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Ensino médio Regência |
topic |
Estágio Ensino médio Regência |
description |
O Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa teve como objetivo propiciar ao acadêmico de Letras a possibilidade de verificar a importância das habilidades e competências exigidas na prática do profissional do magistério. Também pode-se comprovar se o que foi aplicado e vivenciado durante a graduação é realmente aplicável à realidade escolar. Para o desenvolvimento de uma das etapas do estágio, fez-se regência em sala de aula de uma escola pública do ensino médio, mais especificamente na 1ª série, com a carga horária total de 100 h/a, subdivididas em observação, planejamento, micro-aulas, regência e relatório, conforme exigência parcial prevista no regulamento de estágio de Letras. As aulas ministradas foram de literatura, onde se trabalharam os movimentos literários do Trovadorismo e Humanismo. Este conteúdo foi antecipadamente indicado pela professora regente da turma em questão, sendo aulas de caráter substitutivo, as quais a professora regente acompanhava apenas observando. Foram utilizados além de livros didáticos, como referencial teórico e como fonte de apoio para a realização do estágio os Parâmetros Curriculares de ensino fundamental e médio. Também serviram de suporte o Plano Político e Pedagógico da instituição em questão, bem como material aplicado pela professora supervisora do estágio, em reuniões de estudo e análise que aconteciam todas às quintas - feiras, das 21 às 22h 50 min, durante todo o estágio, as quais forneceram subsídios para toda teoria e prática do mesmo. Houve também encontros específicos com a professora supervisora, para avaliação do material a ser utilizado. Notou-se que o Estágio Supervisionado propicia ao acadêmico um conhecimento da real situação de trabalho que o aguarda e, ainda, promove a investigação e reflexão sobre a atividade profissional e intervenção na realidade. Conclui-se que, para os futuros profissionais do ensino, é essencial esse treinamento, pois propicia ao graduando crescimento, aperfeiçoamento e conhecimento de habilidades de ensino que só a prática pode proporcionar. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2005-10-19 2021-02-03T11:40:41Z 2021-02-03T11:40:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098695685570560 |