WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919 |
Resumo: | Este projeto tem por objetivo analisar as contribuições dos livros infantis a partir do pensamento de Walter Benjamin, pensador colaborador da Escola de Frankfurt. Ao partir da análise da teoria crítica, ele entendeu que, na cultura de massa, os livros infantis foram usados na educação como um meio de introduzir as crianças nos ideais de consumo. Em contrapartida, ele propõe retomar aos livros infantis, que possuem imagens, para introduzir a criança na leitura e na escrita e estimular na criatividade mas, sem estar ancoradas nos ideais de consumo. Para tanto, os procedimentos para análise do tema proposto constam estudos sobre os livros de Walter Benjamin, especialmente Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação e A hora das crianças, onde o autor aponta uma problemática, a transformação do livro infantil em produto de massa, o que pode causar a massificação e homogeneização dos valores e da educação. Benjamin defende a singularização da experiência da infância das crianças e, portanto critica a pedagogização do ensino e da mídia. Contribuirá para este estudo periódicos que discutem o tema, a fim de entender o que o filósofo considerou sobre os contos de fadas e histórias infantis para educação das crianças. Espera-se desta pesquisa, o entendimento das contribuições de Benjamim para educação infantil e para a crítica dos livros infantis. |
id |
UNICESU-1_8c43f457350cd57f0c09624bddfb74ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2919 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTISTeoria críticaEducaçãoCultura de massaInfânciaEste projeto tem por objetivo analisar as contribuições dos livros infantis a partir do pensamento de Walter Benjamin, pensador colaborador da Escola de Frankfurt. Ao partir da análise da teoria crítica, ele entendeu que, na cultura de massa, os livros infantis foram usados na educação como um meio de introduzir as crianças nos ideais de consumo. Em contrapartida, ele propõe retomar aos livros infantis, que possuem imagens, para introduzir a criança na leitura e na escrita e estimular na criatividade mas, sem estar ancoradas nos ideais de consumo. Para tanto, os procedimentos para análise do tema proposto constam estudos sobre os livros de Walter Benjamin, especialmente Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação e A hora das crianças, onde o autor aponta uma problemática, a transformação do livro infantil em produto de massa, o que pode causar a massificação e homogeneização dos valores e da educação. Benjamin defende a singularização da experiência da infância das crianças e, portanto critica a pedagogização do ensino e da mídia. Contribuirá para este estudo periódicos que discutem o tema, a fim de entender o que o filósofo considerou sobre os contos de fadas e histórias infantis para educação das crianças. Espera-se desta pesquisa, o entendimento das contribuições de Benjamim para educação infantil e para a crítica dos livros infantis.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-20T18:14:09Z2019-11-20T18:14:09Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919porSILVA, Taíssa Sá daBORDIN, Reginaldo Aliçandroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:52:14Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2919Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:52:14Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS |
title |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS |
spellingShingle |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS SILVA, Taíssa Sá da Teoria crítica Educação Cultura de massa Infância |
title_short |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS |
title_full |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS |
title_fullStr |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS |
title_full_unstemmed |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS |
title_sort |
WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS |
author |
SILVA, Taíssa Sá da |
author_facet |
SILVA, Taíssa Sá da BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
author_role |
author |
author2 |
BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Taíssa Sá da BORDIN, Reginaldo Aliçandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria crítica Educação Cultura de massa Infância |
topic |
Teoria crítica Educação Cultura de massa Infância |
description |
Este projeto tem por objetivo analisar as contribuições dos livros infantis a partir do pensamento de Walter Benjamin, pensador colaborador da Escola de Frankfurt. Ao partir da análise da teoria crítica, ele entendeu que, na cultura de massa, os livros infantis foram usados na educação como um meio de introduzir as crianças nos ideais de consumo. Em contrapartida, ele propõe retomar aos livros infantis, que possuem imagens, para introduzir a criança na leitura e na escrita e estimular na criatividade mas, sem estar ancoradas nos ideais de consumo. Para tanto, os procedimentos para análise do tema proposto constam estudos sobre os livros de Walter Benjamin, especialmente Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação e A hora das crianças, onde o autor aponta uma problemática, a transformação do livro infantil em produto de massa, o que pode causar a massificação e homogeneização dos valores e da educação. Benjamin defende a singularização da experiência da infância das crianças e, portanto critica a pedagogização do ensino e da mídia. Contribuirá para este estudo periódicos que discutem o tema, a fim de entender o que o filósofo considerou sobre os contos de fadas e histórias infantis para educação das crianças. Espera-se desta pesquisa, o entendimento das contribuições de Benjamim para educação infantil e para a crítica dos livros infantis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-20T18:14:09Z 2019-11-20T18:14:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098715663040512 |