A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAETANO, Loide
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6714
Resumo: A educação protestante apresenta as características do contexto histórico em que foi gestada.Assim,se num primeiro momento tivemos uma sociedade formada por cidadãos que deveria prestar contas a uma metrópole distante,temos uma educação pronta para reproduzir ou legitimar esta postura pois a educação no período colonial servia para submeter docilmente os colonos à coroa e através da religião,fazer conversos os habitantes primitivos destas terras e por sua vez torná-los fiéis ao rei deixando claro que as relações de poder permeiam o campo do ensino.A educação protestante se abre como uma nova possibilidade ou alternativa justamente em que as portas se abriam para a entrada de uma nova vertente religiosa,vertente esta que com a sua ética e princípios dogmáticos favoreciam o momento de transição política quando as idéias liberais avançavam sobre o antigo esquema conservador.Este trabalho pretende levantar algumas informações relacionadas às políticas governamentais na transição do Império para a República e que mudanças ocorreram com relação ao que era praticado até então.Por uma questão didática,optamos por fazer um retrospecto do ensino brasileiro partindo da sua colonização,passando pelo Império,chegando à República.Como referencial serão consultadas as obras que se referem à história da educação no Brasil com autores clássicos como Jorge Nagle,Maria Lúcia de Arruda Aranha,,Maria Luisa Santos Ribeiro e obras específicas sobre a educação protestante como Antonio Máspoli Gomes, Émile Leonard, Antonio G.Mendonça entre outros.Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto mas levantar algumas questões relacionadas ao interesse do governo com relação à educação em um determinado período histórico.
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