A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAETANO, Loide
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6714
Resumo: A educação protestante apresenta as características do contexto histórico em que foi gestada.Assim,se num primeiro momento tivemos uma sociedade formada por cidadãos que deveria prestar contas a uma metrópole distante,temos uma educação pronta para reproduzir ou legitimar esta postura pois a educação no período colonial servia para submeter docilmente os colonos à coroa e através da religião,fazer conversos os habitantes primitivos destas terras e por sua vez torná-los fiéis ao rei deixando claro que as relações de poder permeiam o campo do ensino.A educação protestante se abre como uma nova possibilidade ou alternativa justamente em que as portas se abriam para a entrada de uma nova vertente religiosa,vertente esta que com a sua ética e princípios dogmáticos favoreciam o momento de transição política quando as idéias liberais avançavam sobre o antigo esquema conservador.Este trabalho pretende levantar algumas informações relacionadas às políticas governamentais na transição do Império para a República e que mudanças ocorreram com relação ao que era praticado até então.Por uma questão didática,optamos por fazer um retrospecto do ensino brasileiro partindo da sua colonização,passando pelo Império,chegando à República.Como referencial serão consultadas as obras que se referem à história da educação no Brasil com autores clássicos como Jorge Nagle,Maria Lúcia de Arruda Aranha,,Maria Luisa Santos Ribeiro e obras específicas sobre a educação protestante como Antonio Máspoli Gomes, Émile Leonard, Antonio G.Mendonça entre outros.Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto mas levantar algumas questões relacionadas ao interesse do governo com relação à educação em um determinado período histórico.
id UNICESU-1_6798a17c24bc7ffd802286e99de4615f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6714
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASILEducaçãoProtestantismoEscolas protestantesA educação protestante apresenta as características do contexto histórico em que foi gestada.Assim,se num primeiro momento tivemos uma sociedade formada por cidadãos que deveria prestar contas a uma metrópole distante,temos uma educação pronta para reproduzir ou legitimar esta postura pois a educação no período colonial servia para submeter docilmente os colonos à coroa e através da religião,fazer conversos os habitantes primitivos destas terras e por sua vez torná-los fiéis ao rei deixando claro que as relações de poder permeiam o campo do ensino.A educação protestante se abre como uma nova possibilidade ou alternativa justamente em que as portas se abriam para a entrada de uma nova vertente religiosa,vertente esta que com a sua ética e princípios dogmáticos favoreciam o momento de transição política quando as idéias liberais avançavam sobre o antigo esquema conservador.Este trabalho pretende levantar algumas informações relacionadas às políticas governamentais na transição do Império para a República e que mudanças ocorreram com relação ao que era praticado até então.Por uma questão didática,optamos por fazer um retrospecto do ensino brasileiro partindo da sua colonização,passando pelo Império,chegando à República.Como referencial serão consultadas as obras que se referem à história da educação no Brasil com autores clássicos como Jorge Nagle,Maria Lúcia de Arruda Aranha,,Maria Luisa Santos Ribeiro e obras específicas sobre a educação protestante como Antonio Máspoli Gomes, Émile Leonard, Antonio G.Mendonça entre outros.Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto mas levantar algumas questões relacionadas ao interesse do governo com relação à educação em um determinado período histórico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-25T16:38:40Z2007-10-232021-01-25T16:38:40Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6714porCAETANO, Loideinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2021-01-26T06:01:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6714Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2021-01-26T06:01:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL
title A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL
spellingShingle A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL
CAETANO, Loide
Educação
Protestantismo
Escolas protestantes
title_short A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL
title_full A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL
title_fullStr A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL
title_sort A EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DO IMPÉRIO PARA A REPÚBLICA:UM RECORTE PARA A INTRODUÇÃO DAS ESCOLAS PROTESTANTES NO BRASIL
author CAETANO, Loide
author_facet CAETANO, Loide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAETANO, Loide
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Protestantismo
Escolas protestantes
topic Educação
Protestantismo
Escolas protestantes
description A educação protestante apresenta as características do contexto histórico em que foi gestada.Assim,se num primeiro momento tivemos uma sociedade formada por cidadãos que deveria prestar contas a uma metrópole distante,temos uma educação pronta para reproduzir ou legitimar esta postura pois a educação no período colonial servia para submeter docilmente os colonos à coroa e através da religião,fazer conversos os habitantes primitivos destas terras e por sua vez torná-los fiéis ao rei deixando claro que as relações de poder permeiam o campo do ensino.A educação protestante se abre como uma nova possibilidade ou alternativa justamente em que as portas se abriam para a entrada de uma nova vertente religiosa,vertente esta que com a sua ética e princípios dogmáticos favoreciam o momento de transição política quando as idéias liberais avançavam sobre o antigo esquema conservador.Este trabalho pretende levantar algumas informações relacionadas às políticas governamentais na transição do Império para a República e que mudanças ocorreram com relação ao que era praticado até então.Por uma questão didática,optamos por fazer um retrospecto do ensino brasileiro partindo da sua colonização,passando pelo Império,chegando à República.Como referencial serão consultadas as obras que se referem à história da educação no Brasil com autores clássicos como Jorge Nagle,Maria Lúcia de Arruda Aranha,,Maria Luisa Santos Ribeiro e obras específicas sobre a educação protestante como Antonio Máspoli Gomes, Émile Leonard, Antonio G.Mendonça entre outros.Este trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto mas levantar algumas questões relacionadas ao interesse do governo com relação à educação em um determinado período histórico.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-25T16:38:40Z
2021-01-25T16:38:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6714
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309715482148864