GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA: UM CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3451 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido no período de julho de 2016 e até o presente momento, ou seja, desde que assumi a direção da Escola Estadual Marechal Rondon em Mundo Novo/MS. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência como gestora de uma escola pública estadual, partindo da ideia de gestão democrática e participativa. Em julho de 2016, quando assumi a direção da escola, a mesma apresentava alguns problemas de relacionamentos interpessoais com funcionários administrativos e professores. A escola não dispunha de muitas ferramentas de trabalho, como computadores, impressoras, materiais de cozinha, multimídias, entre outros. Desde o início da gestão pautamos pelo diálogo e reuniões de segmentos, ouvindo, registrando para tomadas de decisões plausíveis. Delegamos responsabilidades, tais como: um funcionário administrativo para controlar produtos de limpeza, outro para registrar pedidos de merenda e outros para organizar vida funcional de alunos e funcionários. Além de trabalhar diretamente com os professores a parte pedagógica,orientando coordenador e acompanhando a progressão das turmas. Em 2017 e 2018, foram realizados projetos de reforço escolar, com voluntários que acompanhavam os alunos com maiores dificuldades. Vários professores desenvolveram projetos científicos, alguns apresentaram em feiras e eventos de educação. Diante desta proposta de gestão democrática e participativa foi possível confirmar evoluções significativas na questão pedagógica, uma delas refere- se à nota do Ideb que cresceu proporcionalmente frente às mudanças realizadas. Em 2019, temos trabalhado com esta dinâmica apresentada, porém voltada para o pedagógico, centrada nas avaliações externas e protagonismo juvenil. |
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