ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GABRIEL, Laura Christofoletti da Silva
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ARRUDA, Eduardo Chierrito de, BESCOROVAINE, Wellignton Francisco, VALDERRAMA, Berna Valentina Bruit, MILANI, Rute Grossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1656
Resumo: Direcionar atitudes pró-sociais e pró-ambientais são fundamentais para a transformação socioambiental necessária para a sustentabilidade. Dessa maneira a educação ambiental é uma prática transversal que incide para tais condutas. Objetivou-se apresentar um relato de experiência em educação ambiental aplicada ao meio universitário. Após uma revisão da literatura sobre práticas de sensibilização ambiental, percebeu-se que existe uma carência de técnicas de educação ambiental no ensino superior. Foi realizada uma oficina com os alunos do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Foi aplicada uma Escala de Comportamento Ecológico (ECE) na oficina, que verificou comportamentos como: Limpeza, Ativismo e Consumismo, Economia de Água e Energia, Desejabilidade Social e Reciclagem. Além da ECE, os resultados foram compreendidos através da observação sistemática do comportamento e de relatos verbais dos participantes. Apesar de um encontro não oferecer tempo suficiente para uma mudança eficaz de comportamento, foi possível perceber que os alunos demonstraram comportamentos mais pró-ambientais ao fim da oficina.
id UNICESU-1_8e6bcafdb823024bec29ab080fb52f38
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1656
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINARComportamento pró-ecológicoPsicologia AmbientalSensibilização AmbientalDirecionar atitudes pró-sociais e pró-ambientais são fundamentais para a transformação socioambiental necessária para a sustentabilidade. Dessa maneira a educação ambiental é uma prática transversal que incide para tais condutas. Objetivou-se apresentar um relato de experiência em educação ambiental aplicada ao meio universitário. Após uma revisão da literatura sobre práticas de sensibilização ambiental, percebeu-se que existe uma carência de técnicas de educação ambiental no ensino superior. Foi realizada uma oficina com os alunos do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Foi aplicada uma Escala de Comportamento Ecológico (ECE) na oficina, que verificou comportamentos como: Limpeza, Ativismo e Consumismo, Economia de Água e Energia, Desejabilidade Social e Reciclagem. Além da ECE, os resultados foram compreendidos através da observação sistemática do comportamento e de relatos verbais dos participantes. Apesar de um encontro não oferecer tempo suficiente para uma mudança eficaz de comportamento, foi possível perceber que os alunos demonstraram comportamentos mais pró-ambientais ao fim da oficina.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-08-14T19:49:10Z2019-08-14T19:49:10Z2017-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-0773-22594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1656porGABRIEL, Laura Christofoletti da SilvaARRUDA, Eduardo Chierrito deBESCOROVAINE, Wellignton FranciscoVALDERRAMA, Berna Valentina BruitMILANI, Rute Grossiinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:28:05Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1656Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:28:05Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
title ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
GABRIEL, Laura Christofoletti da Silva
Comportamento pró-ecológico
Psicologia Ambiental
Sensibilização Ambiental
title_short ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
title_full ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
title_sort ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR
author GABRIEL, Laura Christofoletti da Silva
author_facet GABRIEL, Laura Christofoletti da Silva
ARRUDA, Eduardo Chierrito de
BESCOROVAINE, Wellignton Francisco
VALDERRAMA, Berna Valentina Bruit
MILANI, Rute Grossi
author_role author
author2 ARRUDA, Eduardo Chierrito de
BESCOROVAINE, Wellignton Francisco
VALDERRAMA, Berna Valentina Bruit
MILANI, Rute Grossi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GABRIEL, Laura Christofoletti da Silva
ARRUDA, Eduardo Chierrito de
BESCOROVAINE, Wellignton Francisco
VALDERRAMA, Berna Valentina Bruit
MILANI, Rute Grossi
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento pró-ecológico
Psicologia Ambiental
Sensibilização Ambiental
topic Comportamento pró-ecológico
Psicologia Ambiental
Sensibilização Ambiental
description Direcionar atitudes pró-sociais e pró-ambientais são fundamentais para a transformação socioambiental necessária para a sustentabilidade. Dessa maneira a educação ambiental é uma prática transversal que incide para tais condutas. Objetivou-se apresentar um relato de experiência em educação ambiental aplicada ao meio universitário. Após uma revisão da literatura sobre práticas de sensibilização ambiental, percebeu-se que existe uma carência de técnicas de educação ambiental no ensino superior. Foi realizada uma oficina com os alunos do primeiro ano de Arquitetura e Urbanismo de uma Instituição de Ensino Superior (IES). Foi aplicada uma Escala de Comportamento Ecológico (ECE) na oficina, que verificou comportamentos como: Limpeza, Ativismo e Consumismo, Economia de Água e Energia, Desejabilidade Social e Reciclagem. Além da ECE, os resultados foram compreendidos através da observação sistemática do comportamento e de relatos verbais dos participantes. Apesar de um encontro não oferecer tempo suficiente para uma mudança eficaz de comportamento, foi possível perceber que os alunos demonstraram comportamentos mais pró-ambientais ao fim da oficina.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
2019-08-14T19:49:10Z
2019-08-14T19:49:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1656
identifier_str_mv 978-85-459-0773-2
2594-4991
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805309715410845696