O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9599 |
Resumo: | A crise instalada pela pandemia de Covid-19 exigiu uma grande adaptação do ambiente escolar nas formas de ensinar e aprender, principalmente direcionadas à educação de grupos periféricos, como o grupo das pessoas com deficiência, que já experimentavam a exclusão no ensino presencial. A pesquisa em andamento dedica-se à percepção de pessoas com deficiência, especificamente na fase da adolescência, em que a identificação e inclusão são fatores importantes para o desenvolvimento psíquico. Considerando as transformações produzidas pela pandemia de Covid-19, o objetivo é investigar as experiências dos adolescentes com deficiência em relação ao ensino remoto a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco adolescentes com deficiência que estejam cursando o ensino médio na modalidade remota. A discussão que se propõe a partir desses discursos empenha-se em debater sobre o capacitismo velado nas instituições, que age diretamente na perpetuação da discriminação. Espera-se que os resultados desta pesquisa evidenciem os preconceitos naturalizados nas instituições ao valorizar as vivências dos alunos com deficiência, além de contribuir com a construção de ambientes escolares mais igualitários e justos. |
id |
UNICESU-1_872366efc430d93da32f3589dc912cf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9599 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAAdolescênciaEducaçãoInclusãoA crise instalada pela pandemia de Covid-19 exigiu uma grande adaptação do ambiente escolar nas formas de ensinar e aprender, principalmente direcionadas à educação de grupos periféricos, como o grupo das pessoas com deficiência, que já experimentavam a exclusão no ensino presencial. A pesquisa em andamento dedica-se à percepção de pessoas com deficiência, especificamente na fase da adolescência, em que a identificação e inclusão são fatores importantes para o desenvolvimento psíquico. Considerando as transformações produzidas pela pandemia de Covid-19, o objetivo é investigar as experiências dos adolescentes com deficiência em relação ao ensino remoto a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco adolescentes com deficiência que estejam cursando o ensino médio na modalidade remota. A discussão que se propõe a partir desses discursos empenha-se em debater sobre o capacitismo velado nas instituições, que age diretamente na perpetuação da discriminação. Espera-se que os resultados desta pesquisa evidenciem os preconceitos naturalizados nas instituições ao valorizar as vivências dos alunos com deficiência, além de contribuir com a construção de ambientes escolares mais igualitários e justos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-13T13:51:11Z2022-04-13T13:51:11Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9599porEncontro Internacional de Produção CientíficaROSS, Gabriela dos SantosMACHADO, Letícia Vierinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:17:24Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9599Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:17:24Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA |
title |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA |
spellingShingle |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA ROSS, Gabriela dos Santos Adolescência Educação Inclusão |
title_short |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA |
title_full |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA |
title_fullStr |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA |
title_sort |
O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA |
author |
ROSS, Gabriela dos Santos |
author_facet |
ROSS, Gabriela dos Santos MACHADO, Letícia Vier |
author_role |
author |
author2 |
MACHADO, Letícia Vier |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSS, Gabriela dos Santos MACHADO, Letícia Vier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolescência Educação Inclusão |
topic |
Adolescência Educação Inclusão |
description |
A crise instalada pela pandemia de Covid-19 exigiu uma grande adaptação do ambiente escolar nas formas de ensinar e aprender, principalmente direcionadas à educação de grupos periféricos, como o grupo das pessoas com deficiência, que já experimentavam a exclusão no ensino presencial. A pesquisa em andamento dedica-se à percepção de pessoas com deficiência, especificamente na fase da adolescência, em que a identificação e inclusão são fatores importantes para o desenvolvimento psíquico. Considerando as transformações produzidas pela pandemia de Covid-19, o objetivo é investigar as experiências dos adolescentes com deficiência em relação ao ensino remoto a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco adolescentes com deficiência que estejam cursando o ensino médio na modalidade remota. A discussão que se propõe a partir desses discursos empenha-se em debater sobre o capacitismo velado nas instituições, que age diretamente na perpetuação da discriminação. Espera-se que os resultados desta pesquisa evidenciem os preconceitos naturalizados nas instituições ao valorizar as vivências dos alunos com deficiência, além de contribuir com a construção de ambientes escolares mais igualitários e justos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-19 2022-04-13T13:51:11Z 2022-04-13T13:51:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9599 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Internacional de Produção Científica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098711214981120 |