ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OGATHA, Bruno Hideki
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CAVALINI, Gustavo Rocha, AMARAL, Greicy Cezar do, RANGEL, Marcel Pereira, NISHIDA, Fernanda Shizue
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9417
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar aspectos epidemiológicos da dengue no estado do Paraná no ano de 2019. O projeto está delineado como um estudo transversal descritivo-analítico e para sua realização foi estabelecida uma parceria entre a UniCesumar e a 15ª Regional de Saúde de forma que os dados foram coletados através deste órgão. Foram incluídos no estudo todas as notificações ocorridas por município no estado do Paraná no período estipulado. Para descrever o perfil epidemiológico os dados foram analisados através de estatística descritiva com tabelas de frequências univariadas, com distribuições percentuais para as variáveis qualitativas e com o cálculo de medidas de tendência central como medianas, médias e desvios-padrão para as variáveis quantitativas. Para distribuição espacial foram elaborados mapas com valores brutos e com as proporções, permitindo identificação de áreas com aglomerados de casos. Os preceitos éticos da pesquisa foram respeitados, em consonância com as diretrizes da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Por meio do estudo, foi possível observar um total de 44.819 casos notificados de dengue no SINAN, no ano de 2019, nas Regionais de Saúde do Paraná. O noroeste e norte do estado obtiveram destaque pela predominância de casos nessas regiões. Além disso, houve a predominância do sorotipo DEN-2, em relação aos outros, todavia, esses valores podem estar subestimados, devido à baixa identificação dos sorotipos. Conclui-se, que fatores ambientais, e a alta concentração populacional nos centros urbanos, associadas a prevalência de um sorotipo, nas regiões norte e noroeste, contribuíram para o cenário epidêmico.
id UNICESU-1_7cfe2fa6a39f611a585826f86c8d4692
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9417
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁEpidemiologiaVírus da dengueMapaA presente pesquisa tem como objetivo analisar aspectos epidemiológicos da dengue no estado do Paraná no ano de 2019. O projeto está delineado como um estudo transversal descritivo-analítico e para sua realização foi estabelecida uma parceria entre a UniCesumar e a 15ª Regional de Saúde de forma que os dados foram coletados através deste órgão. Foram incluídos no estudo todas as notificações ocorridas por município no estado do Paraná no período estipulado. Para descrever o perfil epidemiológico os dados foram analisados através de estatística descritiva com tabelas de frequências univariadas, com distribuições percentuais para as variáveis qualitativas e com o cálculo de medidas de tendência central como medianas, médias e desvios-padrão para as variáveis quantitativas. Para distribuição espacial foram elaborados mapas com valores brutos e com as proporções, permitindo identificação de áreas com aglomerados de casos. Os preceitos éticos da pesquisa foram respeitados, em consonância com as diretrizes da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Por meio do estudo, foi possível observar um total de 44.819 casos notificados de dengue no SINAN, no ano de 2019, nas Regionais de Saúde do Paraná. O noroeste e norte do estado obtiveram destaque pela predominância de casos nessas regiões. Além disso, houve a predominância do sorotipo DEN-2, em relação aos outros, todavia, esses valores podem estar subestimados, devido à baixa identificação dos sorotipos. Conclui-se, que fatores ambientais, e a alta concentração populacional nos centros urbanos, associadas a prevalência de um sorotipo, nas regiões norte e noroeste, contribuíram para o cenário epidêmico.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-01T18:03:02Z2022-04-01T18:03:02Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9417porEncontro Internacional de Produção CientíficaOGATHA, Bruno HidekiCAVALINI, Gustavo RochaAMARAL, Greicy Cezar doRANGEL, Marcel PereiraNISHIDA, Fernanda Shizueinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:22:47Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9417Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:22:47Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ
title ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ
spellingShingle ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ
OGATHA, Bruno Hideki
Epidemiologia
Vírus da dengue
Mapa
title_short ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ
title_full ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ
title_fullStr ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ
title_full_unstemmed ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ
title_sort ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DA DENGUE NO PARANÁ
author OGATHA, Bruno Hideki
author_facet OGATHA, Bruno Hideki
CAVALINI, Gustavo Rocha
AMARAL, Greicy Cezar do
RANGEL, Marcel Pereira
NISHIDA, Fernanda Shizue
author_role author
author2 CAVALINI, Gustavo Rocha
AMARAL, Greicy Cezar do
RANGEL, Marcel Pereira
NISHIDA, Fernanda Shizue
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OGATHA, Bruno Hideki
CAVALINI, Gustavo Rocha
AMARAL, Greicy Cezar do
RANGEL, Marcel Pereira
NISHIDA, Fernanda Shizue
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemiologia
Vírus da dengue
Mapa
topic Epidemiologia
Vírus da dengue
Mapa
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar aspectos epidemiológicos da dengue no estado do Paraná no ano de 2019. O projeto está delineado como um estudo transversal descritivo-analítico e para sua realização foi estabelecida uma parceria entre a UniCesumar e a 15ª Regional de Saúde de forma que os dados foram coletados através deste órgão. Foram incluídos no estudo todas as notificações ocorridas por município no estado do Paraná no período estipulado. Para descrever o perfil epidemiológico os dados foram analisados através de estatística descritiva com tabelas de frequências univariadas, com distribuições percentuais para as variáveis qualitativas e com o cálculo de medidas de tendência central como medianas, médias e desvios-padrão para as variáveis quantitativas. Para distribuição espacial foram elaborados mapas com valores brutos e com as proporções, permitindo identificação de áreas com aglomerados de casos. Os preceitos éticos da pesquisa foram respeitados, em consonância com as diretrizes da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Por meio do estudo, foi possível observar um total de 44.819 casos notificados de dengue no SINAN, no ano de 2019, nas Regionais de Saúde do Paraná. O noroeste e norte do estado obtiveram destaque pela predominância de casos nessas regiões. Além disso, houve a predominância do sorotipo DEN-2, em relação aos outros, todavia, esses valores podem estar subestimados, devido à baixa identificação dos sorotipos. Conclui-se, que fatores ambientais, e a alta concentração populacional nos centros urbanos, associadas a prevalência de um sorotipo, nas regiões norte e noroeste, contribuíram para o cenário epidêmico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-01T18:03:02Z
2022-04-01T18:03:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9417
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098692608000000