BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556 |
Resumo: | A quantidade de informações dentro de uma organização aumenta e se torna mais complexa, necessitando cada vez mais por dados mais numerosos, específicos e certeiros para subsidiar as tomadas de decisões. Nessa conjuntura percebe-se a importância de uma estratégia que guie a organização para que seja possível alcançar suas metas. A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos. Esse estudo teve como universo as pequenas e médias empresas da região de Maringá e Umuarama-PR, no setor de Comércio Varejista, onde foi aplicado um questionário com 20 Questões, tendo 56 empresas que responderam. Buscou-se entender o perfil da empresa e do empresário, as fontes de dados que são utilizadas pelos gestores para o processo de tomada de decisão e as percepções dos fatores que dificultam a adoção da tecnologia do Big Data. |
id |
UNICESU-1_780ebce57299e8403c4a5973ab829a82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2556 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESASBig DataProcesso decisórioKDDPequenas empresasA quantidade de informações dentro de uma organização aumenta e se torna mais complexa, necessitando cada vez mais por dados mais numerosos, específicos e certeiros para subsidiar as tomadas de decisões. Nessa conjuntura percebe-se a importância de uma estratégia que guie a organização para que seja possível alcançar suas metas. A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos. Esse estudo teve como universo as pequenas e médias empresas da região de Maringá e Umuarama-PR, no setor de Comércio Varejista, onde foi aplicado um questionário com 20 Questões, tendo 56 empresas que responderam. Buscou-se entender o perfil da empresa e do empresário, as fontes de dados que são utilizadas pelos gestores para o processo de tomada de decisão e as percepções dos fatores que dificultam a adoção da tecnologia do Big Data.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-06T18:37:47Z2019-11-06T18:37:47Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556porOLIVEIRA, Bruno Guilherme de CastroBERARDI, Rita CristinaSANTOS, Camila Emillyinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:44:00Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2556Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:44Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS |
title |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS |
spellingShingle |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro Big Data Processo decisório KDD Pequenas empresas |
title_short |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS |
title_full |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS |
title_fullStr |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS |
title_full_unstemmed |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS |
title_sort |
BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROCESSO DECISÓRIO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS |
author |
OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro |
author_facet |
OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro BERARDI, Rita Cristina SANTOS, Camila Emilly |
author_role |
author |
author2 |
BERARDI, Rita Cristina SANTOS, Camila Emilly |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Bruno Guilherme de Castro BERARDI, Rita Cristina SANTOS, Camila Emilly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Big Data Processo decisório KDD Pequenas empresas |
topic |
Big Data Processo decisório KDD Pequenas empresas |
description |
A quantidade de informações dentro de uma organização aumenta e se torna mais complexa, necessitando cada vez mais por dados mais numerosos, específicos e certeiros para subsidiar as tomadas de decisões. Nessa conjuntura percebe-se a importância de uma estratégia que guie a organização para que seja possível alcançar suas metas. A fim de minimizar os riscos resultantes de uma tomada de decisão inadequada, os gestores deverão embasá-la com informações relevantes e seguras. O crescimento exponencial no volume de dados gerados em função dos avanços tecnológicos e da mudança de comportamento dos consumidores garantirá às organizações informações suficientes para isso, de forma rápida. Esse fenômeno é chamado de Big Data. O objetivo da pesquisa é verificar o efeito do Big Data no processo de tomada de decisão de executivos. Esse estudo teve como universo as pequenas e médias empresas da região de Maringá e Umuarama-PR, no setor de Comércio Varejista, onde foi aplicado um questionário com 20 Questões, tendo 56 empresas que responderam. Buscou-se entender o perfil da empresa e do empresário, as fontes de dados que são utilizadas pelos gestores para o processo de tomada de decisão e as percepções dos fatores que dificultam a adoção da tecnologia do Big Data. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-06T18:37:47Z 2019-11-06T18:37:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098714312474624 |