A FAMÍLIA COMO AGENTE INFLUENCIADOR NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
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Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6711 |
Resumo: | A educação, ao longo dos tempos, vem apontando que ensinar e aprender envolve muito mais que aspectos pedagógicos, principalmente quando o indivíduo possui uma necessidade educacional especial. É preciso encarar esse indivíduo considerando o orgânico, o cognitivo, afetivo, social e motor, ou seja, como um todo. E para entender o indivíduo em sua totalidade o professor deve procurar meios para isso. Um desses meios é a família. Para tanto, esse trabalho tem como objetivo investigar até que ponto a família pode contribuir no processo ensino-aprendizagem do indivíduo com necessidades educacionais especiais e também observar quais as expectativas da família perante esse processo. O referido tema é hoje de grande importância, já que a escola se depara cada vez mais com essa realidade e deve estar preparada para lidar com tal situação. Vale ressaltar que, a LDB (9.394/96) em seu parágrafo único (capítulo V- da Educação Especial) apresenta que: “O Poder Público adotará, como alternativa preferencial, a ampliação do atendimento aos educandos com necessidades especiais na própria rede pública regular de ensino, independentemente do apoio às instituições previstas neste artigo”, entende-se então que a lei dá o direito à acessibilidade, porém a participação da família é fator fundamental de acessibilidade no processo ensino-aprendizagem; não bastando assim o espaço físico, mas uni-lo ao cotidiano.O desenvolvimento deste trabalho partirá de revisão bibliográfica seguida de pesquisa de campo delimitando-se aos estados do Rio Grande do Sul e Paraná em caráter comparativo e, de uma coleta de dados especificamente voltada para familiares de alunos matriculados na rede pública e privada regulares ou não do município de Maringá.De posse dos materiais acima referidos os dados serão tabulados e assim, será apresentado alternativas metodológicas específicas para o educando, profissionais, bem como à família. |
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