ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2586 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização de modelos de crânio em gesso confeccionados artesanalmente em comparação aos modelos de crânios humanos e sintéticos de uma instituição particular de ensino superior. Participaram desta pesquisa, 175 alunos matriculados nas disciplinas de anatomia humana e anatomofisiologia do turno da manhã e noite dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição de uma instituição de ensino superior da Zona da Mata de Minas Gerais, destacando-se a importância destas disciplinas, de forma a contribuir na qualidade e qualificação desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa de apoio didático, realizada no período de fevereiro a Maio de 2015. Os dados foram obtidos através aplicação de um questionário de percepção com seis domínios e da aplicação de uma prova prática contendo questões abertas relacionadas sobre as estruturas do crânio humano. A presente pesquisa foi enviada e aprovada pelo comitê de ética da presente instituição, onde alunos participantes leram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados obtidos dos grupos controle e de amostra foram cadastrados e tabulados por meio do software Excel e calculadas as frequências absolutas e relativas para os parâmetros coletados, valendo-se do pacote estatístico Sistema para Análises Estatísticas SAEG (2007), versão 9.1. Os resultados obtidos na análise da pesquisa revelaram uma grande aceitação dos alunos pela escolha do modelo de crânio artesanal em gesso em relação aos outros modelos oferecidos pela instituição. Com relação às proporções nos valores das notas, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos analisados. Conclui-se que não se verificou efeito significativo do uso crânio artesanal em relação aos modelos de crânios humanos e sintéticos; entretanto houve grande aceitação dos alunos, podendo-se configurar como um ótimo recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana. |
id |
UNICESU-1_97ab31df5f122939c583c35fe251f01b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2586 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEMAnatomia humanaMétodoEnsinoAprendizagemEssa pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização de modelos de crânio em gesso confeccionados artesanalmente em comparação aos modelos de crânios humanos e sintéticos de uma instituição particular de ensino superior. Participaram desta pesquisa, 175 alunos matriculados nas disciplinas de anatomia humana e anatomofisiologia do turno da manhã e noite dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição de uma instituição de ensino superior da Zona da Mata de Minas Gerais, destacando-se a importância destas disciplinas, de forma a contribuir na qualidade e qualificação desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa de apoio didático, realizada no período de fevereiro a Maio de 2015. Os dados foram obtidos através aplicação de um questionário de percepção com seis domínios e da aplicação de uma prova prática contendo questões abertas relacionadas sobre as estruturas do crânio humano. A presente pesquisa foi enviada e aprovada pelo comitê de ética da presente instituição, onde alunos participantes leram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados obtidos dos grupos controle e de amostra foram cadastrados e tabulados por meio do software Excel e calculadas as frequências absolutas e relativas para os parâmetros coletados, valendo-se do pacote estatístico Sistema para Análises Estatísticas SAEG (2007), versão 9.1. Os resultados obtidos na análise da pesquisa revelaram uma grande aceitação dos alunos pela escolha do modelo de crânio artesanal em gesso em relação aos outros modelos oferecidos pela instituição. Com relação às proporções nos valores das notas, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos analisados. Conclui-se que não se verificou efeito significativo do uso crânio artesanal em relação aos modelos de crânios humanos e sintéticos; entretanto houve grande aceitação dos alunos, podendo-se configurar como um ótimo recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2019-11-07T14:41:51Z2019-11-07T14:41:51Z2015-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-996-7http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2586porPEREIRA, RodrigoREPOLÊS, RamonBRAATHEN, Per ChristianPINTO, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T19:44:55Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/2586Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T19:44:55Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM PEREIRA, Rodrigo Anatomia humana Método Ensino Aprendizagem |
title_short |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
ARTESANATO ANATÔMICO: ESTUDO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE CRANIOS EM GESSO NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA COMO MEIO ALTERNATIVO PARA O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
PEREIRA, Rodrigo |
author_facet |
PEREIRA, Rodrigo REPOLÊS, Ramon BRAATHEN, Per Christian PINTO, Rogério |
author_role |
author |
author2 |
REPOLÊS, Ramon BRAATHEN, Per Christian PINTO, Rogério |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Rodrigo REPOLÊS, Ramon BRAATHEN, Per Christian PINTO, Rogério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia humana Método Ensino Aprendizagem |
topic |
Anatomia humana Método Ensino Aprendizagem |
description |
Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização de modelos de crânio em gesso confeccionados artesanalmente em comparação aos modelos de crânios humanos e sintéticos de uma instituição particular de ensino superior. Participaram desta pesquisa, 175 alunos matriculados nas disciplinas de anatomia humana e anatomofisiologia do turno da manhã e noite dos cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia e nutrição de uma instituição de ensino superior da Zona da Mata de Minas Gerais, destacando-se a importância destas disciplinas, de forma a contribuir na qualidade e qualificação desses futuros profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa de apoio didático, realizada no período de fevereiro a Maio de 2015. Os dados foram obtidos através aplicação de um questionário de percepção com seis domínios e da aplicação de uma prova prática contendo questões abertas relacionadas sobre as estruturas do crânio humano. A presente pesquisa foi enviada e aprovada pelo comitê de ética da presente instituição, onde alunos participantes leram e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados obtidos dos grupos controle e de amostra foram cadastrados e tabulados por meio do software Excel e calculadas as frequências absolutas e relativas para os parâmetros coletados, valendo-se do pacote estatístico Sistema para Análises Estatísticas SAEG (2007), versão 9.1. Os resultados obtidos na análise da pesquisa revelaram uma grande aceitação dos alunos pela escolha do modelo de crânio artesanal em gesso em relação aos outros modelos oferecidos pela instituição. Com relação às proporções nos valores das notas, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos analisados. Conclui-se que não se verificou efeito significativo do uso crânio artesanal em relação aos modelos de crânios humanos e sintéticos; entretanto houve grande aceitação dos alunos, podendo-se configurar como um ótimo recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem em anatomia humana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04 2019-11-07T14:41:51Z 2019-11-07T14:41:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-8084-996-7 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2586 |
identifier_str_mv |
978-85-8084-996-7 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098714241171456 |