PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530 |
Resumo: | Existe uma grande discussão sobre a utilização dos simuladores empresariais enquanto metodologia de ensino no curso de Ciências Contábeis. Esta pesquisa apresenta a problemática de que os simuladores empresariais nada mais são do que um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em modelo de conhecimento empresarial. O objetivo dessa pesquisa é propor uma metodologia para ensino-aprendizagem da Contabilidade, desenvolvida por meio de um diagrama de possíveis situações e fatos contábeis que ocorrem no dia a dia das empresas. Para o desenvolvimento de ações que visem a melhoria do ensino-aprendizagem é fundamental o conhecimento dos fatores que influenciam esse processo. A pesquisa também buscou evidenciar quais são os fatores que mais influenciam e dificultam esse processo, na opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do CentroOeste – UNICENTRO. Sendo realizada uma aplicação de questionário envolvendo os alunos que estão cursando o 1º, 2º e 3º ano. A pesquisa envolveu um total de 241 acadêmicos, dos quais 209 responderam ao questionário, o qual constava de seis questões fechadas. Os principais resultados obtidos através do questionário demonstram que o uso de uma metodologia de ensino que proporciona a participação dos alunos em sala de aula, é um fator determinante para facilitar a aprendizagem. O que dificulta o aprendizado é um ensino voltado ao simples repasse de conhecimento do professor ao aluno. Os discentes têm disposição para se dedicar aos estudos desde que motivados por metodologia de ensino adequada, sendo essa resposta unânime entre os que responderam o questionário. |
id |
UNICESU-1_a311ea423e2baccc9ca3e3b7ea2c60bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6530 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADEEnsino-aprendizagemMetodologia de ensinoSimuladoresExiste uma grande discussão sobre a utilização dos simuladores empresariais enquanto metodologia de ensino no curso de Ciências Contábeis. Esta pesquisa apresenta a problemática de que os simuladores empresariais nada mais são do que um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em modelo de conhecimento empresarial. O objetivo dessa pesquisa é propor uma metodologia para ensino-aprendizagem da Contabilidade, desenvolvida por meio de um diagrama de possíveis situações e fatos contábeis que ocorrem no dia a dia das empresas. Para o desenvolvimento de ações que visem a melhoria do ensino-aprendizagem é fundamental o conhecimento dos fatores que influenciam esse processo. A pesquisa também buscou evidenciar quais são os fatores que mais influenciam e dificultam esse processo, na opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do CentroOeste – UNICENTRO. Sendo realizada uma aplicação de questionário envolvendo os alunos que estão cursando o 1º, 2º e 3º ano. A pesquisa envolveu um total de 241 acadêmicos, dos quais 209 responderam ao questionário, o qual constava de seis questões fechadas. Os principais resultados obtidos através do questionário demonstram que o uso de uma metodologia de ensino que proporciona a participação dos alunos em sala de aula, é um fator determinante para facilitar a aprendizagem. O que dificulta o aprendizado é um ensino voltado ao simples repasse de conhecimento do professor ao aluno. Os discentes têm disposição para se dedicar aos estudos desde que motivados por metodologia de ensino adequada, sendo essa resposta unânime entre os que responderam o questionário.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T19:07:51Z2007-10-232021-01-20T19:07:51Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530porCAMBRUZZI, DaianeMOROZINI, João Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T18:13:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6530Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T18:13:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE |
title |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE |
spellingShingle |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE CAMBRUZZI, Daiane Ensino-aprendizagem Metodologia de ensino Simuladores |
title_short |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE |
title_full |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE |
title_fullStr |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE |
title_sort |
PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE |
author |
CAMBRUZZI, Daiane |
author_facet |
CAMBRUZZI, Daiane MOROZINI, João Francisco |
author_role |
author |
author2 |
MOROZINI, João Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMBRUZZI, Daiane MOROZINI, João Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Metodologia de ensino Simuladores |
topic |
Ensino-aprendizagem Metodologia de ensino Simuladores |
description |
Existe uma grande discussão sobre a utilização dos simuladores empresariais enquanto metodologia de ensino no curso de Ciências Contábeis. Esta pesquisa apresenta a problemática de que os simuladores empresariais nada mais são do que um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em modelo de conhecimento empresarial. O objetivo dessa pesquisa é propor uma metodologia para ensino-aprendizagem da Contabilidade, desenvolvida por meio de um diagrama de possíveis situações e fatos contábeis que ocorrem no dia a dia das empresas. Para o desenvolvimento de ações que visem a melhoria do ensino-aprendizagem é fundamental o conhecimento dos fatores que influenciam esse processo. A pesquisa também buscou evidenciar quais são os fatores que mais influenciam e dificultam esse processo, na opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do CentroOeste – UNICENTRO. Sendo realizada uma aplicação de questionário envolvendo os alunos que estão cursando o 1º, 2º e 3º ano. A pesquisa envolveu um total de 241 acadêmicos, dos quais 209 responderam ao questionário, o qual constava de seis questões fechadas. Os principais resultados obtidos através do questionário demonstram que o uso de uma metodologia de ensino que proporciona a participação dos alunos em sala de aula, é um fator determinante para facilitar a aprendizagem. O que dificulta o aprendizado é um ensino voltado ao simples repasse de conhecimento do professor ao aluno. Os discentes têm disposição para se dedicar aos estudos desde que motivados por metodologia de ensino adequada, sendo essa resposta unânime entre os que responderam o questionário. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10-23 2007-10-23 2021-01-20T19:07:51Z 2021-01-20T19:07:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091002 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530 |
identifier_str_mv |
9788561091002 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098722259632128 |