JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2407 |
Resumo: | Os processos de ensino e de aprendizagem em Anatomia se apresentam complexos e difíceis, solicitando do estudante grande compreensão e memorização de termos técnicos, isto torna o seu estudo uma tarefa desestimulante para os estudantes. Desta forma, o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio para o professor, a preocupação é proporcionar experiências estimulantes somadas às situações de ensino dos conteúdos necessários a formação dos estudantes nas diferentes áreas da saúde. É preciso ampliar as possibilidades de métodos de ensino e de instrumentos e técnicas didáticas para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha mais sentido e significado para os estudantes. Neste sentido, o jogo pode ser considerado importante instrumento educacional e recurso didático, pois, possibilita uma aproximação maior do estudante com os conteúdos, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico nas situações de ensino e aprendizagem. A pesquisa ora apresentada foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina com o objetivo integrar jogos didáticos ao ensino de Anatomia Humana, componente curricular obrigatório aos cursos da área da saúde, pois estuda a morfologia do corpo humano, nomeando e descrevendo suas estruturas. Com vistas às necessidades acima apresentadas, desenvolvemos um trabalho de pesquisa compreendido por algumas fases, entre as quais: a) a análises dos conteúdos contemplados no ensino da Anatomia Humana e o levantamento de possíveis jogos que possibilitassem o ensino desses conteúdos; b) a construção e teste de cinco jogos pedagógicos voltados à aprendizagem significativa dos estudantes; c) situações de ensino utilizando os jogos construídos como recursos didáticos; e d) avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Massoterapia utilizando os jogos construídos como procedimentos de avaliação. Pudemos concluir que os jogos educativos foram empregados de forma satisfatória e cumpriram com os objetivos de facilitar e tornar mais prazeroso o ensino e a aprendizagem da Anatomia Humana. |
id |
UNICESU-1_642c496949981a7d69c254c4fc960fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2407 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANAEnsinoAprendizagemJogosAnatomia HumanaOs processos de ensino e de aprendizagem em Anatomia se apresentam complexos e difíceis, solicitando do estudante grande compreensão e memorização de termos técnicos, isto torna o seu estudo uma tarefa desestimulante para os estudantes. Desta forma, o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio para o professor, a preocupação é proporcionar experiências estimulantes somadas às situações de ensino dos conteúdos necessários a formação dos estudantes nas diferentes áreas da saúde. É preciso ampliar as possibilidades de métodos de ensino e de instrumentos e técnicas didáticas para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha mais sentido e significado para os estudantes. Neste sentido, o jogo pode ser considerado importante instrumento educacional e recurso didático, pois, possibilita uma aproximação maior do estudante com os conteúdos, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico nas situações de ensino e aprendizagem. A pesquisa ora apresentada foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina com o objetivo integrar jogos didáticos ao ensino de Anatomia Humana, componente curricular obrigatório aos cursos da área da saúde, pois estuda a morfologia do corpo humano, nomeando e descrevendo suas estruturas. Com vistas às necessidades acima apresentadas, desenvolvemos um trabalho de pesquisa compreendido por algumas fases, entre as quais: a) a análises dos conteúdos contemplados no ensino da Anatomia Humana e o levantamento de possíveis jogos que possibilitassem o ensino desses conteúdos; b) a construção e teste de cinco jogos pedagógicos voltados à aprendizagem significativa dos estudantes; c) situações de ensino utilizando os jogos construídos como recursos didáticos; e d) avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Massoterapia utilizando os jogos construídos como procedimentos de avaliação. Pudemos concluir que os jogos educativos foram empregados de forma satisfatória e cumpriram com os objetivos de facilitar e tornar mais prazeroso o ensino e a aprendizagem da Anatomia Humana.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-09-12T11:38:51Z2019-09-12T11:38:51Z2015-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2407porBRAZ, Ana Carolina de Athayde RaymundiFERNANDES, Juliana GomesSILVA, Monica Angélica CardosoPEREIRA, Rafael MendesALENCAR, Tatiane Romanini RodriguesALVES, Suelen Priscila Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T18:58:16Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2407Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T18:58:16Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA |
title |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA |
spellingShingle |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi Ensino Aprendizagem Jogos Anatomia Humana |
title_short |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA |
title_full |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA |
title_fullStr |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA |
title_full_unstemmed |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA |
title_sort |
JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA |
author |
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi |
author_facet |
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi FERNANDES, Juliana Gomes SILVA, Monica Angélica Cardoso PEREIRA, Rafael Mendes ALENCAR, Tatiane Romanini Rodrigues ALVES, Suelen Priscila Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
FERNANDES, Juliana Gomes SILVA, Monica Angélica Cardoso PEREIRA, Rafael Mendes ALENCAR, Tatiane Romanini Rodrigues ALVES, Suelen Priscila Ferreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi FERNANDES, Juliana Gomes SILVA, Monica Angélica Cardoso PEREIRA, Rafael Mendes ALENCAR, Tatiane Romanini Rodrigues ALVES, Suelen Priscila Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Aprendizagem Jogos Anatomia Humana |
topic |
Ensino Aprendizagem Jogos Anatomia Humana |
description |
Os processos de ensino e de aprendizagem em Anatomia se apresentam complexos e difíceis, solicitando do estudante grande compreensão e memorização de termos técnicos, isto torna o seu estudo uma tarefa desestimulante para os estudantes. Desta forma, o ensino da Anatomia Humana é ainda um grande desafio para o professor, a preocupação é proporcionar experiências estimulantes somadas às situações de ensino dos conteúdos necessários a formação dos estudantes nas diferentes áreas da saúde. É preciso ampliar as possibilidades de métodos de ensino e de instrumentos e técnicas didáticas para que a aprendizagem dos conteúdos específicos tenha mais sentido e significado para os estudantes. Neste sentido, o jogo pode ser considerado importante instrumento educacional e recurso didático, pois, possibilita uma aproximação maior do estudante com os conteúdos, propiciando um desenvolvimento integral e dinâmico nas situações de ensino e aprendizagem. A pesquisa ora apresentada foi desenvolvida no Instituto Federal do Paraná, Campus Londrina com o objetivo integrar jogos didáticos ao ensino de Anatomia Humana, componente curricular obrigatório aos cursos da área da saúde, pois estuda a morfologia do corpo humano, nomeando e descrevendo suas estruturas. Com vistas às necessidades acima apresentadas, desenvolvemos um trabalho de pesquisa compreendido por algumas fases, entre as quais: a) a análises dos conteúdos contemplados no ensino da Anatomia Humana e o levantamento de possíveis jogos que possibilitassem o ensino desses conteúdos; b) a construção e teste de cinco jogos pedagógicos voltados à aprendizagem significativa dos estudantes; c) situações de ensino utilizando os jogos construídos como recursos didáticos; e d) avaliação da aprendizagem no Curso Técnico em Massoterapia utilizando os jogos construídos como procedimentos de avaliação. Pudemos concluir que os jogos educativos foram empregados de forma satisfatória e cumpriram com os objetivos de facilitar e tornar mais prazeroso o ensino e a aprendizagem da Anatomia Humana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-03 2019-09-12T11:38:51Z 2019-09-12T11:38:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2407 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2407 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098691937959936 |