O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSS, Gabriela dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MACHADO, Letícia Vier
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9599
Resumo: A crise instalada pela pandemia de Covid-19 exigiu uma grande adaptação do ambiente escolar nas formas de ensinar e aprender, principalmente direcionadas à educação de grupos periféricos, como o grupo das pessoas com deficiência, que já experimentavam a exclusão no ensino presencial. A pesquisa em andamento dedica-se à percepção de pessoas com deficiência, especificamente na fase da adolescência, em que a identificação e inclusão são fatores importantes para o desenvolvimento psíquico. Considerando as transformações produzidas pela pandemia de Covid-19, o objetivo é investigar as experiências dos adolescentes com deficiência em relação ao ensino remoto a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco adolescentes com deficiência que estejam cursando o ensino médio na modalidade remota. A discussão que se propõe a partir desses discursos empenha-se em debater sobre o capacitismo velado nas instituições, que age diretamente na perpetuação da discriminação. Espera-se que os resultados desta pesquisa evidenciem os preconceitos naturalizados nas instituições ao valorizar as vivências dos alunos com deficiência, além de contribuir com a construção de ambientes escolares mais igualitários e justos.
id UNICESU-1_872366efc430d93da32f3589dc912cf5
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9599
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIAAdolescênciaEducaçãoInclusãoA crise instalada pela pandemia de Covid-19 exigiu uma grande adaptação do ambiente escolar nas formas de ensinar e aprender, principalmente direcionadas à educação de grupos periféricos, como o grupo das pessoas com deficiência, que já experimentavam a exclusão no ensino presencial. A pesquisa em andamento dedica-se à percepção de pessoas com deficiência, especificamente na fase da adolescência, em que a identificação e inclusão são fatores importantes para o desenvolvimento psíquico. Considerando as transformações produzidas pela pandemia de Covid-19, o objetivo é investigar as experiências dos adolescentes com deficiência em relação ao ensino remoto a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco adolescentes com deficiência que estejam cursando o ensino médio na modalidade remota. A discussão que se propõe a partir desses discursos empenha-se em debater sobre o capacitismo velado nas instituições, que age diretamente na perpetuação da discriminação. Espera-se que os resultados desta pesquisa evidenciem os preconceitos naturalizados nas instituições ao valorizar as vivências dos alunos com deficiência, além de contribuir com a construção de ambientes escolares mais igualitários e justos.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-13T13:51:11Z2022-04-13T13:51:11Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9599porEncontro Internacional de Produção CientíficaROSS, Gabriela dos SantosMACHADO, Letícia Vierinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:17:24Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9599Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:17:24Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
title O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
spellingShingle O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
ROSS, Gabriela dos Santos
Adolescência
Educação
Inclusão
title_short O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
title_full O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
title_fullStr O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
title_full_unstemmed O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
title_sort O ENSINO REMOTO NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA
author ROSS, Gabriela dos Santos
author_facet ROSS, Gabriela dos Santos
MACHADO, Letícia Vier
author_role author
author2 MACHADO, Letícia Vier
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSS, Gabriela dos Santos
MACHADO, Letícia Vier
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescência
Educação
Inclusão
topic Adolescência
Educação
Inclusão
description A crise instalada pela pandemia de Covid-19 exigiu uma grande adaptação do ambiente escolar nas formas de ensinar e aprender, principalmente direcionadas à educação de grupos periféricos, como o grupo das pessoas com deficiência, que já experimentavam a exclusão no ensino presencial. A pesquisa em andamento dedica-se à percepção de pessoas com deficiência, especificamente na fase da adolescência, em que a identificação e inclusão são fatores importantes para o desenvolvimento psíquico. Considerando as transformações produzidas pela pandemia de Covid-19, o objetivo é investigar as experiências dos adolescentes com deficiência em relação ao ensino remoto a partir de entrevistas semiestruturadas com cinco adolescentes com deficiência que estejam cursando o ensino médio na modalidade remota. A discussão que se propõe a partir desses discursos empenha-se em debater sobre o capacitismo velado nas instituições, que age diretamente na perpetuação da discriminação. Espera-se que os resultados desta pesquisa evidenciem os preconceitos naturalizados nas instituições ao valorizar as vivências dos alunos com deficiência, além de contribuir com a construção de ambientes escolares mais igualitários e justos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-13T13:51:11Z
2022-04-13T13:51:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9599
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098711214981120