PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMBRUZZI, Daiane
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MOROZINI, João Francisco
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530
Resumo: Existe uma grande discussão sobre a utilização dos simuladores empresariais enquanto metodologia de ensino no curso de Ciências Contábeis. Esta pesquisa apresenta a problemática de que os simuladores empresariais nada mais são do que um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em modelo de conhecimento empresarial. O objetivo dessa pesquisa é propor uma metodologia para ensino-aprendizagem da Contabilidade, desenvolvida por meio de um diagrama de possíveis situações e fatos contábeis que ocorrem no dia a dia das empresas. Para o desenvolvimento de ações que visem a melhoria do ensino-aprendizagem é fundamental o conhecimento dos fatores que influenciam esse processo. A pesquisa também buscou evidenciar quais são os fatores que mais influenciam e dificultam esse processo, na opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do CentroOeste – UNICENTRO. Sendo realizada uma aplicação de questionário envolvendo os alunos que estão cursando o 1º, 2º e 3º ano. A pesquisa envolveu um total de 241 acadêmicos, dos quais 209 responderam ao questionário, o qual constava de seis questões fechadas. Os principais resultados obtidos através do questionário demonstram que o uso de uma metodologia de ensino que proporciona a participação dos alunos em sala de aula, é um fator determinante para facilitar a aprendizagem. O que dificulta o aprendizado é um ensino voltado ao simples repasse de conhecimento do professor ao aluno. Os discentes têm disposição para se dedicar aos estudos desde que motivados por metodologia de ensino adequada, sendo essa resposta unânime entre os que responderam o questionário.
id UNICESU-1_a311ea423e2baccc9ca3e3b7ea2c60bc
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6530
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADEEnsino-aprendizagemMetodologia de ensinoSimuladoresExiste uma grande discussão sobre a utilização dos simuladores empresariais enquanto metodologia de ensino no curso de Ciências Contábeis. Esta pesquisa apresenta a problemática de que os simuladores empresariais nada mais são do que um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em modelo de conhecimento empresarial. O objetivo dessa pesquisa é propor uma metodologia para ensino-aprendizagem da Contabilidade, desenvolvida por meio de um diagrama de possíveis situações e fatos contábeis que ocorrem no dia a dia das empresas. Para o desenvolvimento de ações que visem a melhoria do ensino-aprendizagem é fundamental o conhecimento dos fatores que influenciam esse processo. A pesquisa também buscou evidenciar quais são os fatores que mais influenciam e dificultam esse processo, na opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do CentroOeste – UNICENTRO. Sendo realizada uma aplicação de questionário envolvendo os alunos que estão cursando o 1º, 2º e 3º ano. A pesquisa envolveu um total de 241 acadêmicos, dos quais 209 responderam ao questionário, o qual constava de seis questões fechadas. Os principais resultados obtidos através do questionário demonstram que o uso de uma metodologia de ensino que proporciona a participação dos alunos em sala de aula, é um fator determinante para facilitar a aprendizagem. O que dificulta o aprendizado é um ensino voltado ao simples repasse de conhecimento do professor ao aluno. Os discentes têm disposição para se dedicar aos estudos desde que motivados por metodologia de ensino adequada, sendo essa resposta unânime entre os que responderam o questionário.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-01-20T19:07:51Z2007-10-232021-01-20T19:07:51Z2007-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788561091002http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530porCAMBRUZZI, DaianeMOROZINI, João Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-17T18:13:31Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6530Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T18:13:31Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
title PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
spellingShingle PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
CAMBRUZZI, Daiane
Ensino-aprendizagem
Metodologia de ensino
Simuladores
title_short PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
title_full PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
title_fullStr PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
title_full_unstemmed PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
title_sort PROPOSTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA METODOLOGIA PARA ENSINO DA CONTABILIDADE
author CAMBRUZZI, Daiane
author_facet CAMBRUZZI, Daiane
MOROZINI, João Francisco
author_role author
author2 MOROZINI, João Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMBRUZZI, Daiane
MOROZINI, João Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Metodologia de ensino
Simuladores
topic Ensino-aprendizagem
Metodologia de ensino
Simuladores
description Existe uma grande discussão sobre a utilização dos simuladores empresariais enquanto metodologia de ensino no curso de Ciências Contábeis. Esta pesquisa apresenta a problemática de que os simuladores empresariais nada mais são do que um exercício seqüencial de tomada de decisões, estruturado em modelo de conhecimento empresarial. O objetivo dessa pesquisa é propor uma metodologia para ensino-aprendizagem da Contabilidade, desenvolvida por meio de um diagrama de possíveis situações e fatos contábeis que ocorrem no dia a dia das empresas. Para o desenvolvimento de ações que visem a melhoria do ensino-aprendizagem é fundamental o conhecimento dos fatores que influenciam esse processo. A pesquisa também buscou evidenciar quais são os fatores que mais influenciam e dificultam esse processo, na opinião dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do CentroOeste – UNICENTRO. Sendo realizada uma aplicação de questionário envolvendo os alunos que estão cursando o 1º, 2º e 3º ano. A pesquisa envolveu um total de 241 acadêmicos, dos quais 209 responderam ao questionário, o qual constava de seis questões fechadas. Os principais resultados obtidos através do questionário demonstram que o uso de uma metodologia de ensino que proporciona a participação dos alunos em sala de aula, é um fator determinante para facilitar a aprendizagem. O que dificulta o aprendizado é um ensino voltado ao simples repasse de conhecimento do professor ao aluno. Os discentes têm disposição para se dedicar aos estudos desde que motivados por metodologia de ensino adequada, sendo essa resposta unânime entre os que responderam o questionário.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-23
2007-10-23
2021-01-20T19:07:51Z
2021-01-20T19:07:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788561091002
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530
identifier_str_mv 9788561091002
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098722259632128