ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ROCHA, Taíla Graziela Saturnino da, MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins, LADEIRA, Francielli Martins Borges
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de Gestão do Conhecimento presentes na gestão de polos de apoio presenciais de Educação a Distância. Para tanto, será utilizada como estratégia de pesquisa um estudo de caso em um polo de EaD da cidade de Presidente Prudente (SP). A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória e está estruturada em dois momentos: inicialmente será aplicado um questionário de diagnóstico das práticas de GC e, após a análise dos resultados obtidos, será realizada uma entrevista semiestruturada com a direção do polo, com o intuito de verificar quais as dificuldades relacionadas às práticas existentes e quais as práticas de CG ainda não estão presentes no polo e que poderiam ser implementadas. A análise dos dados será realizada conforme o instrumento de coleta de dados utilizado; sendo assim, para o questionário a análise será feita como o próprio instrumento propõe e no caso das entrevistas, serão gravadas com prévia autorização, transcritas e analisadas de acordo com os objetivos específicos a ela relacionados. Os resultados esperados desta pesquisa são uma melhor compreensão da GC e de suas práticas na gestão de polos de EaD e a proposta de melhor aplicação das práticas de GC nos polos, podendo assim contribuir para ampliar a qualidade de gestão nos polos de Educação a Distância. Além disso, espera-se que a identificação e análise dessas práticas possam proporcionar melhores condições de gestão para que as organizações de EaD permaneçam nesse mercado competitivo do qual fazem parte e que obtenham vantagens competitivas sustentáveis, ofertando melhor qualidade de ensino associada com melhores práticas de gestão do conhecimento. Desta forma, essas organizações terão a possibilidade de contribuir para que todos os departamentos estabeleçam competência e dinamismo na execução das práticas de GC e possam inovar e ter flexibilidade para melhor atender o público desse segmento de mercado, que se encontra em grande expansão nos dias atuais e tem potencial de um futuro bastante promissor.
id UNICESU-1_5b9144bd8ba01b89edd556710ba9e0c6
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2108
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASOGestão do ConhecimentoEducação a DistânciaPráticas de Gestão do ConhecimentoEssa pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de Gestão do Conhecimento presentes na gestão de polos de apoio presenciais de Educação a Distância. Para tanto, será utilizada como estratégia de pesquisa um estudo de caso em um polo de EaD da cidade de Presidente Prudente (SP). A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória e está estruturada em dois momentos: inicialmente será aplicado um questionário de diagnóstico das práticas de GC e, após a análise dos resultados obtidos, será realizada uma entrevista semiestruturada com a direção do polo, com o intuito de verificar quais as dificuldades relacionadas às práticas existentes e quais as práticas de CG ainda não estão presentes no polo e que poderiam ser implementadas. A análise dos dados será realizada conforme o instrumento de coleta de dados utilizado; sendo assim, para o questionário a análise será feita como o próprio instrumento propõe e no caso das entrevistas, serão gravadas com prévia autorização, transcritas e analisadas de acordo com os objetivos específicos a ela relacionados. Os resultados esperados desta pesquisa são uma melhor compreensão da GC e de suas práticas na gestão de polos de EaD e a proposta de melhor aplicação das práticas de GC nos polos, podendo assim contribuir para ampliar a qualidade de gestão nos polos de Educação a Distância. Além disso, espera-se que a identificação e análise dessas práticas possam proporcionar melhores condições de gestão para que as organizações de EaD permaneçam nesse mercado competitivo do qual fazem parte e que obtenham vantagens competitivas sustentáveis, ofertando melhor qualidade de ensino associada com melhores práticas de gestão do conhecimento. Desta forma, essas organizações terão a possibilidade de contribuir para que todos os departamentos estabeleçam competência e dinamismo na execução das práticas de GC e possam inovar e ter flexibilidade para melhor atender o público desse segmento de mercado, que se encontra em grande expansão nos dias atuais e tem potencial de um futuro bastante promissor.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-22T18:51:28Z2019-08-22T18:51:28Z2018-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978.85.459.1280-4http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108porNEPOMUCENO, Oseias RodriguesROCHA, Taíla Graziela Saturnino daMENEGASSI, Cláudia Herrero MartinsLADEIRA, Francielli Martins Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T18:55:45Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2108Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T18:55:45Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues
Gestão do Conhecimento
Educação a Distância
Práticas de Gestão do Conhecimento
title_short ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
title_sort ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO
author NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues
author_facet NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues
ROCHA, Taíla Graziela Saturnino da
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
LADEIRA, Francielli Martins Borges
author_role author
author2 ROCHA, Taíla Graziela Saturnino da
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
LADEIRA, Francielli Martins Borges
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues
ROCHA, Taíla Graziela Saturnino da
MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins
LADEIRA, Francielli Martins Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento
Educação a Distância
Práticas de Gestão do Conhecimento
topic Gestão do Conhecimento
Educação a Distância
Práticas de Gestão do Conhecimento
description Essa pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de Gestão do Conhecimento presentes na gestão de polos de apoio presenciais de Educação a Distância. Para tanto, será utilizada como estratégia de pesquisa um estudo de caso em um polo de EaD da cidade de Presidente Prudente (SP). A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória e está estruturada em dois momentos: inicialmente será aplicado um questionário de diagnóstico das práticas de GC e, após a análise dos resultados obtidos, será realizada uma entrevista semiestruturada com a direção do polo, com o intuito de verificar quais as dificuldades relacionadas às práticas existentes e quais as práticas de CG ainda não estão presentes no polo e que poderiam ser implementadas. A análise dos dados será realizada conforme o instrumento de coleta de dados utilizado; sendo assim, para o questionário a análise será feita como o próprio instrumento propõe e no caso das entrevistas, serão gravadas com prévia autorização, transcritas e analisadas de acordo com os objetivos específicos a ela relacionados. Os resultados esperados desta pesquisa são uma melhor compreensão da GC e de suas práticas na gestão de polos de EaD e a proposta de melhor aplicação das práticas de GC nos polos, podendo assim contribuir para ampliar a qualidade de gestão nos polos de Educação a Distância. Além disso, espera-se que a identificação e análise dessas práticas possam proporcionar melhores condições de gestão para que as organizações de EaD permaneçam nesse mercado competitivo do qual fazem parte e que obtenham vantagens competitivas sustentáveis, ofertando melhor qualidade de ensino associada com melhores práticas de gestão do conhecimento. Desta forma, essas organizações terão a possibilidade de contribuir para que todos os departamentos estabeleçam competência e dinamismo na execução das práticas de GC e possam inovar e ter flexibilidade para melhor atender o público desse segmento de mercado, que se encontra em grande expansão nos dias atuais e tem potencial de um futuro bastante promissor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-23
2019-08-22T18:51:28Z
2019-08-22T18:51:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978.85.459.1280-4
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108
identifier_str_mv 978.85.459.1280-4
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309699147431936