O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9668 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa consiste em investigar que a educação tem previsão constitucional e foi atendida como um direito social, fundamental e da personalidade, ressaltando-se o dever do Estado em promover esse direito com qualidade, especialmente quando falamos da educação básica. A criança e o adolescente são sujeitos de direitos e merecem respeito à infância e as suas peculiaridades, uma vez que são indivíduos em formação da personalidade. Diante dessa vulnerabilidade, a criança e o adolescente são protegidos por uma tutela integral exercida pelo Estado, sociedade e família, com o objetivo de promover o princípio do melhor interesse infantojuvenil. Dentro da problemática proposta questionou a educação como instrumento capaz de resguardar o desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, bem como os seus direitos da personalidade. Como hipótese o direito à educação é um direito essencial à preservação da dignidade humana e em proteção ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social. A educação é responsável pelos valores humanos e para a promoção das habilidades naturais e das potencialidades da pessoa humana, assegurando o desenvolvimento da pessoa, à liberdade, à integridade, ao livre desenvolvimento, ao exercício da cidadania e a inclusão social. Diante disso, a escola é um espaço importante para o desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente. A não promoção da educação com qualidade pode causar danos irreversíveis na formação da personalidade, exigindo uma atuação jurisdicional e até mesmo uma responsabilidade civil do Estado. Constatou-se que para a proteção ao desenvolvimento da personalidade infantojuvenil é necessário investir em políticas públicas educacionais. A metodologia empregada consistiu na pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema. |
id |
UNICESU-1_90dd299d7a901c38d0bea940936248cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9668 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educaçãoDireito à educaçãoDireitos da personalidadeDignidade humanaHomeschoolingPolíticas públicasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASO objetivo da pesquisa consiste em investigar que a educação tem previsão constitucional e foi atendida como um direito social, fundamental e da personalidade, ressaltando-se o dever do Estado em promover esse direito com qualidade, especialmente quando falamos da educação básica. A criança e o adolescente são sujeitos de direitos e merecem respeito à infância e as suas peculiaridades, uma vez que são indivíduos em formação da personalidade. Diante dessa vulnerabilidade, a criança e o adolescente são protegidos por uma tutela integral exercida pelo Estado, sociedade e família, com o objetivo de promover o princípio do melhor interesse infantojuvenil. Dentro da problemática proposta questionou a educação como instrumento capaz de resguardar o desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, bem como os seus direitos da personalidade. Como hipótese o direito à educação é um direito essencial à preservação da dignidade humana e em proteção ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social. A educação é responsável pelos valores humanos e para a promoção das habilidades naturais e das potencialidades da pessoa humana, assegurando o desenvolvimento da pessoa, à liberdade, à integridade, ao livre desenvolvimento, ao exercício da cidadania e a inclusão social. Diante disso, a escola é um espaço importante para o desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente. A não promoção da educação com qualidade pode causar danos irreversíveis na formação da personalidade, exigindo uma atuação jurisdicional e até mesmo uma responsabilidade civil do Estado. Constatou-se que para a proteção ao desenvolvimento da personalidade infantojuvenil é necessário investir em políticas públicas educacionais. A metodologia empregada consistiu na pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilCiências Jurídicas (Mestrado)UNICESUMARSIQUEIRA, Dirceu PereiraMARQUES, Fernanda Carvalho2022-07-28T13:56:44Z2022-07-28T13:56:44Z2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9668porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-07-29T06:02:10Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9668Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-07-29T06:02:10Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação |
title |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação |
spellingShingle |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação MARQUES, Fernanda Carvalho Direito à educação Direitos da personalidade Dignidade humana Homeschooling Políticas públicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
title_short |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação |
title_full |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação |
title_fullStr |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação |
title_sort |
O desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente: o direito à educação |
author |
MARQUES, Fernanda Carvalho |
author_facet |
MARQUES, Fernanda Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SIQUEIRA, Dirceu Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARQUES, Fernanda Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação Direitos da personalidade Dignidade humana Homeschooling Políticas públicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
Direito à educação Direitos da personalidade Dignidade humana Homeschooling Políticas públicas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
description |
O objetivo da pesquisa consiste em investigar que a educação tem previsão constitucional e foi atendida como um direito social, fundamental e da personalidade, ressaltando-se o dever do Estado em promover esse direito com qualidade, especialmente quando falamos da educação básica. A criança e o adolescente são sujeitos de direitos e merecem respeito à infância e as suas peculiaridades, uma vez que são indivíduos em formação da personalidade. Diante dessa vulnerabilidade, a criança e o adolescente são protegidos por uma tutela integral exercida pelo Estado, sociedade e família, com o objetivo de promover o princípio do melhor interesse infantojuvenil. Dentro da problemática proposta questionou a educação como instrumento capaz de resguardar o desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes, bem como os seus direitos da personalidade. Como hipótese o direito à educação é um direito essencial à preservação da dignidade humana e em proteção ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social. A educação é responsável pelos valores humanos e para a promoção das habilidades naturais e das potencialidades da pessoa humana, assegurando o desenvolvimento da pessoa, à liberdade, à integridade, ao livre desenvolvimento, ao exercício da cidadania e a inclusão social. Diante disso, a escola é um espaço importante para o desenvolvimento da personalidade da criança e do adolescente. A não promoção da educação com qualidade pode causar danos irreversíveis na formação da personalidade, exigindo uma atuação jurisdicional e até mesmo uma responsabilidade civil do Estado. Constatou-se que para a proteção ao desenvolvimento da personalidade infantojuvenil é necessário investir em políticas públicas educacionais. A metodologia empregada consistiu na pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 2022-07-28T13:56:44Z 2022-07-28T13:56:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9668 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Ciências Jurídicas (Mestrado) UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil Ciências Jurídicas (Mestrado) UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098708936425473 |