PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Jacira Monteiro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Dutra, Kléia Matos, MILANI, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5869
Resumo: O diagnóstico de depressão é mais difícil nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com birra ou falta de educação, mau humor, tristeza e agressividade. O presente estudo verificou a prevalência de sintomas depressivos em alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Maringá, buscando identificar os sintomas mais freqüentes. Participaram da pesquisa 177 alunos de 3ª e 4ª séries de ambos os sexos moradores em dois bairros distintos. A coleta de dados foi realizada em uma única entrevista com grupos de no máximo 5 alunos, no próprio ambiente escolar. Somente aqueles alunos cujos pais autorizaram sua participação na pesquisa foram entrevistados. O instrumento utilizado para a coleta de dados durante a entrevista constituiu-se do Inventário de Depressão Infantil CDI. Os resultados indicaram uma prevalência de sintomas depressivos em torno de 2,26% para a amostra analisada. Em virtude dos resultados obtidos no presente estudo, entendemos que há a necessidade da realização de novos estudos e pesquisas junto a crianças em idade escolar, pois há um número significativo de psicopatologias que vêm se desenvolvendo na infância e na adolescência e que demandam um diagnóstico precoce, que possibilite ações oportunas junto à criança, à família e à escola.
id UNICESU-1_69db2ff42531daab707006380f824d5b
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5869
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁDepressão infantilSintomas depressivosO diagnóstico de depressão é mais difícil nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com birra ou falta de educação, mau humor, tristeza e agressividade. O presente estudo verificou a prevalência de sintomas depressivos em alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Maringá, buscando identificar os sintomas mais freqüentes. Participaram da pesquisa 177 alunos de 3ª e 4ª séries de ambos os sexos moradores em dois bairros distintos. A coleta de dados foi realizada em uma única entrevista com grupos de no máximo 5 alunos, no próprio ambiente escolar. Somente aqueles alunos cujos pais autorizaram sua participação na pesquisa foram entrevistados. O instrumento utilizado para a coleta de dados durante a entrevista constituiu-se do Inventário de Depressão Infantil CDI. Os resultados indicaram uma prevalência de sintomas depressivos em torno de 2,26% para a amostra analisada. Em virtude dos resultados obtidos no presente estudo, entendemos que há a necessidade da realização de novos estudos e pesquisas junto a crianças em idade escolar, pois há um número significativo de psicopatologias que vêm se desenvolvendo na infância e na adolescência e que demandam um diagnóstico precoce, que possibilite ações oportunas junto à criança, à família e à escola.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-05-29T17:20:31Z2020-05-29T17:20:31Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-61091-05-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5869porCARVALHO, Jacira MonteiroDutra, Kléia MatosMILANI, Rute Grossiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:47:57Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5869Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:47:57Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
title PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
spellingShingle PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
CARVALHO, Jacira Monteiro
Depressão infantil
Sintomas depressivos
title_short PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
title_full PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
title_fullStr PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
title_full_unstemmed PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
title_sort PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
author CARVALHO, Jacira Monteiro
author_facet CARVALHO, Jacira Monteiro
Dutra, Kléia Matos
MILANI, Rute Grossi
author_role author
author2 Dutra, Kléia Matos
MILANI, Rute Grossi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARVALHO, Jacira Monteiro
Dutra, Kléia Matos
MILANI, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão infantil
Sintomas depressivos
topic Depressão infantil
Sintomas depressivos
description O diagnóstico de depressão é mais difícil nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com birra ou falta de educação, mau humor, tristeza e agressividade. O presente estudo verificou a prevalência de sintomas depressivos em alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Maringá, buscando identificar os sintomas mais freqüentes. Participaram da pesquisa 177 alunos de 3ª e 4ª séries de ambos os sexos moradores em dois bairros distintos. A coleta de dados foi realizada em uma única entrevista com grupos de no máximo 5 alunos, no próprio ambiente escolar. Somente aqueles alunos cujos pais autorizaram sua participação na pesquisa foram entrevistados. O instrumento utilizado para a coleta de dados durante a entrevista constituiu-se do Inventário de Depressão Infantil CDI. Os resultados indicaram uma prevalência de sintomas depressivos em torno de 2,26% para a amostra analisada. Em virtude dos resultados obtidos no presente estudo, entendemos que há a necessidade da realização de novos estudos e pesquisas junto a crianças em idade escolar, pois há um número significativo de psicopatologias que vêm se desenvolvendo na infância e na adolescência e que demandam um diagnóstico precoce, que possibilite ações oportunas junto à criança, à família e à escola.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-27
2020-05-29T17:20:31Z
2020-05-29T17:20:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-61091-05-7
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5869
identifier_str_mv 978-85-61091-05-7
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309681288085504