DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229
Resumo: Este artigo pretende averiguar o uso de mashups literários na série norte- americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta num mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada num único produto literário- audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com a s histórias de seus personagens no mundo real. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, utilizando a concepção de cultura pós- moderna de Stuart Hall; os conceitos de contos de fada de Nelly Novaes Coelho; as pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e outros; e considerando os episódios da primeira temporada da série, este trabalho inicialmente pretende compreender a literatura pós- moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também sua identidade, características e singularidades. E neste contexto histórico- cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, promovendo releituras, adaptações e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos será possível observar, por exemplo, que conflito entre o bem e o mal em OUAT não ocorre de forma estática, realçando o uso de elementos da contemporaneidade, assim como o uso de mashups literários na série ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real.
id UNICESU-1_7c4121b263d9bf654d45d553cab55b61
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4229
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”Literatura pós - modernaContos de fadasMashup literárioProduções audiovisuaisEste artigo pretende averiguar o uso de mashups literários na série norte- americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta num mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada num único produto literário- audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com a s histórias de seus personagens no mundo real. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, utilizando a concepção de cultura pós- moderna de Stuart Hall; os conceitos de contos de fada de Nelly Novaes Coelho; as pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e outros; e considerando os episódios da primeira temporada da série, este trabalho inicialmente pretende compreender a literatura pós- moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também sua identidade, características e singularidades. E neste contexto histórico- cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, promovendo releituras, adaptações e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos será possível observar, por exemplo, que conflito entre o bem e o mal em OUAT não ocorre de forma estática, realçando o uso de elementos da contemporaneidade, assim como o uso de mashups literários na série ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-13T20:18:19Z2020-01-13T20:18:19Z2019-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-5http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229porARRUDA, Tatiana de Jesus Santos deROSSINI, Tayza Cristina Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:27:22Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4229Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:27:22Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
title DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
spellingShingle DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
Literatura pós - moderna
Contos de fadas
Mashup literário
Produções audiovisuais
title_short DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
title_full DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
title_fullStr DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
title_full_unstemmed DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
title_sort DO REINO ENCANTADO AO MUNDO REAL: O USO DE MASHUP S NA SÉRIE “ ONCE UPON A TIME ”
author ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
author_facet ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
author_role author
author2 ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARRUDA, Tatiana de Jesus Santos de
ROSSINI, Tayza Cristina Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura pós - moderna
Contos de fadas
Mashup literário
Produções audiovisuais
topic Literatura pós - moderna
Contos de fadas
Mashup literário
Produções audiovisuais
description Este artigo pretende averiguar o uso de mashups literários na série norte- americana Once Upon a Time (OUAT) e, neste processo, atualizar a conceituação de mashup literário, assim como relembrar como tem sido constante o uso de contos de fadas em produções audiovisuais. A série em questão, além de ser um sucesso de público, apresenta num mesmo “ambiente” diversos contos de fadas, lendas e mitologia grega. Essa miscelânea foi revisitada, atualizada e entrelaçada num único produto literário- audiovisual, onde os contos, como os conhecemos, se passam no “Reino Encantado” e paralelamente são cruzados com a s histórias de seus personagens no mundo real. Por meio de pesquisa descritiva bibliográfica, utilizando a concepção de cultura pós- moderna de Stuart Hall; os conceitos de contos de fada de Nelly Novaes Coelho; as pesquisas sobre mashups realizadas por Amanda V. Riter e outros; e considerando os episódios da primeira temporada da série, este trabalho inicialmente pretende compreender a literatura pós- moderna, não só enquanto movimento de desconstrução do cânone, mas também sua identidade, características e singularidades. E neste contexto histórico- cultural surgem novas técnicas/estratégias, como o mashup, promovendo releituras, adaptações e alcançando novos públicos leitores. Assim, ao concluirmos será possível observar, por exemplo, que conflito entre o bem e o mal em OUAT não ocorre de forma estática, realçando o uso de elementos da contemporaneidade, assim como o uso de mashups literários na série ao juntar diversos autores e seus contos de fadas, mesclando personagens e personalidades tanto no Reino Encantado quanto no mundo real.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
2020-01-13T20:18:19Z
2020-01-13T20:18:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-1960-5
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229
identifier_str_mv 978-85-459-1960-5
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098690368241664