A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CECÍLIO, Daniele Moraes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: CUNHA, Maria Cristina de Araújo Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4985
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo apresentar a importância e a necessidade da inserção de assistentes sociais no ambiente escolar, uma vez que diversos estudos apontam a contribuição que este profissional pode oferecer através de sua atuação. Diante deste contexto, utilizou-se a metodologia qualitativa e explicativa para a exposição dos dados coletados. Para isto, foi encaminhado aos membros da comissão temática de Serviço Social na Educação do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS da 11° Região, localizado em Curitiba/Paraná, um questionário semi- estruturado com questões inerentes ao tema estudado e entrevista in locu com assistente social da educação da cidade de Maringá. Assim, os resultados se referem à atuação política do CRESS frente à efetivação da Lei 15.075/2006, a compilação bibliográfica acerca do assunto, a qual aponta o papel, a contribuição e os ganhos que a educação receberá com a inserção do assistente social em seu âmago. Sendo assim, a pesquisa almeja colaborar para com os debates em prol da efetivação da referida lei, com o intuito de garantir um ensino público de qualidade, que agregue todos os sujeitos que compõem esse cenário.
id UNICESU-1_73006c2c9f3df3a1278f8300539cf547
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4985
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLARAmbiente escolarAssistente socialInserçãoLei 15.075/2006O presente trabalho teve por objetivo apresentar a importância e a necessidade da inserção de assistentes sociais no ambiente escolar, uma vez que diversos estudos apontam a contribuição que este profissional pode oferecer através de sua atuação. Diante deste contexto, utilizou-se a metodologia qualitativa e explicativa para a exposição dos dados coletados. Para isto, foi encaminhado aos membros da comissão temática de Serviço Social na Educação do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS da 11° Região, localizado em Curitiba/Paraná, um questionário semi- estruturado com questões inerentes ao tema estudado e entrevista in locu com assistente social da educação da cidade de Maringá. Assim, os resultados se referem à atuação política do CRESS frente à efetivação da Lei 15.075/2006, a compilação bibliográfica acerca do assunto, a qual aponta o papel, a contribuição e os ganhos que a educação receberá com a inserção do assistente social em seu âmago. Sendo assim, a pesquisa almeja colaborar para com os debates em prol da efetivação da referida lei, com o intuito de garantir um ensino público de qualidade, que agregue todos os sujeitos que compõem esse cenário.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-13T13:47:07Z2020-02-13T13:47:07Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4985porCECÍLIO, Daniele MoraesCUNHA, Maria Cristina de Araújo Britoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:07Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4985Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:40:07Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR
title A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR
spellingShingle A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR
CECÍLIO, Daniele Moraes
Ambiente escolar
Assistente social
Inserção
Lei 15.075/2006
title_short A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR
title_full A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR
title_fullStr A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR
title_full_unstemmed A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR
title_sort A CONQUISTA DE UM NOVO ESPAÇO DE TRABALHO PARA OS ASSISTENTES SOCIAIS: O AMBIENTE ESCOLAR
author CECÍLIO, Daniele Moraes
author_facet CECÍLIO, Daniele Moraes
CUNHA, Maria Cristina de Araújo Brito
author_role author
author2 CUNHA, Maria Cristina de Araújo Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CECÍLIO, Daniele Moraes
CUNHA, Maria Cristina de Araújo Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente escolar
Assistente social
Inserção
Lei 15.075/2006
topic Ambiente escolar
Assistente social
Inserção
Lei 15.075/2006
description O presente trabalho teve por objetivo apresentar a importância e a necessidade da inserção de assistentes sociais no ambiente escolar, uma vez que diversos estudos apontam a contribuição que este profissional pode oferecer através de sua atuação. Diante deste contexto, utilizou-se a metodologia qualitativa e explicativa para a exposição dos dados coletados. Para isto, foi encaminhado aos membros da comissão temática de Serviço Social na Educação do Conselho Regional de Serviço Social – CRESS da 11° Região, localizado em Curitiba/Paraná, um questionário semi- estruturado com questões inerentes ao tema estudado e entrevista in locu com assistente social da educação da cidade de Maringá. Assim, os resultados se referem à atuação política do CRESS frente à efetivação da Lei 15.075/2006, a compilação bibliográfica acerca do assunto, a qual aponta o papel, a contribuição e os ganhos que a educação receberá com a inserção do assistente social em seu âmago. Sendo assim, a pesquisa almeja colaborar para com os debates em prol da efetivação da referida lei, com o intuito de garantir um ensino público de qualidade, que agregue todos os sujeitos que compõem esse cenário.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-13T13:47:07Z
2020-02-13T13:47:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4985
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309678972829696