A EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO PRÁTICA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Mariana Aparecida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BARZAGHI, Natália Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6345
Resumo: Segundo a abordagem dialógica da Educação em Saúde, a ação educadora deve tomar como partida as necessidades do educando e considerar sua realidade. Neste sentido, um grupo do Programa de Educação pelo trabalho na Saúde (PET-SAÚDE) da Universidade Estadual de Maringá, vislumbrou a possibilidade de, conhecer e desenvolver estratégias de Educação em Saúde junto a uma equipe e seus usuários, através da atuação nos encontros de Hiperdia da equipe da Estratégia Saúde da Família de uma Unidade Básica local. Para tanto foram realizados um encontro com a equipe e quatro com os três grupos de Hiperdia, as atividades aconteceram a partir de perguntas norteadoras que visavam suscitar dúvida e debate acerca de temas concernentes à Hipertensão e à Diabetes. A interpretação do conteúdo foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa, por meio da proposta da análise temática. Notamos uma mudança em relação à prática no grupo que outrora restringia-se a prescrição e distribuição de medicamentos, os usuários mostraram-se satisfeitos, dispostos e interessados em conhecer o tema, contudo, o objetivo de envolver a equipe nas atividades não aconteceu satisfatoriamente, necessitando fomentar ações de educação em saúde de forma dialógica, e não àquelas ligadas ao modelo biomédico de atenção à Saúde.
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