DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229 |
Resumo: | Este artigo pretende averiguar o uso de mashups literários na série norte- americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta num mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada num único produto literário- audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com a s histórias de seus personagens no mundo real. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, utilizando a concepção de cultura pós- moderna de Stuart Hall; os conceitos de contos de fada de Nelly Novaes Coelho; as pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e outros; e considerando os episódios da primeira temporada da série, este trabalho inicialmente pretende compreender a literatura pós- moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também sua identidade, características e singularidades. E neste contexto histórico- cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, promovendo releituras, adaptações e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos será possível observar, por exemplo, que conflito entre o bem e o mal em OUAT não ocorre de forma estática, realçando o uso de elementos da contemporaneidade, assim como o uso de mashups literários na série ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real. |
id |
UNICESU-1_7c4121b263d9bf654d45d553cab55b61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4229 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”Literatura pós - modernaContos de fadasMashup literárioProduções audiovisuaisEste artigo pretende averiguar o uso de mashups literários na série norte- americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta num mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada num único produto literário- audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com a s histórias de seus personagens no mundo real. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, utilizando a concepção de cultura pós- moderna de Stuart Hall; os conceitos de contos de fada de Nelly Novaes Coelho; as pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e outros; e considerando os episódios da primeira temporada da série, este trabalho inicialmente pretende compreender a literatura pós- moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também sua identidade, características e singularidades. E neste contexto histórico- cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, promovendo releituras, adaptações e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos será possível observar, por exemplo, que conflito entre o bem e o mal em OUAT não ocorre de forma estática, realçando o uso de elementos da contemporaneidade, assim como o uso de mashups literários na série ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-13T20:18:19Z2020-01-13T20:18:19Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229porARRUDA, Tatiana de Jesus Santos deROSSINI, Tayza Cristina Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:27:22Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4229Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:27:22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ” |
title |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ” |
spellingShingle |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ” ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de Literatura pós - moderna Contos de fadas Mashup literário Produções audiovisuais |
title_short |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ” |
title_full |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ” |
title_fullStr |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ” |
title_full_unstemmed |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ” |
title_sort |
DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ” |
author |
ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de |
author_facet |
ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira |
author_role |
author |
author2 |
ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura pós - moderna Contos de fadas Mashup literário Produções audiovisuais |
topic |
Literatura pós - moderna Contos de fadas Mashup literário Produções audiovisuais |
description |
Este artigo pretende averiguar o uso de mashups literários na série norte- americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta num mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada num único produto literário- audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com a s histórias de seus personagens no mundo real. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, utilizando a concepção de cultura pós- moderna de Stuart Hall; os conceitos de contos de fada de Nelly Novaes Coelho; as pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e outros; e considerando os episódios da primeira temporada da série, este trabalho inicialmente pretende compreender a literatura pós- moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também sua identidade, características e singularidades. E neste contexto histórico- cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, promovendo releituras, adaptações e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos será possível observar, por exemplo, que conflito entre o bem e o mal em OUAT não ocorre de forma estática, realçando o uso de elementos da contemporaneidade, assim como o uso de mashups literários na série ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 2020-01-13T20:18:19Z 2020-01-13T20:18:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098690368241664 |