A ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO EM MARINGÁ E SUA ESSÊNCIA DE MANIFESTAÇÃO POPULAR E RELIGIOSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Natuza
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: CARAMASCHI, Brenda, CARDOSO, Victor
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6110
Resumo: Este trabalho, desenvolvido com base na teoria da Folkcomunicação e estudos sobre Cultura popular, tem como objeto de pesquisa a encenação da Paixão de Cristo, realizada em Maringá pela Renovação Carismática Católica (RCC), desde 1996, em caráter paroquial, e em 2004 passou a ser encenada em local público no principal ponto turístico da cidade, a Praça da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. O objetivo é contextualizar este evento como uma manifestação popular rica em elementos folkcomunicacionais, potencializada pela força que a Igreja Católica tem na sociedade maringaense. Uma pesquisa de campo foi realizada com o objetivo de produzir um videodocumentário, com duração de aproximadamente 45 minutos, que mostra o processo de produção da peça, com imagens dos ensaios, preparação, organização e apresentação do espetáculo teatral. Para isso, foi imprescindível o contato direto com a equipe de produção, para acompanhar os bastidores da peça e identificar elementos que aliados à pesquisa bibliográfica, ajudaram a contextualizar a encenação como uma ferramenta da Igreja Católica que promove a evangelização por meio da emoção religiosa e, ao mesmo tempo, reforça a história bíblica que fundamenta a fé católica. Estes elementos, agregados às entrevistas com as pessoas envolvidas nos direcionam a encontrar respostas para o problema principal da pesquisa: se a encenação da Paixão de Cristo em Maringá pode ser considerada uma manifestação genuinamente popular mesmo com todas as mudanças que sofreu devido à expectativa que ela gera por parte do grande público. Mesmo sendo um rito da Igreja Católica, incorporado em forma de peça teatral por fiéis membros da Renovação Carismática Católica de Maringá, a peça não pode ser desvinculada de todas as influências socioculturais da região em que é realizada. Cabe-se assim, uma análise também, da realidade regional de Maringá.
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