PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE VIABILIDADE À IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS DE CIRCULAÇÃO EXCLUSIVA DE ÔNIBUS
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9502 |
Resumo: | O processo de urbanização, influenciado pela intensificação da industrialização levou a transformação da dinâmica das cidades, o que resultou no desarranjo dos sistemas urbanos, incapazes de acompanhar o crescimento e atender a demanda de serviço. Houve o surgimento de problemas vinculados as infraestruturas de transporte (assim como a mobilidade), habitação, abastecimento de água, coleta de esgoto, entre outros. A mobilidade se tornou um grande desafio, alvo de constantes debates a respeito da adoção de medidas para viabiliza-la, como o estimulo ao uso de meio de deslocamento alternativo e o desincentivo ao uso do automóvel. Diante de tal cenário, é objetivo desse artigo é propor uma metodologia de estudo capaz de demonstrar identificar a viabilidade de implantação de infraestruturas destinadas a potencializar o funcionamento do transporte coletivo por ônibus no espaço viário. Esse artigo demonstra aspectos que influenciam no funcionamento da modalidade e os pontos a serem considerados na elaboração de estudos técnicos. |
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PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE VIABILIDADE À IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS DE CIRCULAÇÃO EXCLUSIVA DE ÔNIBUSMobilidade urbanaAcessibilidade urbanaTransporte coletivoInfraestruturaSistema viárioO processo de urbanização, influenciado pela intensificação da industrialização levou a transformação da dinâmica das cidades, o que resultou no desarranjo dos sistemas urbanos, incapazes de acompanhar o crescimento e atender a demanda de serviço. Houve o surgimento de problemas vinculados as infraestruturas de transporte (assim como a mobilidade), habitação, abastecimento de água, coleta de esgoto, entre outros. A mobilidade se tornou um grande desafio, alvo de constantes debates a respeito da adoção de medidas para viabiliza-la, como o estimulo ao uso de meio de deslocamento alternativo e o desincentivo ao uso do automóvel. Diante de tal cenário, é objetivo desse artigo é propor uma metodologia de estudo capaz de demonstrar identificar a viabilidade de implantação de infraestruturas destinadas a potencializar o funcionamento do transporte coletivo por ônibus no espaço viário. Esse artigo demonstra aspectos que influenciam no funcionamento da modalidade e os pontos a serem considerados na elaboração de estudos técnicos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-07T14:45:50Z2022-04-07T14:45:50Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9502porEncontro Internacional de Produção CientíficaRAMOS, Diego VieiraCALLEFI, Mario Henrique Bueno MoreiraSILVA, Luciana Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T12:46:06Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9502Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T12:46:06Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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