PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5045
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, especificamente frente às exigências propostas pela LDB nº. 9394/96 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação como a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado são compreendidos e vivenciados nos cursos de formação inicial de docentes. O estudo e a reflexão envolvendo esses componentes curriculares a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que devemos possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas, campo de estágio. Nesta perspectiva à contribuição deste trabalho está em discutir uma proposta que considero inovadora no processo de formação de professores, pois apresenta como eixos articuladores as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, expressando a possibilidade de uma formação docente que extrapole as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica do fazer docente e que propicie ao futuro professor (re)significar os seus saberes docentes e compreender o significado de ser professor. Dessa forma, nesta pesquisa verificou-se como o curso de Pedagogia, especificamente o do Centro Universitário de Maringá, adequou a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores e o quanto esses componentes curriculares contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica, especificamente dos acadêmicos que já atuam como professores da educação básica. A escolha por essa instituição de ensino e por esse curso se deve ao fato de que, enquanto professora responsável pela formação de professores nesta instituição, vivenciamos os limites e possibilidades da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado constituírem os eixos articuladores da relação teoria e prática na formação dos futuros professores da educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optei por uma abordagem de cunho qualitativa, sendo realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da instituição analisada. A análise desses documentos permitiram identificar o quanto a Prática de Ensino e o Estágio são concebidos como um espaço e tempo que possibilitou mudanças, aprendizados, ressignificou a prática pedagógica e permitiu redescobrir a dimensão social de ser professor, principalmente daqueles que já atuam como docentes da educação básica.
id UNICESU-1_ac356e99e285dcad4e6e130958c4b8cd
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5045
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICAEstágio supervisionadoPrática de ensinoFormaçãoProfessoresO presente trabalho objetivou analisar a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, especificamente frente às exigências propostas pela LDB nº. 9394/96 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação como a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado são compreendidos e vivenciados nos cursos de formação inicial de docentes. O estudo e a reflexão envolvendo esses componentes curriculares a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que devemos possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas, campo de estágio. Nesta perspectiva à contribuição deste trabalho está em discutir uma proposta que considero inovadora no processo de formação de professores, pois apresenta como eixos articuladores as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, expressando a possibilidade de uma formação docente que extrapole as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica do fazer docente e que propicie ao futuro professor (re)significar os seus saberes docentes e compreender o significado de ser professor. Dessa forma, nesta pesquisa verificou-se como o curso de Pedagogia, especificamente o do Centro Universitário de Maringá, adequou a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores e o quanto esses componentes curriculares contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica, especificamente dos acadêmicos que já atuam como professores da educação básica. A escolha por essa instituição de ensino e por esse curso se deve ao fato de que, enquanto professora responsável pela formação de professores nesta instituição, vivenciamos os limites e possibilidades da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado constituírem os eixos articuladores da relação teoria e prática na formação dos futuros professores da educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optei por uma abordagem de cunho qualitativa, sendo realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da instituição analisada. A análise desses documentos permitiram identificar o quanto a Prática de Ensino e o Estágio são concebidos como um espaço e tempo que possibilitou mudanças, aprendizados, ressignificou a prática pedagógica e permitiu redescobrir a dimensão social de ser professor, principalmente daqueles que já atuam como docentes da educação básica.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-02-18T14:12:14Z2020-02-18T14:12:14Z2011-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-8084-055-1http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5045porRAYMUNDO, Gislene Miotto Catolinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:40:50Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/5045Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:40:50Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
Estágio supervisionado
Prática de ensino
Formação
Professores
title_short PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort PRÁTICA DE ENSINO EESTÁGIO SUPERVISIONADO:EIXOS ARTICULADORES NA FORMAÇÃO INICIALDOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
author RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
author_facet RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Prática de ensino
Formação
Professores
topic Estágio supervisionado
Prática de ensino
Formação
Professores
description O presente trabalho objetivou analisar a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores da educação básica, especificamente frente às exigências propostas pela LDB nº. 9394/96 e também pelas Resoluções e Pareceres do Conselho Nacional de Educação como a Prática de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado são compreendidos e vivenciados nos cursos de formação inicial de docentes. O estudo e a reflexão envolvendo esses componentes curriculares a partir das novas diretrizes curriculares são de fundamental importância, pois é na formação inicial de professores que devemos possibilitar o ensino e a investigação pedagógica como unidade do trabalho docente, objetivando a articulação reflexiva entre os conhecimentos teóricos e a prática vivenciada nas escolas, campo de estágio. Nesta perspectiva à contribuição deste trabalho está em discutir uma proposta que considero inovadora no processo de formação de professores, pois apresenta como eixos articuladores as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, expressando a possibilidade de uma formação docente que extrapole as balizas colocadas pelas concepções tradicional e técnica do fazer docente e que propicie ao futuro professor (re)significar os seus saberes docentes e compreender o significado de ser professor. Dessa forma, nesta pesquisa verificou-se como o curso de Pedagogia, especificamente o do Centro Universitário de Maringá, adequou a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado, a partir das novas Diretrizes Curriculares para a formação de professores e o quanto esses componentes curriculares contribuem para a ressignificação de saberes necessários à qualificação da prática pedagógica, especificamente dos acadêmicos que já atuam como professores da educação básica. A escolha por essa instituição de ensino e por esse curso se deve ao fato de que, enquanto professora responsável pela formação de professores nesta instituição, vivenciamos os limites e possibilidades da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado constituírem os eixos articuladores da relação teoria e prática na formação dos futuros professores da educação básica. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optei por uma abordagem de cunho qualitativa, sendo realizada a coleta dos dados por meio de análise documental e questionários aplicados aos docentes e acadêmicos da instituição analisada. A análise desses documentos permitiram identificar o quanto a Prática de Ensino e o Estágio são concebidos como um espaço e tempo que possibilitou mudanças, aprendizados, ressignificou a prática pedagógica e permitiu redescobrir a dimensão social de ser professor, principalmente daqueles que já atuam como docentes da educação básica.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-25
2020-02-18T14:12:14Z
2020-02-18T14:12:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-8084-055-1
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5045
identifier_str_mv 978-85-8084-055-1
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098704096198656