O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: POLAQUINI, essica Elise Echs
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é compreendido enquanto um transtorno de origem genética, biológica e ambiental. Embora as causas deste quadro ainda não estejam totalmente elucidadas pela ciência, atualmente são propostas diversas possibilidades de tratamento. No âmbito da Neuropsicologia, têm se observando uma crescente procura dos meios tecnológicos para estimulação cognitiva de pacientes diagnosticados com TDAH. Objetivo: Estabelecer perspectivas teóricas para o tratamento do TDAH a partir de recursos tecnológicos. Método: Revisão bibliográfica da base teórica que fundamenta os programas de estimulação cognitivas indicados para o tratamento do TDAH. Resultados e Discussão: A atenção é responsável pela seletividade da informação necessária ao indivíduo, assegurando a seleção entre os estímulos conscientes. Nota- se a participação e amparo deste processo psicológico em diversos outros constructos da mente humana como a capacidade de direcionamento dos processos de motricidade corporal e processos racionais. A Atenção e a Percepção trabalham como uma unidade recíproca, de modo que a primeira corrobora a acuidade perceptiva, tão quanto a percepção mobiliza o processo de concentração. Conclusões: Essa compreensão da reciprocidade dos processos de atenção e percepção resultam no fato de que os estímulos externos influenciam a vontade humana. Quando se considera uma criança é observado que sua vontade se move ao estímulo externo mais perceptivo e são esses estímulos que controlam a atenção do sujeito. Durante o processo de desenvolvimento humano, as atividades práticas promovem uma capacidade de controle inibitório, de modo que o foco da atenção pode ser intencionalmente direcionado.
id UNICESU-1_650da25ae92d696fe1f802e24b1e44e9
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3914
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAHDesenvolvimento da atençãoTDAHRecursos tecnológicosO Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é compreendido enquanto um transtorno de origem genética, biológica e ambiental. Embora as causas deste quadro ainda não estejam totalmente elucidadas pela ciência, atualmente são propostas diversas possibilidades de tratamento. No âmbito da Neuropsicologia, têm se observando uma crescente procura dos meios tecnológicos para estimulação cognitiva de pacientes diagnosticados com TDAH. Objetivo: Estabelecer perspectivas teóricas para o tratamento do TDAH a partir de recursos tecnológicos. Método: Revisão bibliográfica da base teórica que fundamenta os programas de estimulação cognitivas indicados para o tratamento do TDAH. Resultados e Discussão: A atenção é responsável pela seletividade da informação necessária ao indivíduo, assegurando a seleção entre os estímulos conscientes. Nota- se a participação e amparo deste processo psicológico em diversos outros constructos da mente humana como a capacidade de direcionamento dos processos de motricidade corporal e processos racionais. A Atenção e a Percepção trabalham como uma unidade recíproca, de modo que a primeira corrobora a acuidade perceptiva, tão quanto a percepção mobiliza o processo de concentração. Conclusões: Essa compreensão da reciprocidade dos processos de atenção e percepção resultam no fato de que os estímulos externos influenciam a vontade humana. Quando se considera uma criança é observado que sua vontade se move ao estímulo externo mais perceptivo e são esses estímulos que controlam a atenção do sujeito. Durante o processo de desenvolvimento humano, as atividades práticas promovem uma capacidade de controle inibitório, de modo que o foco da atenção pode ser intencionalmente direcionado.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-07T17:06:40Z2020-01-07T17:06:40Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914porAZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins dePOLAQUINI, essica Elise Echsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:25:09Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/3914Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:25:09Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
title O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
spellingShingle O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de
Desenvolvimento da atenção
TDAH
Recursos tecnológicos
title_short O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
title_full O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
title_fullStr O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
title_full_unstemmed O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
title_sort O USO DA TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA CLÍNICA PSICOLÓGICA: DISCUSSÕES TERAPÊUTICAS PARA O TRATAMENTO DE TDAH
author AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de
author_facet AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de
POLAQUINI, essica Elise Echs
author_role author
author2 POLAQUINI, essica Elise Echs
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AZEVEDO, Gabriel Vinicius Martins de
POLAQUINI, essica Elise Echs
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento da atenção
TDAH
Recursos tecnológicos
topic Desenvolvimento da atenção
TDAH
Recursos tecnológicos
description O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é compreendido enquanto um transtorno de origem genética, biológica e ambiental. Embora as causas deste quadro ainda não estejam totalmente elucidadas pela ciência, atualmente são propostas diversas possibilidades de tratamento. No âmbito da Neuropsicologia, têm se observando uma crescente procura dos meios tecnológicos para estimulação cognitiva de pacientes diagnosticados com TDAH. Objetivo: Estabelecer perspectivas teóricas para o tratamento do TDAH a partir de recursos tecnológicos. Método: Revisão bibliográfica da base teórica que fundamenta os programas de estimulação cognitivas indicados para o tratamento do TDAH. Resultados e Discussão: A atenção é responsável pela seletividade da informação necessária ao indivíduo, assegurando a seleção entre os estímulos conscientes. Nota- se a participação e amparo deste processo psicológico em diversos outros constructos da mente humana como a capacidade de direcionamento dos processos de motricidade corporal e processos racionais. A Atenção e a Percepção trabalham como uma unidade recíproca, de modo que a primeira corrobora a acuidade perceptiva, tão quanto a percepção mobiliza o processo de concentração. Conclusões: Essa compreensão da reciprocidade dos processos de atenção e percepção resultam no fato de que os estímulos externos influenciam a vontade humana. Quando se considera uma criança é observado que sua vontade se move ao estímulo externo mais perceptivo e são esses estímulos que controlam a atenção do sujeito. Durante o processo de desenvolvimento humano, as atividades práticas promovem uma capacidade de controle inibitório, de modo que o foco da atenção pode ser intencionalmente direcionado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-29
2020-01-07T17:06:40Z
2020-01-07T17:06:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098718256168960