O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é compreendido enquanto um transtorno de origem genética, biológica e ambiental. Embora as causas deste quadro ainda não estejam totalmente elucidadas pela ciência, atualmente são propostas diversas possibilidades de tratamento. No âmbito da Neuropsicologia, têm se observando uma crescente procura dos meios tecnológicos para estimulação cognitiva de pacientes diagnosticados com TDAH. Objetivo: Estabelecer perspectivas teóricas para o tratamento do TDAH a partir de recursos tecnológicos. Método: Revisão bibliográfica da base teórica que fundamenta os programas de estimulação cognitivas indicados para o tratamento do TDAH. Resultados e Discussão: A atenção é responsável pela seletividade da informação necessária ao indivíduo, assegurando a seleção entre os estímulos conscientes. Nota- se a participação e amparo deste processo psicológico em diversos outros constructos da mente humana como a capacidade de direcionamento dos processos de motricidade corporal e processos racionais. A Atenção e a Percepção trabalham como uma unidade recíproca, de modo que a primeira corrobora a acuidade perceptiva, tão quanto a percepção mobiliza o processo de concentração. Conclusões: Essa compreensão da reciprocidade dos processos de atenção e percepção resultam no fato de que os estímulos externos influenciam a vontade humana. Quando se considera uma criança é observado que sua vontade se move ao estímulo externo mais perceptivo e são esses estímulos que controlam a atenção do sujeito. Durante o processo de desenvolvimento humano, as atividades práticas promovem uma capacidade de controle inibitório, de modo que o foco da atenção pode ser intencionalmente direcionado. |
id |
UNICESU-1_650da25ae92d696fe1f802e24b1e44e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3914 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAHDesenvolvimento da atençãoTDAHRecursos tecnológicosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é compreendido enquanto um transtorno de origem genética, biológica e ambiental. Embora as causas deste quadro ainda não estejam totalmente elucidadas pela ciência, atualmente são propostas diversas possibilidades de tratamento. No âmbito da Neuropsicologia, têm se observando uma crescente procura dos meios tecnológicos para estimulação cognitiva de pacientes diagnosticados com TDAH. Objetivo: Estabelecer perspectivas teóricas para o tratamento do TDAH a partir de recursos tecnológicos. Método: Revisão bibliográfica da base teórica que fundamenta os programas de estimulação cognitivas indicados para o tratamento do TDAH. Resultados e Discussão: A atenção é responsável pela seletividade da informação necessária ao indivíduo, assegurando a seleção entre os estímulos conscientes. Nota- se a participação e amparo deste processo psicológico em diversos outros constructos da mente humana como a capacidade de direcionamento dos processos de motricidade corporal e processos racionais. A Atenção e a Percepção trabalham como uma unidade recíproca, de modo que a primeira corrobora a acuidade perceptiva, tão quanto a percepção mobiliza o processo de concentração. Conclusões: Essa compreensão da reciprocidade dos processos de atenção e percepção resultam no fato de que os estímulos externos influenciam a vontade humana. Quando se considera uma criança é observado que sua vontade se move ao estímulo externo mais perceptivo e são esses estímulos que controlam a atenção do sujeito. Durante o processo de desenvolvimento humano, as atividades práticas promovem uma capacidade de controle inibitório, de modo que o foco da atenção pode ser intencionalmente direcionado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-07T17:06:40Z2020-01-07T17:06:40Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914porAZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins dePOLAQUINI, essica Elise Echsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:25:09Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3914Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:25:09Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH |
title |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH |
spellingShingle |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de Desenvolvimento da atenção TDAH Recursos tecnológicos |
title_short |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH |
title_full |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH |
title_fullStr |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH |
title_full_unstemmed |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH |
title_sort |
O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH |
author |
AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de |
author_facet |
AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de POLAQUINI, essica Elise Echs |
author_role |
author |
author2 |
POLAQUINI, essica Elise Echs |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de POLAQUINI, essica Elise Echs |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento da atenção TDAH Recursos tecnológicos |
topic |
Desenvolvimento da atenção TDAH Recursos tecnológicos |
description |
O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é compreendido enquanto um transtorno de origem genética, biológica e ambiental. Embora as causas deste quadro ainda não estejam totalmente elucidadas pela ciência, atualmente são propostas diversas possibilidades de tratamento. No âmbito da Neuropsicologia, têm se observando uma crescente procura dos meios tecnológicos para estimulação cognitiva de pacientes diagnosticados com TDAH. Objetivo: Estabelecer perspectivas teóricas para o tratamento do TDAH a partir de recursos tecnológicos. Método: Revisão bibliográfica da base teórica que fundamenta os programas de estimulação cognitivas indicados para o tratamento do TDAH. Resultados e Discussão: A atenção é responsável pela seletividade da informação necessária ao indivíduo, assegurando a seleção entre os estímulos conscientes. Nota- se a participação e amparo deste processo psicológico em diversos outros constructos da mente humana como a capacidade de direcionamento dos processos de motricidade corporal e processos racionais. A Atenção e a Percepção trabalham como uma unidade recíproca, de modo que a primeira corrobora a acuidade perceptiva, tão quanto a percepção mobiliza o processo de concentração. Conclusões: Essa compreensão da reciprocidade dos processos de atenção e percepção resultam no fato de que os estímulos externos influenciam a vontade humana. Quando se considera uma criança é observado que sua vontade se move ao estímulo externo mais perceptivo e são esses estímulos que controlam a atenção do sujeito. Durante o processo de desenvolvimento humano, as atividades práticas promovem uma capacidade de controle inibitório, de modo que o foco da atenção pode ser intencionalmente direcionado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 2020-01-07T17:06:40Z 2020-01-07T17:06:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098718256168960 |