AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO RUÍDO EM TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO DE TRANSPORTE COLETIVO
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
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Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9493 |
Resumo: | A poluição sonora apresenta-se como uns dos problemas presentes nos centros urbanos, que tem se agravado com o crescimento das cidades. O crescimento traz consigo o aumento do fluxo de veículos, devido a isso tem se adotado como estratégia a implantação de terminais de transição para auxiliar no escoamento da população. Porém estes espaços concentram um grande fluxo de veículos, sobretudo os veículos pesados que aumentam os níveis de ruído, não apenas na área implantada, mas também na área de entorno. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o ambiente sonoro da Terminal de Integração, a analisar o impacto ambiental deste e verificar se os níveis de ruído estão em conformidade com a legislação vigente. O terminal está localizado na Praça Ouro Preto, na cidade de Maringá-PR. Será analisado os descritores LAeq, Ltrafego, Lmax e Lmin, e os níveis estatísticos L10, L50 e L90. De uma forma geral os níveis aferidos apresentaram-se acima do recomendado pela legislação, tanto no terminal quanto na área de entorno. |
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AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO RUÍDO EM TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO DE TRANSPORTE COLETIVOPoluição sonoraRuído de tráfego rodoviárioDegradação ambientalA poluição sonora apresenta-se como uns dos problemas presentes nos centros urbanos, que tem se agravado com o crescimento das cidades. O crescimento traz consigo o aumento do fluxo de veículos, devido a isso tem se adotado como estratégia a implantação de terminais de transição para auxiliar no escoamento da população. Porém estes espaços concentram um grande fluxo de veículos, sobretudo os veículos pesados que aumentam os níveis de ruído, não apenas na área implantada, mas também na área de entorno. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o ambiente sonoro da Terminal de Integração, a analisar o impacto ambiental deste e verificar se os níveis de ruído estão em conformidade com a legislação vigente. O terminal está localizado na Praça Ouro Preto, na cidade de Maringá-PR. Será analisado os descritores LAeq, Ltrafego, Lmax e Lmin, e os níveis estatísticos L10, L50 e L90. De uma forma geral os níveis aferidos apresentaram-se acima do recomendado pela legislação, tanto no terminal quanto na área de entorno.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-06T20:35:07Z2022-04-06T20:35:07Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9493porEncontro Internacional de Produção CientíficaESTERCIO, Dayane Cristina LimaSILVA, Rafaela Vilas Boas daSOARES, Paulo Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T12:50:04Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9493Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T12:50:04Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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A poluição sonora apresenta-se como uns dos problemas presentes nos centros urbanos, que tem se agravado com o crescimento das cidades. O crescimento traz consigo o aumento do fluxo de veículos, devido a isso tem se adotado como estratégia a implantação de terminais de transição para auxiliar no escoamento da população. Porém estes espaços concentram um grande fluxo de veículos, sobretudo os veículos pesados que aumentam os níveis de ruído, não apenas na área implantada, mas também na área de entorno. Com base nisso, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o ambiente sonoro da Terminal de Integração, a analisar o impacto ambiental deste e verificar se os níveis de ruído estão em conformidade com a legislação vigente. O terminal está localizado na Praça Ouro Preto, na cidade de Maringá-PR. Será analisado os descritores LAeq, Ltrafego, Lmax e Lmin, e os níveis estatísticos L10, L50 e L90. De uma forma geral os níveis aferidos apresentaram-se acima do recomendado pela legislação, tanto no terminal quanto na área de entorno. |
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