Mapa de ruído como ferramenta para o planejamento territorial a partir da análise da população exposta: estudo de caso na área de influência da Rodovia Transamazônica (BR-230) na região metropolitana de João Pessoa/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Tamáris da Costa Brasileiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44893
Resumo: A ausência de um planejamento urbano adequado nas cidades tem contribuído para o agravamento da poluição sonora, estando ela em segundo lugar no ranking das poluições que causam maior impacto à população. Uma das ferramentas mais importantes para a avaliação e gestão do ruído ambiental é o mapeamento do ruído, visto que este serve de apoio a tomadas de decisões sobre o planejamento e ordenamento do território. No contexto da expansão urbana no Brasil, foi inaugurada, no ano de 1972, a terceira maior rodovia do país, a Rodovia Transamazônica BR-230. Em decorrência desta construção, houve transformações nas áreas urbanas, de modo especial, na Região Metropolitana de João Pessoa, situada no estado da Paraíba. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a exposição da população ao ruído de tráfego veicular e avaliar critérios de planejamento urbano para mitigar essa exposição, tendo como estudo de caso a área de influência da Rodovia Transamazônica BR-230, na região metropolitana de João Pessoa-PB. A pesquisa utilizou o método de abordagem quantitativo, por meio da prospecção de dados (modelagem, simulações e análise estatística), seguidos da leitura e interpretação do cruzamento das informações coletadas em campo com os resultados obtidos nas simulações computacionais. Após avaliar o ruído de tráfego presente no universo de estudo realizaram-se intervenções para mitigar o ruído em excesso identificado. Os cenários hipotéticos apresentaram resultados satisfatórios quando os elementos utilizados foram barreiras acústicas e/ou taludes. A combinação desses elementos com o uso do pavimento poroso no recobrimento do solo foi a que apresentou melhores resultados em todos os recortes. A redução de 10 km/h na velocidade média dos veículos não teve influência significativa na atenuação do ruído emitido pela BR230. Apesar do uso de elementos atenuadores do ruído, as pessoas expostas a níveis de pressão sonora superiores aos limites recomendados pela norma continuaram presentes nos recortes. Os resultados encontrados na pesquisa instigam revisões nas normas e leis federais, estaduais e municipais e contribuem para reflexões sobre o planejamento urbano.
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Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44893A ausência de um planejamento urbano adequado nas cidades tem contribuído para o agravamento da poluição sonora, estando ela em segundo lugar no ranking das poluições que causam maior impacto à população. Uma das ferramentas mais importantes para a avaliação e gestão do ruído ambiental é o mapeamento do ruído, visto que este serve de apoio a tomadas de decisões sobre o planejamento e ordenamento do território. No contexto da expansão urbana no Brasil, foi inaugurada, no ano de 1972, a terceira maior rodovia do país, a Rodovia Transamazônica BR-230. Em decorrência desta construção, houve transformações nas áreas urbanas, de modo especial, na Região Metropolitana de João Pessoa, situada no estado da Paraíba. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a exposição da população ao ruído de tráfego veicular e avaliar critérios de planejamento urbano para mitigar essa exposição, tendo como estudo de caso a área de influência da Rodovia Transamazônica BR-230, na região metropolitana de João Pessoa-PB. A pesquisa utilizou o método de abordagem quantitativo, por meio da prospecção de dados (modelagem, simulações e análise estatística), seguidos da leitura e interpretação do cruzamento das informações coletadas em campo com os resultados obtidos nas simulações computacionais. Após avaliar o ruído de tráfego presente no universo de estudo realizaram-se intervenções para mitigar o ruído em excesso identificado. Os cenários hipotéticos apresentaram resultados satisfatórios quando os elementos utilizados foram barreiras acústicas e/ou taludes. A combinação desses elementos com o uso do pavimento poroso no recobrimento do solo foi a que apresentou melhores resultados em todos os recortes. A redução de 10 km/h na velocidade média dos veículos não teve influência significativa na atenuação do ruído emitido pela BR230. Apesar do uso de elementos atenuadores do ruído, as pessoas expostas a níveis de pressão sonora superiores aos limites recomendados pela norma continuaram presentes nos recortes. Os resultados encontrados na pesquisa instigam revisões nas normas e leis federais, estaduais e municipais e contribuem para reflexões sobre o planejamento urbano.The absence of adequate urban planning in cities has contributed to the aggravation of noise pollution, in the ranking of pollution that causes the greatest impact on the population. One of the most important tools for the assessment and management of environmental noise is noise mapping, as it supports decision-making on land use planning. In the context of urban expansion in Brazil, in 1972, the third largest highway in the country, the Transamazonica Highway BR-230, was inaugurated. As a result of this construction, there were changes in urban areas, especially in the Metropolitan Region of Joao Pessoa, located in the State of Paraiba. This study aimed to analyze the population's exposure to vehicular traffic noise and evaluate urban planning criteria to mitigate this exposure, having as a case study the area of influence of the Transamazonica Highway BR-230, in the Metropolitan Region of Joao Pessoa-PB. The research used the method of quantitative approach, through data prospecting (modeling, simulations and statistical analysis), followed by reading and interpreting the crossing of information collected in the field with the results obtained in computer simulations. After evaluating the traffic noise present in the study area, interventions were carried out to mitigate the identified excess noise. The hypothetical scenarios showed satisfactory results when the elements used were acoustic barriers and/or slopes. The combination of these elements with the use of porous pavement to cover the ground showed the best results in all cuts. The 10 km/h reduction in the average vehicle speed did not have a significant influence on the attenuation of the noise emitted by the BR-230. Despite the use of noise attenuating elements, people exposed to noise levels above the limits recommended by the standard continued to be present in the clippings. The results found in the research instigate revisions in federal, state and municipal norms and laws and contribute to reflections on urban planning.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMOUFRNBrasilPoluição sonoraRuído de tráfegoRuído rodoviárioMapa de ruídoPlanejamento territorialRodovia TransamazônicaMapa de ruído como ferramenta para o planejamento territorial a partir da análise da população exposta: estudo de caso na área de influência da Rodovia Transamazônica (BR-230) na região metropolitana de João Pessoa/PBNoise map as a tool for territorial planning based on the analysis of the exposed population: case study in the area of influence of the Transamazonica Highway (BR-230) in the metropolitan region of Joao Pessoa/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMaparuidoferramenta_Meneses_2021.pdfMaparuidoferramenta_Meneses_2021.pdfapplication/pdf55009606https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44893/1/Maparuidoferramenta_Meneses_2021.pdfa6d5b2383265ffbd882673fd4099fc6fMD51123456789/448932022-05-02 10:35:22.9oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44893Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T13:35:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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